O Fique Diva ama as tendências de verão, mas a gente sabe bem como essa época pode acabar danificando as madeixas e ainda trazer aquele efeito espigado aos fios, principalmente os cabelos crespos e cacheados, que costumam ser mais ressecados do que os outros tipos de fios. Por isso, trouxemos 5 dicas de como cuidar dos cabelos crespos no verão. Confira!
Cabelos crespos: entenda porque esse tipo de fio costuma ser mais ressecado
Os cabelos crespos e cacheados costumam ser mais secos porque o formato espiral dos cachos não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas dos fios, fazendo com que eles fiquem ressecados com mais facilidade, principalmente as pontinhas.
Dica de diva: não deixe de apostar no reparador de pontas para proteger as madeixas e mantê-los com a aparência saudável.
1 - Mantenha o cronograma capilar em dia durante o verão
O cronograma capilar é essencial para que o cabelo possa crescer mais forte e cada vez mais rápido, garantindo o volume e definição que as crespas e cacheadas amam! O tratamento conta com a hidratação, a reconstrução e nutrição, três etapas que ajudam a cuidar da estrutura do fio e a repor nutrientes fundamentais. A hidratação é o cuidado mais utilizado entre as crespas, já que os cachos perdem água com mais facilidade e, por isso, é mais do que indicado utilizar produtos hidratantes, como a máscara de Hidratação Milagrosa com Água de Coco + Extrato de babosa.
2 - Tenha o pré-shampoo como um aliado para evitar os nós de fada
Os nós de fada estão sempre presentes nos cabelos crespos e o uso do pré-shampoo é uma alternativa para diminuir a presença deles e evitar a quebra dos cachos. Simples e prático, o pré-shampoo pode ser feito com o condicionador, creme para pentear diluído em água ou o óleo de coco. Em todas as alternativas o cabelo é desembaraçado de forma delicada e começando pelas pontas, enquanto o produto age de forma hidratante.
3 - Opte por um finalizador com proteção UV para que o sol não altere a cor dos fios
O sol é um dos principais aceleradores para o desbotamento de tonalizantes e colorações e, além de alterar a cor dos fios, os raios UVB conseguem retirar as proteínas da estrutura dos cabelos, deixando-os mais frágeis, finos e suscetíveis à quebra. Para evitar o aspecto mais áspero nos cachos, a dica é optar por um finalizador que seja capaz de proteger as madeixas do efeito negativo dos raios solares e evitar queimar as madeixas.
4 - Escolha um shampoo sem sal e hidratante para não ressecar os cachos
As divas com os cabelos crespos descoloridos precisam fugir do shampoo com sal: o produto acelera o ressecamento dos fio e ainda retira o pigmentos das madeixas coloridas, como o cabelo marsala ou os cachos com cores fantasias. E o processo de ressecamento também acontece com os cabelos naturais, viu? A dica é utilizar um shampoo sem sal que tenha ingredientes que ajudem a cuidar do cabelo desde a higienização.