Fique Diva - Como lidar com os nós de fada no cabelo crespo? Saiba como minimizar o embolado dos fios

05/12/2019 / Publicado por Dandara Franco

Como lidar com os nós de fada no cabelo crespo? Saiba como minimizar o embolado dos fios

Quer saber como lidar com os nós de fadas presentes nos cabelos crespos? Confira! (Foto: instagram, @creolenaturelle)

Quer saber como lidar com os nós de fadas presentes nos cabelos crespos? Confira! (Foto: instagram, @creolenaturelle)

Os nós de fadas acontecem de forma natural nos cabelos crespos que são extremamente finos (Foto: Instagram, @monpetitparadiisbyarmelle)

Os nós de fadas acontecem de forma natural nos cabelos crespos que são extremamente finos (Foto: Instagram, @monpetitparadiisbyarmelle)

O Fique Diva separou dicas de cuidados com o cabelo crespo para evitar os nós de fadas nas madeixas (Foto: Instagram, @chiziduru)

O Fique Diva separou dicas de cuidados com o cabelo crespo para evitar os nós de fadas nas madeixas (Foto: Instagram, @chiziduru)

O cronograma capilar ajuda a manter os fios saudáveis, o que evita a presença dos nós de fadas (Foto: instagram, @myfashionbreak)

O cronograma capilar ajuda a manter os fios saudáveis, o que evita a presença dos nós de fadas (Foto: instagram, @myfashionbreak)

Após o sucesso da transição capilar, o cabelo crespo tem ganhado cada vez mais os corações das nossas divas que amam um bom volume, mas sem esquecer da definição com a gelatina mix. Mas tem uma outra características dos cabelos crespos que as divas também conhecem muito bem: os famosos nós de fada que acabam deixando os cabelos mais embolados. Para driblar essa pequena dificuldade, o Fique Diva trouxe 5 dicas para lidar com os nós de de fada no cabelo crespo. Confira!

O que é o nó de fada?

Característica comum nos cabelos crespos, o nó de fada são pequenos nós nos cabelos crespos extremamente finos. Como ocorre de forma natural, o próprio fio acaba dando esse nó nas madeixas, principalmente nas pontas do cabelo. Depois que o nó já é feito no cabelo, a única alternativa de tirá-lo é cortar o fio bem rente ao nó. Mas, calma, trouxemos algumas dicas para que você possa evitar os temidos nós!

A fronha de cetim ajuda a diminuir o atrito nos fios

Como os cabelos crespos já possuem mais facilidade em ter os nós de fada, o ideal é aderir no dia a dia dicas que possam evitá-los, certo? Por isso, a nossa primeira dica é o uso da fronha de cetim ou a touca de cetim para dormir para evitar o atrito do cabelo com o pano das fronhas comuns. Além de aumentar o frizz indesejado, o atrito ajuda a formar mais nós de fadas por todos os  fios.  

Dica de diva: seguindo dicas para cuidar dos cabelos enquanto coloca o sono em dia, o Fique Diva também recomenda a umectação noturna + uso de twists! A nutrição capilar mantém os fios saudáveis e bem longe do ressecamento, característica que aumenta a presença do nó de fada, e o twists ajudam a desembaraçar os cachos sem danificá-los. 

 

Desembarace os cachos antes de aplicar a máscara de hidratação

Aplicar produtos no cabelo embaraçado pode gerar ainda mais nós de fadas e embolar as madeixas, principalmente se os fios estiverem elásticos. Desde a higienização até a finalização, cada produto tem a sua importância para cuidar das madeixas de forma correta mas para que a máscara possa ter o efeito ideal, os cabelos precisam estar prontos para receber o tratamento, diva, e isso inclui que o cabelo esteja desembaraçado para que o produto consiga penetrar na estrutura do fio e agir da melhor forma.

Dica de diva: faça o pré-shampoo antes de lavar os cabelos e dê adeus aos cabelos embaraçados, diva! O pré-shampoo ainda evita o ressecamento dos cabelos secos.

Utilize o reparador de pontas para evitar o surgimento dos nós de fada

Sabe aquele produtinho que podemos levar na bolsa para todos os lados? Pois é, diva, o óleo reparador de pontas é o item ideal que sempre vai te acompanhar para evitar a presença dos nós de fada, sem esquecer de dar um jeito nas pontas ressecadas, seja por algum processo químico ou pelas ações externas do dia a dia como exposição solar sem o uso de um creme com proteção UV e uso excessivo de secadores e chapinhas. O reparador ajuda a manter os fios saudáveis, afastando os nós de fada.

Pode "arranca" o nó de fada do cabelo?

A gente sabe bem que tem muita crespa por aqui que ama ficar caçando o nó de fada para poder arrancá-lo sem pensar duas vezes. Mas você sabia que ao fazer isso vocês está deixando o seu cabelo mais suscetível à quebra? Pois é, diva! Quando o fio é arrancado, as cutículas acabam ficando extremamente abertas e desprotegidas, o que influencia na presença de pintas duplas, ressecadas e até mesmo a quebra do cabelo, principalmente se houver o uso de alguma química. Caso queira retirar o nó de fada, a dica é cortar com uma tesoura o fio bem rente ao nó para não afetar o comprimento capilar. 

Não deixe o cronograma capilar de lado para garantir a saúde capilar

O cronograma capilar completo é uma das melhores alternativas para evitar o nó de fada. Junto com as outras dicas, a agenda de cuidados consegue manter os cachos saudáveis e com muito brilho, além de manter o cabelo crespo hidratado e muito bem cuidado - o que evita ameniza a presença dos nós de fada. A dica é seguir os tratamentos com os produtos adequados, por isso separamos uma listinha de produtos. Confira:

Hidratação capilar:  utilizar a Máscara de Hidratação Milagrosa com Água de Coco + Extrato de Babosa garante os cachos dos cabelos crespos ainda mais hidratados e com muito movimento! 

Reconstrução capilar: a queratina capilar é o nosso produtinho favorito! Além de ser super em conta, o produto consegue agir na estrutura capilar, garantindo a saúde das madeixas da melhor forma.

Nutrição capilar: as fãs de receitas caseiras vão amar a nutrição de maizena! Além de dar adeus às pontas espigadas, a nutrição ainda ajuda a fortalecer o cabelo crespo e diminuir o frizz. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram