Fique Diva - Cabelos opacos precisam de que tipo de cuidados? Descubra como tratar dos fios sem brilho

08/09/2020 / Publicado por Ariel Borges

Cabelos opacos precisam de que tipo de cuidados? Descubra como tratar dos fios sem brilho

Os cabelos opacos podem ser tratados com facilidade se você tiver os ingredientes certos: veja como resolver o problema aqui (Foto: Instagram @paudictado)

Os cabelos opacos podem ser tratados com facilidade se você tiver os ingredientes certos: veja como resolver o problema aqui (Foto: Instagram @paudictado)

O problema do cabelo opaco não acontece apenas com cacheadas e crespas (Foto: Instagram @freshlengths)

O problema do cabelo opaco não acontece apenas com cacheadas e crespas (Foto: Instagram @freshlengths)

O vinagre de maçã no cabelo ajuda a equilibrar o PH dos fios e devolver o brilho (Foto: Instagram @kelsiefields)

O vinagre de maçã no cabelo ajuda a equilibrar o PH dos fios e devolver o brilho (Foto: Instagram @kelsiefields)

Depois do vinagre no cabelo, invista em cuidados como a umectação com óleo de jojoba (Foto: Instagram @mishti.rahman)

Depois do vinagre no cabelo, invista em cuidados como a umectação com óleo de jojoba (Foto: Instagram @mishti.rahman)

Ter um cabelo brilhoso é, sem dúvidas, um dos principais desejos de qualquer mulher. Por isso, o cabelo opaco é um problema tratado com rapidez. Mas você sabia que além da aparência ruim, a falta de brilho também fala muito sobre o estado de saúde dos seus cabelos? O aspecto sem vida, muitas vezes ressecado e com pontas duplas pode ser resultado de uma série de questões diferentes, mas precisa ser resolvido antes que se torne algo mais sério.

Quer descobrir como dar brilho no cabelo e descobrir, exatamente, como cuidar dos fios opacos? Dá uma olhada nas informações que o Fique Diva preparou para você! 

Cabelo opaco: quais as características do problema e como evitar?

Antes de descobrir diferentes formas de resolver o problema do cabelo opaco, o ideal é que você saiba, exatamente, o que pode causar e como evitar a situação. A aparência opaca e ressecada não é algo que acontece apenas com quem tem cabelos naturalmente mais secos, como os cacheados e crespos. Na verdade, o problema pode acontecer por falta de cuidados como hidratação, nutrição e reconstrução, uso de ferramentas de calor sem proteção, excesso de procedimentos químicos e, até mesmo, acúmulo de resíduos de produtos que não são retirados na lavagem. 

Mesmo a causa mais simples dos cabelos opacos pode ser prejudicial à saúde dos fios, já que a aparência sem brilho e vida é sinal de madeixas com as cutículas abertas. Ou seja: elas não têm a capacidade de reter hidratação ou nutrição. Enquanto esse problema não for resolvido, nenhum tipo de tratamento vai ter um efeito duradouro. Nesse momento, seja com cremes de ação profunda ou receitas caseiras, você precisa ficar atenta aos ingredientes usados: aqui embaixo nós vamos falar de dois que são perfeitos para devolver o brilho aos cabelos. 

Vinagre de maçã no cabelo ajuda a dar brilho e a fortalecer os fios

O vinagre de maçã é um dos queridinhos de quem está acostumada a cuidar dos fios com ingredientes não convencionais. Isso acontece porque a principal finalidade do vinagre no cabelo é reequilibrar o PH dos fios, o que, automaticamente, fecha as cutículas das madeixas. Como consequência, os fios ficam mais alinhados, definidos, com menos frizz e mais brilho. Os benefícios do vinagre de maçã no cabelo não param por aí: ele também ajuda a fazer o efeito das hidratações e nutrições se tornarem mais duradouros, melhorando a saúde dos fios. 

Quer saber como usar vinagre de maçã no cabelo? Você pode investir em cremes de tratamento que tenham o ingrediente na composição ou usar o produto direto nos fios. A melhor parte é que não tem mistério nenhum no passo a passo da segunda opção, dá uma olhada: 

Passo 1: lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador (você também pode usar o creme de hidratação nesse processo);

Passo 2: retire o excesso de água dos fios e borrife uma mistura de cinco colheres de sopa de vinagre de maçã para 100ml de água em todo o cabelo;

Passo 3: deixe a mistura agir por 10 minutos, enxágue completamente o cabelo e finalize como  de costume. 

A umectação com óleo de jojoba também ajuda a recuperar o brilho das madeixas

Depois de resolver o problema das cutículas abertas, você pode investir em outros tratamentos para ajudar a melhorar a saúde dos fios e devolver o brilho a eles. A umectação é uma das principais delas e o óleo de jojoba, especialmente, é perfeito porque combate o ressecamento que ainda existir nas madeixas e ajuda a diminuir o frizz. Aplique nos cabelos sujos e deixe agir por alguns minutos antes da lavagem para o pré-poo (passo a passo indicado para donas de fios lisos e ondulados). Se você quiser prolongar o tempo de ação, faça a umectação noturna aplicando o óleo à noite, antes de dormir, e lave os cabelos pela manhã. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram