Fique Diva - Cabelos pretos favorecem quais tons de pele?

06/11/2020 / Publicado por Amanda Cardoso

Cabelos pretos favorecem quais tons de pele?

Os cabelos pretos são um clássico e queridinhos das brasileiras; saiba quais tons de pele harmonizam com essa coloração! (Foto: Instagram @brandirell)

Os cabelos pretos são um clássico e queridinhos das brasileiras; saiba quais tons de pele harmonizam com essa coloração! (Foto: Instagram @brandirell)

As peles morenas e negras são muito valorizadas pelos cabelos pretos. (Foto: Instagram @watchciwork)

As peles morenas e negras são muito valorizadas pelos cabelos pretos. (Foto: Instagram @watchciwork)

O cabelo preto azulado cria um contraste equilibrado com as peles brancas de subtom rosado. (Foto: Instagram @nataschap)

O cabelo preto azulado cria um contraste equilibrado com as peles brancas de subtom rosado. (Foto: Instagram @nataschap)

Apostar na maquiagem é um truque para suavizar imperfeições que os cabelos pretos podem destacar nas peles claras. (Foto: Instagram @melissacalma)

Apostar na maquiagem é um truque para suavizar imperfeições que os cabelos pretos podem destacar nas peles claras. (Foto: Instagram @melissacalma)

Os cabelos pretos têm um lugar especial no coração das brasileiras. Essa coloração é uma das queridinhas das mulheres por ser uma daquelas cores coringas para quem gosta de fios escuros. Mas, por ser uma nuance super intensa e profunda, sempre bate aquela dúvida: será que o cabelo preto fica bom no meu tom de pele?

Devido à alta intensidade da cor, o preto é considerado por muitos uma cor difícil. Ela pode deixar o visual mais elegante e cheio de atitude, mas também há quem diga que o cabelo preto pesa o visual, especialmente nas peles muito claras. Se você também tem essas dúvidas, o Fique Diva vai te contar tudo sobre a tonalidade e quais tons de pele são favorecidos por essa coloração.

Cabelos pretos: harmonize a nuance da cor com o seu subtom de pele

Que o preto é uma cor básica e combina com tudo a gente sabe, mas poucas pessoas se atentam ao fato de que as diferentes nuances da tonalidade podem valorizar ou não o seu tom de pele. Existe o preto natural, o preto azulado e os pretos com reflexos mais intensos e luminosos. Em Cor&Ton, o Preto natural, sem reflexos, corresponde a numeração 2.0. O Preto Ônix, que é mais iluminado, tem a numeração 1.110. Esses dois têm reflexos neutros. O Cor&Ton Preto Azulado, por sua vez, tem reflexos mais frios e aparece em duas versões: o Preto Azulado 1.0 e o Preto Azulado Especial 1.7.

As peles podem ter subtons quentes ou frios, o que significa que cada pessoa vai harmonizar melhor com uma determinada nuance de cabelos pretos (ou qualquer outra coloração). Descobrir o seu subtom de pele é bem simples: as peles de subtom frio tem o fundo rosado e as veias azuladas no pulso, enquanto as peles de subtom quente tem o fundo amareladas e veias esverdeadas no mesmo local.

Mas o que tudo isso quer dizer? A gente explica: quando a nuance de coloração e a sua pele tem a mesma temperatura, isso significa que o contraste entre a cor e o seu tom de pele vai ser menos intenso e o visual vai ficar mais harmonioso.

Os cabelos pretos criam contraste equilibrado com as peles morenas e negras

Uma das grandes questões com o cabelo preto é que, por ser uma cor muito profunda, ela pode criar um alto contraste com a pele, resultando num visual pouco harmonioso e natural. Isso não acontece nas peles morenas e negras: por se aproximar da cor de cabelo natural dessas mulheres na maioria dos casos, o contraste do preto com esses tons de pele é mais equilibrado. Por essa mesma razão, as mulheres negras e morenas também podem explorar as diversas nuances de preto, do natural ou azulado.

Por ser um preto considerado neutro, o cabelo preto natural complementa tanto as peles de subtons frios quanto as de subtom quente. Já o preto azulado é considerado um preto frio, que abraça melhor as peles com essa mesma temperatura.

O cabelo preto em pele branca: a cor escura pode pesar o visual?

Na pele branca, o visual com cabelos pretos é de alto contraste. Na prática, isso pode acentuar a palidez e também as olheiras, já que as cores escuras tendem a sombrear o rosto, destacando imperfeições. Mas isso não quer dizer que mulheres de pele clarinha não possam utilizar o preto de forma alguma.

Se você tem a pele branca e quer ter os cabelos pretos, mas tem medo que eles possam te deixar mais pálida ou acentuar as olheiras, pode encontrar na maquiagem uma grande aliada. Um bom corretivo na área dos olhos vai te ajudar muito no dia a dia. Além disso, o blush ou o bronzer ajudam a deixar a pele clarinha mais corada, diminuindo a palidez e harmonizando ainda mais o visual.

Outra opção para as mulheres de pele clara é seguir a regra dos subtons e apostar no cabelo preto azulado. Como a pele branca, geralmente, tem o fundo frio e o subtom rosado, é mais valorizada pela tonalidade que complementa essa característica. 

Cabelo preto com luzes ajuda a suavizar o visual em todos os tons de pele

Uma possibilidade de suavizar o visual escuro é apostar no cabelo preto com luzes, iluminando o visual. Para isso, vale apostar em tons mais escuros de loiro, como o mel e o dourado, que não contrastam tanto com o preto e naturalizam o look. Isso vale tanto para mulheres morenas e negras com subtom de pele quente, quanto para quem tem pele clara

Mas lembre-se: essas são apenas recomendações e segredinhos que podem te ajudar na hora de escolher a cor de cabelo dos seus sonhos, mas não são regras. No final, o importante é se sentir bem com seus cabelos pretos e escolher a cor que fizer você se sentir mais segura e bem diva.

Quer saber qual cabelo preto fica melhor em você antes da mudança? Use o Teste Sua Cor! 

A gente sabe que tomar a decisão por uma cor de cabelo não é uma tarefa fácil e, pensando nisso, o Fique Diva desenvolveu uma ferramenta para resolver os seus problemas: o Teste Sua Cor! Com ele, você só precisa fazer upload de uma foto num lugar bem iluminado, com o cabelo aparecendo bem e simular, entre mais de 30 opções de Cor&Ton, qual fica melhor em você - inclusive as quatro nuances de preto da família de colorações. Incrível, né? Está esperando o que, diva? 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram