Saber cuidar do seu cabelo de acordo com a curvatura é muito importante para alcançar um resultado satisfatório. Dentro da categoria dos fios crespos, é possível encontrar o 4A, 4B, 4C e o tipo 5, que não forma cachos com facilidade. Cada um apresenta características diferentes, que precisam ser levadas em consideração para manter madeixas saudáveis e maravilhosas. Se o seu crespo é do tipo 5 e você ainda não sabe qual a melhor maneira de cuidar dele, vem com a gente, diva!
Prefira desembaraçar seu cabelo no banho
Na hora de pentear o cabelo crespo tipo 5 tenha certeza de que as madeixas estão bem molhadas. Como essa curvatura tem como característica principal fios bem finos e que secam rápido quando estão sem creme para pentear. Portanto, é muito comum que eles quebrem com facilidade no momento de desembaraçar os nós. Ao fazer essa etapa da rotina de cuidados durante o banho, você vai conseguir driblar a quebra e os danos ao cabelo.
Foco na umectação capilar para ter um crespo com brilho
A nutrição é essencial para o cronograma capilar das crespas e isso não muda no tipo 5. Mesmo fazendo hidratações regularmente, não esqueça de encaixar uma ou duas umectações na sua rotina de cuidados mensal. Assim, será possível evitar o ressecamento e conter qualquer dano nas frágeis pontas dos cabelos tipo 5. Os banhos com óleo vegetal podem ser feitos antes das lavagens ou até mesmo durante a sua noite de sono. É bem prático e vai deixar suas madeixas com bastante brilho.
Evite lavar o seu crespo com muita frequência
Por serem bem secos, não é recomendável lavar o cabelo crespo com muita frequência. De duas a três vezes na semana é o ideal para manter seus fios limpos de maneira saudável. Outra dica em relação à higienização é não passar o shampoo nas pontas, ao aplicar o produto apenas na raiz você vai conseguir evitar o ressecamento causado pelo sulfato nas partes mais vulneráveis.
Prenda os fios para dormir sem sofrer com a fricção
Ao dormir é normal que haja uma fricção do cabelo com o travesseiro e até mesmo entre um fio e outro. Nas curvaturas cacheadas e crespas, isso vai ajudar a gerar frizz e a desfazer as finalizações. Portanto, procure dormir com as madeixas presas. Pode ser em um coque abacaxi ou em uma touca de cetim. Essa prática também favorece o tipo 5 por proteger seus fios, que são mais finos, do atrito que causa a quebra e os nós.