Muitas mulheres estão abandonando a química e assumindo os seus cabelos naturais. Esse movimento de autoaceitação dos cachos é lindo, mas infelizmente ele ainda esbarra no preconceito de uma parte da sociedade. Um exemplo disso é a dificuldade de entrar no mercado de trabalho quando se tem black power ou se usa penteados e acessórios próprios da cultura negra. Se esse é o seu caso, confira algumas dicas para driblar essas atitudes preconceituosas!
1 - Cada cabelo é de um jeito, não adianta forçar a barra
Não adianta tratar o cabelo crespo e cacheado do mesmo jeito que se trata o liso. E a explicação é óbvia: eles têm formatos e texturas diferentes. Por isso, cuidar do seus fios para que eles fiquem fortes, bonitos e saudáveis sem perder a essência é fundamental. No entanto, também não há problema nenhum se estiver a fim de mudar, alisando as madeixas ou fazendo permanentes - desde que essa seja uma escolha sua, combinado?
2 - Dependendo do trabalho, as regras podem ser mais restritivas. Procure saber!
Sabemos que ainda existe muito preconceito por aí sim, mas, por outro lado, sabemos também que, dependendo do seu local de trabalho, existem regras mais rígidas que precisam ser respeitadas. Seja qual for o seu tipo de cabelo, às vezes ele precisa ficar preso ou coberto para que a tarefa seja executada com segurança ou ainda os acessórios são proibidos por uma questão de saúde e higiene. Fique atenta!
3 - O seu cabelo não define o seu jeito de trabalhar
No caso de empresas mais liberais, em que não há regras tão rígidas em relação à vestimenta, o espaço fica mais aberto à diversidade. No entanto, mesmo com toda a liberdade de expressão a que temos direito, ainda existem “olhares tortos” para os cabelos afros, tranças sintéticas, turbantes ou outros acessórios da cultura negra. Independentemente do jeito que você se veste ou ajeita os fios, não é isso que define o seu profissionalismo e a sua dedicação ao trabalho. Sua competência é mostrada na prática.
4 - Nunca deixe que diminuam a sua autoestima e o seu amor-próprio
A atitude de assumir os cabelos naturais está, muitas vezes, ligada ao fato de valorizar as suas raízes e de redescobrir a própria identidade. Esse processo mexe muito com a autoestima e o amor-próprio da mulher, até que ela se sinta confiante o suficiente para não ter medo de ousar e de usar aquilo que tiver vontade. Por isso, não deixe que as opiniões do outros abalem o seu brilho. Se essas opiniões maldosas estão muito presentes no seu ambiente de trabalho e estão te incomodando, veja se é ali mesmo que você pretende ficar.