Fique Diva - Caspa oleosa: tratamento caseiro para se livrar do problema

20/02/2019 / Publicado por Marina Couto

Caspa oleosa: tratamento caseiro para se livrar do problema

A caspa oleosa forma placas esbranquiçadas no couro cabeludo, mas ingredientes caseiros ajudam a controlar o problema

A caspa oleosa forma placas esbranquiçadas no couro cabeludo, mas ingredientes caseiros ajudam a controlar o problema

Todo mundo sabe que a caspa são aqueles pontinhos brancos que aparecem no couro cabeludo e podem se espalhar pela roupa. O que pouca gente sabe, no entanto, é que existe diferença entre caspa seca e oleosa, além de tratamentos específicos para cada uma delas. Para saber mais sobre a caspa oleosa e o que fazer para se livrar do problema, continue lendo a matéria que o Fique Diva preparou para você!

Saiba a diferença entre caspa oleosa, seca e descamação

Antes de fazer qualquer tratamento ou usar algum produto, é preciso avaliar que tipo de caspa você tem. O ideal, claro, é ir em um profissional especializado, mas uma observação mais cuidadosa já dá para ter uma noção.

A caspa oleosa e a seca possuem causas bem parecidas, ou seja, são provocadas pela oleosidade excessiva na raiz. A diferença é que, enquanto a caspa oleosa fica grudada no couro cabeludo, a seca se desprende, e esses pontinhos brancos costumam se espalhar pelo comprimento e pelas roupas. Já a descamação do couro cabeludo pode ser causada pelo sol, fazendo a pele da região descascar.

Cuidado com a lavagem dos fios e o acúmulo de finalizadores

Para evitar que a caspa oleosa apareça ou fique acumulada no seu couro cabeludo, você precisa mudar alguns hábitos do dia a dia. O primeiro deles é a lavagem, que deve ser feita, no máximo, dia sim dia não. Além disso, a temperatura da água deve ser de morna a fria, já que a água quente interfere diretamente na saúde das madeixas.

Outra dica é nunca usar cremes e produtos finalizadores próximos à raiz do cabelo. Sempre que for usar o creme para pentear ou uma máscara de hidratação, concentre o cosmético no comprimento e nas pontas e nunca deixe resíduos ao enxaguar. Vale também usar um shampoo antirresíduos a cada 15 dias, para fazer uma limpeza mais profunda.

 

Vinagre de maçã e óleo de coco ajudam a controlar a caspa oleosa

Se você já está com caspa oleosa e não sabe o que fazer para cuidar do problema, alguns ingredientes caseiros podem te ajudar. Um deles é o famoso óleo de coco, que tem propriedades antifúngicas para limpar a região. Misture um pouco do óleo vegetal com suco de limão e deixe agir por 20 minutos, massageando bem o couro cabeludo. Depois do tempo de pausa, enxágue completamente.

Outra misturinha que funciona super no combate à caspa é o vinagre de maçã com banana. Enquanto o vinagre minimiza a coceira e elimina as placas esbranquiçadas, a fruta ajuda na hidratação. Para fazer o tratamento, misture uma banana amassada com algumas gotas do vinagre. Aplique na raiz e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água fria.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram