Se você é ruiva e já cansou dos cabelos vermelhos, você tem duas alternativas: a primeira é escurecer os fios, um procedimento mais fácil e que pode ser feito até mesmo com tonalizante. Ou ainda você pode clarear as madeixas, fazendo uma mudança mais radical e ficar loira. No entanto, se esta for a sua opção, é melhor ir com calma. O processo é mais detalhado e exige muito cuidado. Saiba como chegar ao novo tom sem danificar os cabelos!
O primeiro passo é cuidar bem dos cabelos
Quem usa coloração permanente ou tonalizante precisa manter os cuidados capilares em dia. Ainda mais se eles forem ruivos, um tom que desbota com muita facilidade. Mas não é só a cor a principal preocupação nesse caso.
Para quem tem cabelo vermelho e pretende clarear os fios, é importante estar com as madeixas saudáveis e fortes para encarar o procedimento químico. Por isso, não abra mão da hidratação semanal e faça uma reconstrução com queratina líquida, para repor as proteínas da fibra .
É preciso fazer uma decapagem nos fios
A etapa mais comum entre as divas que querem ficar loiras é descolorir os fios para alcançar a tonalidade desejada. Mas, se você tem os cabelos pintados de vermelho, você precisa fazer uma decapagem.
E o que seria isso? A decapagem tem a mesma função da descoloração, mas ela é indicada justamente para quem tem pigmentos artificiais escuros no cabelo, como o preto e o ruivo. Além disso, dependendo do seu tom de vermelho, é necessário fazer a decapagem mais de uma vez. Percebeu a importância de fortalecer os cabelos antes de fazer a transformação?
Faça um teste de mecha antes de pintar novamente
Depois da decapagem, você já está prontinha para clarear os fios e exibir o seu loiro por aí, certo? Ainda não, diva! Antes de aplicar a coloração nos fios, você precisa fazer um teste de mecha para saber se as suas madeixas estão preparadas para a nova coloração.
Se a sua intenção é chegar ao platinado, vale investir em loiros mais escuros ou mais quentes e ir clareando aos poucos, para não ter erro. E os cuidados com os fios permanecem, combinado? Monte um cronograma capilar para não se perder nos tratamentos.