Fique Diva - Como tirar oleosidade do cabelo? 6 dicas para conquistar fios soltos sem ressecamento

25/10/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Como tirar oleosidade do cabelo? 6 dicas para conquistar fios soltos sem ressecamento

Não sabe como tirar oleosidade do cabelo sem ressecar os fios? Confira 6 dicas que vão do detox capilar até o reparador de pontas (Foto: Instagram @emeliebattah)

Não sabe como tirar oleosidade do cabelo sem ressecar os fios? Confira 6 dicas que vão do detox capilar até o reparador de pontas (Foto: Instagram @emeliebattah)

Fazer o detox capilar com um shampoo para cabelo oleoso e condicionador com ativos desintoxicantes ajuda no controle da oleosidade (Foto: Instagram @kristinamendonca)

Fazer o detox capilar com um shampoo para cabelo oleoso e condicionador com ativos desintoxicantes ajuda no controle da oleosidade (Foto: Instagram @kristinamendonca)

Para acabar com a oleosidade do cabelo sem ressecar, fazer hidratações com máscara detox e usar um reparador de pontas é essencial (Foto: @faceovermatter)

Para acabar com a oleosidade do cabelo sem ressecar, fazer hidratações com máscara detox e usar um reparador de pontas é essencial (Foto: @faceovermatter)

Para quem tem cabelos oleosos, o que fazer com os fios para controlar a oleosidade sem ressecar as pontas é uma das maiores dúvidas. Esse fenômeno é bastante comum em cabelos ondulados, cacheados ou crespos que concentram a oleosidade na raiz por conta do seu formato que impede que o óleo se espalhe pelo comprimento. No entanto, também pode acontecer com os cabelos lisos, já que muitas mulheres apostam no excesso de lavagens e shampoos altamente adstringentes na tentativa de controlar a oleosidade dos fios. A boa notícia é que pequenas mudanças no cuidado diário com as madeixas e escolha de produtos certos são essenciais para resolver o problema!

Se você se identificou com qualquer uma dessas situações, essa matéria é para você, diva! Separamos 6 dicas para acabar com a oleosidade do cabelo sem ressecamento. Confira!

Essas são as dicas para tirar oleosidade do cabelo sem ressecar:

  • 1. Faça um detox capilar com shampoo e condicionador;

  • 2. Hidrate os cabelos com uma máscara leve e detox;

  • 3. Sempre lave o cabelo oleoso com água fria ou morna;

  • 4. Lave o cabelo em dias alternados;

  • 5. Use um creme reparador de pontas com ação hidratante;

  • 6. Não aproxime ferramentas de calor do couro cabeludo.

1. O detox capilar é uma das melhores formas de controlar a oleosidade da raiz

Quem busca dicas de como tirar oleosidade do cabelo e ainda não ouviu falar de detox capilar, tem procurado no lugar errado, viu? A função do detox é fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando o excesso de oleosidade e removendo resquícios de produtos e impurezas que estimulam a produção excessiva de óleos. O tratamento auxilia no controle da oleosidade, mantendo os fios leves e soltos sem ressecar.

E como fazer detox capilar? Bem, apesar do nome que lembra dieta, o detox capilar é feito com um shampoo e condicionador. Para isso, é necessário escolher produtos específicos, que contenham ingredientes purificantes e hidratantes na fórmula. Quer um exemplo? O shampoo para cabelo oleoso e o condicionador da linha Niely Gold Detox contêm chá verde, famoso por sua ação detox e por proporcionar brilho e maciez às madeixas, e o limão, que é rico em vitamina C e tem ação hidratante. Combinações como essa são poderosas para tirar a oleosidade do cabelo sem deixar os fios ressecados.

2. Fazer hidratação no cabelo oleoso da forma correta previne o ressecamento dos fios

Sim, quem quer tirar oleosidade do cabelo também precisa fazer hidratação. O tratamento é essencial para a saúde das madeixas e vai evitar o ressecamento. No entanto, quem tem cabelo oleoso deve apostar em máscaras leves e preferencialmente ricas em ativos purificantes, como o próprio chá verde e o limão, por exemplo. Uma máscara detox é uma boa aposta, pois vai complementar o detox capilar iniciado com o shampoo e o condicionador deixando os fios bem hidratados com leveza.

Mas a textura e os ingredientes não resolvem o problema sozinhos, diva: a forma de aplicação também faz toda a diferença. Por isso, nada de aplicar a máscara diretamente ou muito perto da raiz, concentrando a aplicação 100% no comprimento e pontas. E não exagere na quantidade, use apenas a porção necessária para espalhar uniformemente por todo o cabelo, de acordo com o tipo, comprimento e volume dos seus fios.

3. Evitar a água quente reduz a oleosidade do cabelo e o ressecamento ao mesmo tempo

A lavagem é um momento importantíssimo para quem tem madeixas oleosas. E se o seu objetivo é acabar com a oleosidade do cabelo sem ressecar, evitar a água quente é fundamental. A temperatura elevada estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo e dilata as cutículas dos fios, causando o ressecamento do comprimento e pontas. Lavando os cabelos com água fria ou morna você evita os dois problemas de uma só vez e ainda consegue cabelos mais brilhosos e saudáveis, já que a água com temperatura mais baixa deixa as cutículas bem seladas.

4. Use o shampoo para cabelo oleoso em dias alternados

Falando em lavagem, um erro muito comum das divas de cabelo oleoso é lavar a cabeça todos os dias acreditando que isso vai acabar com a oleosidade. Mas, na verdade, o que acontece é o contrário: o couro cabeludo fica ressecado e começa a produzir ainda mais óleo para compensar. Esse fenômeno se chama efeito rebote e pode ser evitado com lavagens em dias alternados. 

O excesso de lavagens também resseca o comprimento e pontas, pois retira a camada de hidratação e oleosidade natural que é necessária para a maciez e brilho dos fios. Por isso, fazer as lavagens dia sim, dia não - sempre  usando o seu shampoo para cabelo oleoso seguido do condicionador e/ou da máscara - é muito mais eficaz para tirar a oleosidade do cabelo.

5. Aplicar um creme reparador de pontas evita o cabelo oleoso ressecado nas pontas

Nenhuma rotina de tratamento fica completa sem um finalizador. E para quem quer resolver o problema do cabelo oleoso ressecado nas pontas, vale apostar em um creme reparador de pontas. Esse tipo de produto confere mais hidratação para as pontinhas ressecadas, além de auxiliar a combater o frizz e a formação de pontas duplas.

A fórmula purificante e a textura leve são fundamentais. Por isso, a nossa dica de diva é apostar em reparador de pontas cuja fórmula contenha chá verde, aquele ingrediente que faz o detox capilar, e vitamina E, uma vitamina com poderosa ação hidratante e antioxidante. Se o produto oferecer proteção térmica e filtro UV, melhor ainda! Isso vai manter as madeixas livres do ressecamento causado por chapinha, secador, babyliss e pelos raios solares.

6. Evite aproximar as ferramentas de calor do couro cabeludo e proteja os fios durante o uso

Lembra que expor o couro cabeludo a temperaturas elevadas pode estimular a oleosidade? Isso não acontece só com a água do chuveiro, diva. Secador, chapinha e babyliss podem provocar o mesmo efeito se você aproximá-los demais da raiz durante a estilização das madeixas no dia a dia. O excesso de contato também pode causar queimaduras e deixar o couro cabeludo irritado, causando coceira e descamação.

E tem mais: as ferramentas de calor também ressecam o comprimento e pontas dos fios, especialmente se usadas com frequência, o que pode intensificar o problema do cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas. Por isso, mantenha-as sempre a 10 cm de distância do couro cabelo e não deixe de proteger as madeixas com um finalizador com proteção térmica sempre que for usá-las.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram