Fique Diva - Cabelo vermelho cereja: aprenda a cuidar dos fios ruivos corretamente e mantenha a cor vibrante por mais tempo!

19/03/2020 / Publicado por Ariel Borges

Cabelo vermelho cereja: aprenda a cuidar dos fios ruivos corretamente e mantenha a cor vibrante por mais tempo!

Cabelo vermelho cereja: descubra como cuidar dos fios para manter a cor pro mais tempo (Foto: Instagram @myblackempire)

Cabelo vermelho cereja: descubra como cuidar dos fios para manter a cor pro mais tempo (Foto: Instagram @myblackempire)

Produtos específicos para cabelos coloridos são essenciais para cuidar do vermelho cereja (Foto: Instagram @juliabernard.pl)

Produtos específicos para cabelos coloridos são essenciais para cuidar do vermelho cereja (Foto: Instagram @juliabernard.pl)

O vermelho cereja é um dos tons mais vibrantes de ruivos (Foto: Instagram @haircolorkilla)

O vermelho cereja é um dos tons mais vibrantes de ruivos (Foto: Instagram @haircolorkilla)

O cabelo vermelho cereja deve ser lavado em água fria (Foto: Instagram @assalsah)

O cabelo vermelho cereja deve ser lavado em água fria (Foto: Instagram @assalsah)

O vermelho cereja fica incrível em todos os tons de pele e texturas de cabelo (Foto: Instagram @moboopthanbetty)

O vermelho cereja fica incrível em todos os tons de pele e texturas de cabelo (Foto: Instagram @moboopthanbetty)

O cabelo vermelho cereja é conhecido por ser vibrante e cheio de personalidade. Perfeito para quem não tem medo de ousar nas mudanças de visual, se você pretende apostar nesse tom de fios ruivos deve saber que ele pede cuidados específicos no dia a dia para permanecer sempre bonito. A razão é simples: por ter uma grande quantidade de pigmentos, o cabelo vermelho cereja também tende a desbotar com facilidade. Por isso, antes mesmo da transformação, você precisa saber como pode cuidar dos fios da melhor maneira — e é isso que nós vamos te ensinar a fazer hoje! 

Cabelo vermelho cereja: os cuidados no dia a dia são tão importantes quanto o momento da mudança

Mesmo que os retoques, inevitavelmente, precisem fazer parte do seu dia a dia (essa realidade só muda se você optar pela cor num cabelo com mechas vermelhas), esses cuidados são tão importantes quanto para que seus fios fiquem sempre bonitos e com o tom bem vibrante. Dá uma olhada nessas dicas aqui embaixo: 

1) Use shampoo e condicionador para cabelos coloridos

O primeiro cuidado necessário para as donas de cabelo vermelho cereja é básico para todo mundo que colore o cabelo: o uso de produtos específicos para fios coloridos. Eles têm componentes que fazem a limpeza de forma mais suave, protegem os fios e são hidratantes — algo muito importante principalmente para quem precisou descolorir os cabelos para chegar ao tom de vermelho cereja desejado. 

2) Use produtos com filtro UV no cabelo vermelho cereja

Assim como acontece com outros tons ruivos (inclusive com quem pinta o cabelo de vermelho escuro), a ação dos raios UV acelera o processo de desbotamento da coloração. Ou seja: é essencial proteger os fios com produtos que ofereçam a proteção solar antes de sair de casa. Nas férias, sempre que você for à praia e mergulhar, deve reaplicar esse leave-in. Lembre-se que quanto mais você conseguir proteger o cabelo vermelho do sol, melhor vai ser para ele. 

3) Evite lavar o cabelo vermelho na água quente

A gente sabe que, principalmente no inverno, o banho com água quente é a opção de muita gente, mas quem pinta o cabelo de vermelho deve evitar o hábito — e existe mais de um motivo para isso. O primeiro deles é a temperatura alta: o calor em excesso pode ressecar o cabelo, fazendo com que ele desbote com ainda mais facilidade. Além disso, a água gelada ajuda a fechar as cutículas, preservando a nuance e dando brilho aos fios. 

4) Chapinha, babyliss e secador em excesso também fazem mal ao cabelo vermelho

A lógica da água muito quente também vale para ferramentas de calor em excesso, já que as altas temperaturas da chapinha, do secador e do babyliss também podem ser prejudiciais aos fios coloridos. O ideal é usar cada um deles entre duas e três vezes por semana e sempre com um protetor térmico aplicado nos fios.

5) Mantenha o cronograma capilar em dia

Cabelo saudável é sempre brilhoso e tem a cor incrível, ou seja: o cronograma capilar também pode ser seu melhor amigo na hora de manter o vermelho cereja bem vivo e intenso. A rotina de hidratações, nutrições e reconstruções capilares vai te ajudar a deixar os fios bem fortes, alinhados e sem ressecamento ou frizz. 

Como conseguir o tom certo de vermelho cereja no cabelo?

Uma das principais vantagens do vermelho cereja é a versatilidade: mesmo que seja muito vibrante e marcante, ele combina com diferentes tons de pele e tipos de cabelo. Alcançar o tom desejado é algo que vai depender de como está a sua base capilar:

  • Cabelos virgens e claros: esse é o cenário mais simples para quem deseja transformar os fios em vermelho cereja, já que a cor natural do cabelo loiro não vai ser um impedimento para a pigmentação ruiva. O creme revelador da caixinha, nesse caso, é suficiente para o resultado ideal;

  • Cabelos virgens e escuros: quem tem os fios naturais que vão do castanho ao preto deve precisar de uma descoloração para conseguir o tom certo de cereja. Cada descoloração pode clarear até cinco tons dos fios, então, quem tem os cabelos pretos pode precisar descolorir duas vezes. Nesse caso, dê um intervalo de, pelo menos, duas semanas entre uma descoloração e outra e aposte na reconstrução capilar para fortalecer os fios no intervalo;

  • Cabelos já coloridos com pigmentos escuros: nesse caso, pode ser necessário que você faça uma decapagem nos fios. Isso acontece porque a descoloração não é suficiente para clarear o efeito de outras colorações. Como esse processo é mais agressivo, é uma boa contar com a ajuda de um profissional, para que os seus fios permaneçam saudáveis no processo. 

Publicada em: 22/03/2016
Atualizada em: 19/03/2020

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram