Os tratamentos caseiros com óleo se consolidaram na rotina capilar das brasileiras e atingem donas de fios lisos, ondulados, cacheados e crespos. Seja para as umectações, no pré-poo, nas finalizações ou para hidratar as pontas, não há dúvidas que o óleo mais querido é o de coco. Os benefícios de adicionar esse produtinho aos cuidados com as madeixas são inúmeros e o resultado é um cabelo hidratado, com brilho e saudável. E que tal aprender a fazer o seu óleo de coco em casa? É bem fácil, diva! Vem com a gente acompanhar essas duas receitas.
Faça o seu óleo de coco sem precisar levar a receita ao fogo
Essa receita é perfeita pra quem quer alcançar a forma mais pura do óleo de coco. Como você não vai precisar levar a sua mistura ao fogo para separar as partes, os nutrientes e propriedades do coco não serão alterados de nenhuma forma. É importante ter em mente que essa maneira de fazer o óleo é a mais demorada, porém vai valer a pena esperar um dia. Para reproduzir aí na sua casa são necessários apenas três cocos. E vale lembrar que a validade do óleo de coco caseiro é de três meses. Veja o passo a passo:
1° passo: reserve a água do coco e remova a casca.
2° passo: rale a fruta e depois posicione o coco ralado em um pano de prato.
3° passo: aperte bem o pano para extrair o leite do coco.
4° passo: quando o leite parar de sair, molhe a trouxa de pano na água de coco e volte a espremer mais forte para remover todo o leite.
5° passo: misture a água de coco com o leite que acabou de extrair em um recipiente de vidro com tampa.
6° passo: deixe o recipiente em temperatura ambiente por um dia ou até que o óleo esteja flutuando por cima da água de coco.
7° passo: pode ser que apareça uma camada branca de proteína por cima do seu óleo, remova essa parte antes de separar o óleo de coco da água.
8° passo: para retirar o óleo da mistura você pode usar uma colher ou até mesmo uma seringa, guardar em um pote e está pronto para usar!
Aprenda a fazer o óleo de coco por fervura
O óleo de coco feito por fervura é a técnica mais rápida de conseguir o produto naturalmente. Em apenas alguns minutos você já consegue alcançar um resultado satisfatório para fazer a separação do resto do coco. Assim como a receita anterior, aqui você vai precisar de três cocos e o seu óleo também terá validade de três meses. Vem com o Fique Diva acompanhar o modo de fazer:
1° passo: reserve a água do coco em um recipiente.
2° passo: rale a fruta e ponha o resultado em um pano de prato.
3° passo: esprema o pano para remover o leite do coco e vá molhando o pano na água de coco quando o leite parar de escorrer.
4° passo: misture o leite com a água de coco e leve ao fogo em uma panela.
5° passo: mexa devagar para que o leite não grude no fundo.
6° passo: em alguns minutos o leite ficará mais espesso e o óleo vai começar a boiar, se separando da mistura.
7° passo: quando toda água evaporar e restar apenas o óleo e um mingau no fundo da panela, desligue o fogo.
8° passo: espere até que esfrie, coloque o óleo de coco em uma recipiente com tampa e ele estará pronto para ser usado nas madeixas.