Fique Diva - 8 perguntas mais procuradas sobre cabelos loiros e as respostas para as dúvidas

04/02/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

8 perguntas mais procuradas sobre cabelos loiros e as respostas para as dúvidas

Tem dúvidas sobre cabelos loiros? Veja as respostas para as 8 perguntas mais comuns (Foto: Instagram @gigibolman)

Tem dúvidas sobre cabelos loiros? Veja as respostas para as 8 perguntas mais comuns (Foto: Instagram @gigibolman)

Como platinar o cabel loiro amarelado é uma das principais dúvidas de quem tem fios claros (Foto: Instagram @parisrosehairartistry)

Como platinar o cabel loiro amarelado é uma das principais dúvidas de quem tem fios claros (Foto: Instagram @parisrosehairartistry)

Quer saber como pinta o cabelo de loiro e como cuidar dos fios? Confira a resposta para essas e outras perguntas (Foto: Instagram @cassiskovic)

Quer saber como pinta o cabelo de loiro e como cuidar dos fios? Confira a resposta para essas e outras perguntas (Foto: Instagram @cassiskovic)

Os cabelos loiros são os favoritos da maioria das brasileiras. Mas para ter e manter as madeixas claras são necessários vários cuidados antes, durante e depois da transformação. É aí que surgem diversas dúvidas comuns, desde como pintar o cabelo de loiro em casa até como tirar o verde do cabelo loiro manchado. Hoje, o Fique Diva foi atrás das perguntas sobre cabelos loiros mais procuradas e respondeu a cada uma delas para tirar suas dúvidas. Confira a lista completa e anote as dicas!

1) Como tirar o verde do cabelo loiro?

Ficar com o cabelo verde depois de mergulhar na piscina é um problema bastante comum causado pelo contato do cloro com os pigmentos da coloração. O melhor que você pode fazer para tirar o verde dos cabelos loiros é aumentar a frequência de lavagem das madeixas até que as manchas esverdeadas desapareçam por completo. Use shampoo hidratantes e nutritivos, preferencialmente com óleos vegetais na composição, para prevenir o ressecamento e sempre hidrate o cabelo logo após lavar. Se os cuidados em casa não forem suficientes, vale procurar um colorista profissional para fazer a correção da cor.

2) Como platinar o cabelo loiro amarelado?

Se você quer ter o cabelo loiro platinado, será necessário fazer uma descoloração dos fios para então pintar com a tonalidade desejada. Lembre-se que tinta não clareia tinta, diva. Por isso, sempre é necessário remover pigmentos mais escuros antes de aplicar uma nova nuance mais clara. 

Porém, se o que você quer é tirar manchas amareladas do cabelo loiro, o ideal é matizar os fios com um shampoo ou máscara roxa. Muitas pessoas perguntam como matizar o cabelo loiro com tinta loiro acinzentado, mas o uso de uma tinta permanente só é indicado caso você queira mudar completamente a cor dos fios e não apenas neutralizar manchas.

3) Como cuidar do cabelo loiro?

Como cuidar dos cabelos loiros é uma das principais dúvidas de quem aposta nos fios claros. Assim como qualquer outra coloração, a tinta loira pode desbotar, além de formar as temidas manchas esverdeadas, amareladas e alaranjadas. A melhor forma de manter o cabelo loiro saudável é seguindo um cronograma capilar para repor nutrientes essenciais para a fibra capilar - água, lipídios e proteínas, que são perdidos pelo uso da química e pela ação de agressores externos como o sol, a umidade e a poluição. 

Máscaras de tratamento ricas em ativos vegetais, como babosa, manteiga de karité e óleo de coco são boas apostas para as etapas de hidratação e nutrição. Para a reconstrução, vale investir em uma máscara pós-química, rica em proteínas como a queratina, que ajudam a fortalecer os fios.

4) Como pintar o cabelo de loiro?

Se você ainda não é loira, mas planeja ficar, o primeiro passo para deixar o cabelo loiro é escolher a tonalidade que você quer alcançar. Afinal, o cabelo loiro escuro e o cabelo loiro platinado são nuances muito diferentes. E, enquanto o loiro escuro pode ser alcançado sem descoloração em bases naturais, o loiro platinado exige que as madeixas sejam descoloridas previamente.

Tenha em mente que as tintas de cabelo de caixinha clareiam os cabelos naturais - ou seja, fios sem nenhuma coloração anterior - em até três tons. Por isso, para alcançar tons claríssimos é necessário descolorir. O mesmo vale para quem já tem alguma coloração artificial no cabelo: primeiro remova os pigmentos existentes, depois aplique a nova cor escolhida.

5) Como tirar o loiro do cabelo?

Se em vez de ficar loira, o que você quer é tirar o loiro do cabelo, você pode cobrir o loiro com uma coloração similar a do seu cabelo natural. Mas como escurecer o cabelo loiro com segurança? A dica é fazer o processo aos poucos, principalmente se o seu tom de loiro atual for um loiro claríssimo e você queira voltar para o castanho.

Fazer o processo em etapas evita manchas e também reduz os danos ao cabelo. Por isso, comece o processo de escurecimento por tons de loiro mais escuros, como o loiro médio e o loiro escuro. Após um período de 30 a 60 dias, aplique o tom de castanho desejado.

6) Como tirar o vermelho do cabelo e deixar loiro?

Tirar o vermelho do cabelo para deixar loiro não é uma tarefa fácil e vai exigir bastante disciplina, diva. De forma geral, recomenda-se fazer uma descoloração ou uma decapagem no salão de beleza para remover os pigmentos avermelhados, dois procedimentos que podem exigir várias etapas para que haja a remoção completa da tinta ruiva. Entre uma descoloração e outra, lembre-se de tratar bastante as madeixas em casa com máscaras de tratamento reconstrutoras para fortalecer os fios e evitar a quebra.

7) Como hidratar o cabelo loiro?

Para hidratar o cabelo loiro corretamente, o primeiro passo é escolher uma boa máscara de hidratação. Como estamos falando de cabelos loiros transformados com tinta, o uso de tratamentos específicos para cabelos com química é o mais indicado. Isso vale tanto para a máscara quanto para o shampoo, o condicionador e o creme de pentear que também fazem parte da rotina de hidratação e cuidados com o cabelo. Além da escolha dos produtos é importante tomar alguns cuidados como não lavar o cabelo loiro com água quente e não exagerar nas lavagens, fazendo-as em dias alternados ou uma vez a cada dois dias.

8) Qual o melhor shampoo para cabelo loiro?

Os cabelos loiros podem ficar bastante sensíveis após a coloração. Além disso, são fios que mancham com facilidade, por isso é importante escolher com atenção os produtos usados no dia a dia. A nossa dica para quem procura o melhor shampoo para cabelo loiro é apostar em um produto específico para cabelos quimicamente tratados e que contenha ingredientes nutritivos, para prevenir o ressecamento, e também ativos reconstrutores para fortalecer as madeixas. Um exemplo é a combinação de óleo de argan com queratina, dois ingredientes que tratam e deixam os fios mais sedosos e encorpados.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram