Fique Diva - Cabelo ruivo ou cabelos loiros: qual deve ser a escolha de quem quer sair da base natural castanha ou preta?

22/01/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cabelo ruivo ou cabelos loiros: qual deve ser a escolha de quem quer sair da base natural castanha ou preta?

Pensando em sair do castanho ou do preto? Saiba se é melhor investir no cabelo ruivo ou nos cabelos loiros para mudar o visual. (Foto: Instagram @joyjah)

Pensando em sair do castanho ou do preto? Saiba se é melhor investir no cabelo ruivo ou nos cabelos loiros para mudar o visual. (Foto: Instagram @joyjah)

Para apostar no cabelo ruivo sem precisar descolorir, a dica é investir em tons de ruivo escuro, como o vinho e o bordô. (Foto: Instagram @chi.nwe.okwu)

Para apostar no cabelo ruivo sem precisar descolorir, a dica é investir em tons de ruivo escuro, como o vinho e o bordô. (Foto: Instagram @chi.nwe.okwu)

Para sair de uma base escura para o cabelo loiro ´r necessário descolorir os fios. (Foto: Instagram @lovetaegan)

Para sair de uma base escura para o cabelo loiro ´r necessário descolorir os fios. (Foto: Instagram @lovetaegan)

Saiba como sair do preto e do castanho para cabelos ruivos mais claros e vibrantes, como o cabelo ruivo acobreado. (Foto: Instagram @evg_sap)

Saiba como sair do preto e do castanho para cabelos ruivos mais claros e vibrantes, como o cabelo ruivo acobreado. (Foto: Instagram @evg_sap)

Os cabelos loiros e o cabelo ruivo sempre são as primeiras alternativas que vêm à cabeça de quem tem fios escuros e quer mudar de visual. Mas qual a melhor forma de sair de uma base natural escura - preto e o castanho - para cores mais claras e vibrantes: será que você deve escolher o ruivo ou o loiro?

Fatores como a necessidade de descolorir ou frequências de retoques, por exemplo, devem ser levados em consideração na hora da escolha. Se você também está pensando em mudar a cor dos fios e tem essas dúvidas, hoje, o Fique Diva vai te dar algumas dicas que são essenciais para escolher não só a nuance que vai te deixar mais bonita, mas também aquela que vai ser mais fácil de alcançar sem danificar os fios.

Cabelo ruivo: tons mais escuros são as melhores opções para quem não quer descolorir

O cabelo ruivo é uma das melhores opções para quem quer sair da base natural castanha ou preta. E diferentemente do que muitas pessoas pensam, nem sempre é necessário descolorir para alcançar a tonalidade desejada.

Se o seu objetivo é mudar de cor sem precisar descolorir, a dica é apostar em um tom de cabelo ruivo mais escuro, como o vinho, o borgonha e o bordô, que têm o fundo levemente amarronzado e são cabelos ruivos mais fáceis de alcançar com uma coloração permanente.

Caso o seu desejo seja atingir um cabelo ruivo acobreado ou outros tons de vermelho mais claros e vibrantes, pode ser necessário descolorir as madeixas, já que a maioria das colorações disponíveis no mercado tem o poder de clarear até três tons. Por isso, tentar sair de uma base muito escura direto para uma nuance muito clara pode abrir um tom alaranjado nas madeixas.

Cabelos loiros: quem clarear cabelos escuros deve estar preparada para a descoloração

O cabelo loiro é queridinho das brasileiras e sonho de muitas mulheres, mas sair de uma base natural muito escura, como o preto ou o castanho, pode ser mais trabalhoso nesses casos. Por isso, quem quer atingir as madeixas douradas deve estar pronta para descolorir os cabelos porque, assim como os tons mais claros de vermelho, tentar forçar um clareamento com a tinta loira pode deixar os fios laranja.

Você pode fazer o processo de descoloração em casa ou ir até um profissional da sua confiança. Caso decida fazer a transformação sozinha, a primeira dica para sair da base natural escura para o cabelo loiro de forma segura é garantir que os fios estejam saudáveis e fazer o teste de mechas antes de aplicar o descolorante por todo o cabelo. Caso precise passar por mais de uma descoloração, a dica é respeitar o espaço de 15 dias entre uma e outra para evitar a quebra dos fios.

Além da coloração: outros fatores a considerar para escolher entre o cabelo ruivo e o cabelo loiro

Escolher uma tonalidade que seja fácil de alcançar a partir do seu tom de base é o principal fator a se considerar na hora de transformar a cor das madeixas, mas não é o único. Para quem nunca coloriu os cabelos ou está com o tom natural há muito tempo, os cuidados diários e a manutenção também devem ser colocados na balança.

Cabelos loiros e descoloridos podem ficar ressecados e necessitam de cuidados intensivos - como hidratações e reconstruções - para repor os nutrientes perdidos pela fibra capilar durante o processo de descoloração e prevenir danos que ficam mais visíveis em cabelos claros. 

Shampoos matizadores também serão necessários na rotina, já que com o passar do tempo o cabelo loiro pode ficar amarelado. Quanto aos retoques, a raiz escura crescida também é mais evidente em fios claros, por isso o tempo de retoque dos cabelos loiros é mais curto. Uma dica para prolongar o intervalo entre um retoque e outro é utilizar a técnica da raiz esfumada na hora da coloração.

O cabelo ruivo também precisará de um cronograma capilar para se manter saudável após a coloração e uma linha de shampoo e condicionador específica para cabelos coloridos, para retardar o processo de desbotamento da cor, que é natural nesses casos. Assim como os cabelos loiros, reconstruções e hidratações serão importantes e, no caso do cabelo cacheado ruivo, as nutrições também serão essenciais para combater o aspecto seco dos fios. Em contrapartida, cabelos ruivos mais escuros permitem um intervalo maior entre um retoque e outro.

É melhor sair do preto ou do castanho para o cabelo loiro ou para o cabelo ruivo? Saiba qual o veredito do Fique Diva

Afinal de contas, que cor de cabelo escolher para sair do preto ou castanho? Não existe certo ou errado, melhor ou pior. Existe o que melhor se adapta às suas expectativas. Se quer sair da sua base natural escura danificando os cabelos o mínimo possível e sem ter que passar por descoloração, a melhor escolha é o cabelo ruivo, preferencialmente nuances escuras. Se você estiver a fim de uma mudança de visual completa e cheia de ousadia, vale apostar no cabelo ruivo curto, que é super moderno e arrojado.

Por outro lado, se você não se importa em passar por um processo de transformação mais longo, com descolorações, e que vai exigir mais cuidados no dia a dia, os cabelos loiros podem ser o ideal para você.

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram