Fique Diva - Como hidratar o cabelo: as rotinas ideais para cada tipo de fio, do liso ao crespo

28/01/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Como hidratar o cabelo: as rotinas ideais para cada tipo de fio, do liso ao crespo

Será que você sabe como hidratar o cabelo corretamente? Conheça a rotina e os ativos recomendados para cada tipo de fio. (Foto: Instagram @hermela)

Será que você sabe como hidratar o cabelo corretamente? Conheça a rotina e os ativos recomendados para cada tipo de fio. (Foto: Instagram @hermela)

Hidratar o cabelo é essencial para a saúde, brilho e maciez dos fios, independente do tipo de textura. (Foto: Instagram, @dacey_cash)

Hidratar o cabelo é essencial para a saúde, brilho e maciez dos fios, independente do tipo de textura. (Foto: Instagram, @dacey_cash)

Saiba como hidratar o cabelo em casa com máscaras de tratamento e com receitinhas caseiras. (Foto: Instagram @tayloranise)

Saiba como hidratar o cabelo em casa com máscaras de tratamento e com receitinhas caseiras. (Foto: Instagram @tayloranise)

Como hidratar o cabelo corretamente pode parecer simples, mas ainda há pessoas que cometem erros ou não sabem como fazer o tratamento nos fios. Não utilizar os produtos certos para as necessidades de cada fio, não aplicar o produto corretamente e hidratar o cabelo de menos (ou demais) são alguns exemplos de erros mais comuns que são cometidos no dia a dia.

Por ser essencial para a reposição de águas e vitaminas na fibra capilar, pular a hidratação ou não fazê-la corretamente pode custar a saúde dos fios, que podem ficar opacos, sem movimento e ressecados. Pensando nisso, o Fique Diva resolveu juntar algumas dicas de como hidratar o cabelo em casa para te ajudar nessa missão. Confira:

Como hidratar o cabelo liso e ondulado: tratamento deve ter foco no controle de frizz e oleosidade

Os cabelos lisos e ondulados podem ser diferentes em formato, mas são parecidos em duas características muito importantes: ambos costumam sofrer com a oleosidade e com o frizz. No caso das lisas, essa oleosidade chega a percorrer toda a extensão dos fios, enquanto as onduladas sofrem com o excesso de óleos na raiz e pontas mais secas. Devido a isso, muitas divas não sabem como hidratar o cabelo da forma correta, ou até mesmo se devem fazer hidratação, porque temem que os fios fiquem pesados.

A hidratação para esses dois tipos de cabelos precisa ser mais leve e rica em minerais que auxiliem no controle da oleosidade, para que os fios fiquem hidratados sem pesar. Outra dica é evitar a aplicação da máscara de hidratação muito próximo ao couro cabeludo e sempre enxaguar abundantemente. A rotina ou cronograma capilar para essas divas deve contar com ao menos uma hidratação por semana em cabelos saudáveis, e pelo menos duas para cabelos coloridos ou quimicamente tratados.

Como hidratar o cabelo com maizena: siga o passo a passo

Para quem gosta de receitinhas caseiras, a hidratação de maizena é uma das mais indicadas para quem tem cabelos lisos e ondulados, porque não é muito pesada e proporciona cabelos soltinhos e com frizz controlado. Mas como hidratar o cabelo com maizena? O passo é bem simples:

1º passo: dissolva uma colher de sopa de maizena em 100ml de água. Leve ao fogo e mexa até que vire um mingau.

2º passo: após retirar o mingau do fogo, aguarde esfriar e misture com uma colher de chá de mel, uma colher de chá de azeite de oliva e duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação. 

3° passo: Com a mistura pronta, é só aplicar nas madeixas. Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue bem.

Frequência é essencial para hidratar o cabelo cacheado

Cabelos cacheados costumam ser naturalmente mais secos no comprimento, o que provoca frizz, falta de definição e perda de brilho, especialmente se as madeixas não forem hidratadas regularmente. Hidratar o cabelo cacheado ao menos duas vezes na semana, sempre intercalando com a nutrição no cronograma capilar, é o primeiro passo para cabelos mais sedosos e definidos.

Por ser um fio mais seco, o cabelo cacheado aguenta hidratações mais potentes, ricas em extratos vegetais como a babosa, que é conhecida pelo seu alto poder de hidratação e por ser rica em vitaminas. Mas a hidratação vai além das escolhas dos produtos e outra dica de como hidratar o cabelo cacheado corretamente é dividir as madeixas e fazer a aplicação da máscara mecha a mecha, enluvando os fios. Como cabelos cacheados costumam ser mais secos, esse cuidado na hora da aplicação garante que a hidratação foi bem aplicada por todos os fios.

Como hidratar o cabelo com babosa: receita caseira é dica para potencializar a máscara de tratamento

Se você também é do time das receitinhas caseiras e tem fácil acesso a folhas de babosa, você também pode utilizar aquele gel que fica dentro da planta direto nas madeixas. Basta colocar em um pote, fazer a aplicação mecha a mecha e deixar agir nos fios por mais ou menos 15 minutos. Outra dica de como hidratar o cabelo com babosa é misturar o gel da planta na sua máscara de tratamento para potencializar o efeito.

 

Como hidratar o cabelo crespo: óleos e manteigas auxiliam no combate à opacidade e aspecto seco

Primos dos cabelos cacheados, os cabelos secos também são secos, só que de forma ainda mais intensa, fazendo com que as madeixas dessa textura sejam mais frágeis e sofram com a opacidade. Por isso, um dos maiores desafios das divas crespas é descobrir como hidratar o cabelo em casa e conseguir combater esses probleminhas.

Nesse caso, o truque é investir em hidratações profundas, potencializadas com óleos e manteigas, que atuam repondo os lipídios que o cabelo crespo não tem naturalmente, devolvendo brilho e maciez para esses fios. Não é por acaso que ativos como o óleo de linhaça, a manteiga de karité e óleo de coco são um das mais indicadas para quem tem esse tipo de fio e também os queridinhos de quem já testou.

Assim como as cacheadas, as crespas devem hidratar o cabelo ao menos duas vezes na semana, lembrando de também incluir a nutrição na rotina capilar, que é um tratamento complementar essencial para esses cabelos. As receitinhas caseiras também podem ser aliadas nos cuidados com o cabelo crespo e óleo de coco é um ingrediente coringa que pode ser utilizado de diversas formas. 

Se você gosta de fazer misturinhas simples, basta misturar umas gotinhas do produto na sua máscara de hidratação habitual. Mas se você quer saber como hidratar o cabelo com óleo de coco de uma forma mais elaborada e com outros ingredientes da despensa, a dica é misturar duas colheres de mel com quatro colheres de máscara de hidratação e uma colher de chá de óleo coco. Depois é só aplicar nos fios e deixar agir de 15 a 30 minutos.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram