Enjoar da imagem que a gente vê no espelho de vez em quando é super normal entre as mulheres, não é mesmo? Nessas horas, a coloração é uma das melhores armas que nós temos para resolver o problema e talvez seja a que mais nos dá opções de mudar. Ao mesmo tempo, quem resolve clarear os fios precisa enfrentar um outro dilema depois de colorir: aquele aspecto ressecado e a porosidade que ele ganha com o tempo. Você provavelmente já ouviu que as nuances loiras têm esse poder, mas sabe a razão por trás do ressecamento? E como reverter o processo para ficar com as madeixas saudáveis? O Fique Diva está aqui para te dar um help: dá uma olhada nessas dicas!
A grande vilã é a descoloração!
Para alcançar o loiro dos sonhos, você provavelmente vai precisar fazer uma descoloração ou uma decapagem e é aí que mora o perigo! Os dois processos servem para tirar a pigmentação dos fios, mas a diferença é que a descoloração é feita em cabelos virgens e coloridos de tons mais claros e a decapagem serve para clarear os cabelos que são tingidos de cores muito escuras, como os vermelhos e pretos. Para que o resultado seja alcançado, o pó descolorante precisa agir profundamente na fibra capilar e quando isso acontece, os fios ficam super fragilizados e danificados. É daí que vem o ressecamento que dá a má fama às colorações loiras. PS: antes de se jogar no pó descolorante, faça o teste de mecha para ter certeza que a sua cabeleira vai aguentar o tranco sem que você precise passar por um corte químico.
Para lidar com o ressecamento, você precisa agir antes e depois de pintar os fios
Se você já sabe que vai jogar uma “bomba” nos fios quando chegar o dia de colorir, pode começar a se prevenir antes, fortalecendo os fios para que eles não fiquem tão danificados depois da descoloração. Nas duas etapas, o cronograma capilar vai ser seu melhor amigo. Antes de pintar, você pode focar mais em hidratações e nutrições, já que elas vão repor água e nutrientes para eles aguentarem o processo. Depois, vale continuar a rotina de tratamentos dando destaque à reconstrução capilar com a queratina líquida para reparar os danos causados pelo pó descolorante.
Continue o tratamento no dia a dia
Usar produtos para cabelos coloridos no dia a dia é uma prática essencial para manter a saúde dos seus fios depois da descoloração ou decapagem. Os shampoos, condicionadores e cremes para pentear que são específicos para as madeixas tingidas têm componentes que além de combater o ressecamento, deixam os fios brilhosos e fazem a pigmentação durar mais.