Você vive um dilema: sente a necessidade de lavar o cabelo todos os dias porque a raiz está sempre oleosa, mas o comprimento dos fios estão secos. Esse problema é muito comum e acaba resultando nas terríveis pontas duplas. Para te ajudar com essa situação, o Fique Diva reuniu algumas dicas para tratar esse tipo de madeixa. Confira!
Por que a raiz fica muito oleosa e as pontas secas?
Geralmente, os cabelos ondulados, cacheados e crespos tendem a ser mistos, simplesmente porque a hidratação natural não alcança as pontas. O formato dos fios impede que a oleosidade produzida na raiz chegue até à extensão, deixando o resto das madeixas ressecadas. Outros fatores também contribuem para esse problema, como clima, excesso de químicas, água quente, uso frequente de secadores e chapinhas, além da exposição solar.
Use shampoo específico para o seu tipo de cabelo
Se você é do time que sabe dos benefícios de passar o shampoo duas vezes durante a lavagem, que tal usar dois produtos diferentes e ajudar no problema da oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas do seu cabelo? Na primeira etapa, aplique um para fios oleosos, massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e ajudar no crescimento das madeixas.
Depois, você pode usar um shampoo específico para outra necessidade do seu fio. Por exemplo: se o seu cabelo é pintado, invista no produto para fios coloridos. Tranquilo, né?
Condicionador é só no comprimento e nas pontas
A regra é simples: o condicionador não pode ser aplicado na raiz, apenas no comprimento e pontas. Você pode fazer assim: coloque a quantidade necessária na palma da mão e espalhe entre os dedos. Vire a cabeça para o lado e passe entre os fios, como se estivesse penteando. Depois, volte para a posição normal e espere o tempo de ação conforme indicado no rótulo. Desse jeito, é muito mais fácil e não corre o risco do produto pegar na raiz.
Finalizadores são especiais: invista para manter os fios hidratados!
Os silicones e outros finalizadores podem evitar o aparecimento das pontas duplas. Mas se a situação estiver crítica, já sabe, né? Só a tesoura resolve! Nunca aplique o produto na raiz, pois vai dar aquela aparência oleosa, além de acumular resíduos no couro cabeludo.
Água quente? Nem pensar!
Nada de água quente na hora de lavar os cabelos! A alta temperatura estimula o couro cabeludo a produzir ainda mais oleosidade, além de ressecar os fios. O correto é começar com a morna para retirar o excesso de óleo e terminar com a fria para aquele brilho incrível!