A transição capilar não é um momento fácil. Além de toda a dificuldade em cuidar de um cabelo em transformação, vem junto também a carga emocional de definição da identidade. Fazer o big chop também é um momento marcante; é jogar fora todo o alisamento e assumir os cachos. Caso você esteja preparada para essa decisão, deve ter pensado se precisa ir ao cabeleireiro ou se pode cortar em casa mesmo. Está com essa dúvida? Então continue lendo essa matéria para saber qual a melhor maneira de fazer o grande corte.
Dá para fazer o big chop sozinha?
Na hora de fazer o big chop, o ideal é ir a um cabeleireiro. Existem profissionais especializados em cabelos crespos e cacheados. Como você está redescobrindo os seus fios, é normal não entender direito qual o melhor corte para deixá-los mais bonitos. E nem é sua obrigação saber, você não estudou para isso. Então, prefira sempre o salão de sua confiança.
Mas, claro, a gente sabe que dá para fazer qualquer coisa sozinha! Se não está a fim de gastar dinheiro com o corte, pode, sim, tentar fazer em casa. Só tenha a consciência que pode terminar diferente do que você imagina.
Como fazer o big chop em casa?
Na verdade, não tem muito mistério. É importante que o cabelo esteja limpo e hidratado, para você ver exatamente onde acaba o alisado. Com o cabelo seco - isso também é importante -, se prepare para cortar. Corte bem nessa divisão entre o alisado e o natural, mecha por mecha, ao longo do cabelo. Depois olhe de novo o resultado geral e corte os cachinhos que você achar que precisa.
Caso não esteja muito confiante, é só colocar “big chop” no Youtube. Você vai encontrar muitas divas cacheadas mostrando o corte delas em casa mesmo. É uma boa para ter noção de como fazer e ganhar coragem.
Meu cabelo ficou muito curto!
É, diva, infelizmente isso pode acontecer. Na hora de cortar, pode ser que a parte cacheada, na verdade, não esteja tão comprida quanto pensava. Normalmente, o arrependimento está relacionado ao choque. Dê um tempo - e se olhe muito no espelho - para você tentar se acostumar. Às vezes, mudar a maquiagem e o estilo das roupas também ajuda.
Existem formas de disfarçar o cabelo curtinho
Se você só cortou porque não aguentava mais o cabelo com duas texturas, ou realmente se arrependeu, não entre em pânico! Algumas dicas podem te ajudar a ficar mais confortável com essa situação. Os turbantes, por exemplo, são queridinhos de quem está na transição capilar. As perucas , extensões e tranças também são ótimos para mudar o visual.