Investir no mundo da coloração pode ser um caminho sem volta para as apaixonadas por mudança capilar, ainda mais depois de descobrir produtos que só facilitam o processo, como o tonalizante, por exemplo, que age apenas na superfície dos fios sem abrir ou danificar as cutículas das madeixas. Por isso, que tirar o tonalizante do cabelo pode ser mais fácil do que realmente parece!
Pegar sol ajuda a tirar o tonalizante do cabelo
Se você não usar produtos com proteção solar ou com proteção de cor, o sol vai acelerar o processo de desbotamento do fio, já que os raios UVB retiram as proteínas das madeixas, enquanto os raios UVA podem alterar a cor do seu cabelo.
Lavar o cabelo faz com que o tonalizante saia mais rápido
Como o tonalizante está só na superfície, lavar o cabelo com mais frequência faz com que a cor saia rápido, principalmente se o shampoo não tiver proteção solar e contar com a presença do sulfato como um aliado. O sulfato permite uma limpeza mais profunda do fio, retirando o tonalizante com mais facilidade.
Touca de shampoo para tirar o tonalizante
A touca de shampoo pode ser feita de três formas diferentes, mas em todas as opções existe o risco de ressecamento do fio, por isso o ideal é que, antes de fazer esse processo, você esteja com o cabelo sujo ou tenha feito alguma umectação noturna. O resultado de cada uma das opções depende estado atual de desbotamento do seu cabelo e o tipo de tonalizante utilizado anteriormente.
Não se esqueça: o ideal é que o shampoo utilizado seja com sulfato!
Opção 1: Shampoo com sulfato para retirar o tonalizante do cabelo
1º passo: Com o cabelo desembaraçado, divida o seu cabelo em mechas.
2º passo: Com o cabelo seco e desembaraçado, distribua o shampoo e esfregue o produto pelas mechas.
3º passo: Após aplicar o shampoo em todas as divisões das mechas, coloque uma touca e deixe agir por, pelo menos, uma hora.
Essa opção é a que menos danifica o fio, no entanto o resultado de desbotamento não é tão intenso quanto os próximos. Se o seu cabelo estiver completamente saudável, opte pelo shampoo antirresíduo para acelerar o resultado!
Opção 2: Shampoo com sulfato + bicarbonato de sódio para retirar o tonalizante do cabelo
Nessa opção, após separar as mechas do seu cabelo, é só passar a mistura do shampoo com um sachê de bicarbonato de sódio por todo o fio e deixar agir entre 30 minutos e uma hora, dependendo do estado do seu cabelo e o quanto você quer desbotar.
Opção 3: Shampoo com sulfato + pó descolorante + óleo babadeiro para retirar o tonalizante do cabelo
Aqui temos a ação de uma química, já que o descolorante, mesmo que em pequena proporção, acaba penetrando no fio. Por isso, recomendamos algumas gotas daquele óleo babadeiro para potencializar a sua shampoozada e proteger seu cabelo!
Dica de diva: só use essa opção se o seu cabelo não estiver muito danificado, viu, diva? É só misturar o shampoo e o pó descolorante com o seu óleo preferido! Pode ser de rícino, de coco e até o de argan - o importante é ter aquele óleo para tratar os fios durante o processo.