Fique Diva - Crescimento capilar: 5 hábitos que prejudicam o processo

13/11/2020 / Publicado por Úrsula Lima

Crescimento capilar: 5 hábitos que prejudicam o processo

Crescimento capilar: confira alguns dos principais hábitos que podem prejudicar o processo (Foto: Instagram, @elaisaya)

Crescimento capilar: confira alguns dos principais hábitos que podem prejudicar o processo (Foto: Instagram, @elaisaya)

O crescimento capilar é uma das preocupações mais comuns entre as mulheres, especialmente depois de um corte que não deu certo ou até mesmo durante a transição capilar. Em média, os fios crescem um centímetro por mês. No entanto, vale lembrar que algumas atitudes simples e vistas como inofensivas podem influenciar diretamente no crescimento de cabelo. Mas será que você sabe que hábitos são esses? Pensando em te ajudar, o Fique Diva reuniu os erros que podem resultar na queda de cabelo e impedir o crescimento saudável das suas madeixas. Veja só!

1) Banho com água quente pode prejudicar o crescimento capilar

Um banho bem quentinho é capaz de aliviar todo o estresse do dia a dia, não é mesmo? No entanto, esse hábito reconfortante pode não ser uma boa escolha para quem busca investir no crescimento capilar. Isso porque a temperatura alta da água faz com que as cutículas dos fios fiquem dilatadas permanentemente, resultando em cabelos quebradiços e ressecados. Para garantir o crescimento de cabelo de maneira saudável, o ideal é optar pelas temperaturas frias ou mornas no momento em que for lavar as madeixas.

2) O uso excessivo de ferramentas de calor, como chapinha e secador, contribui para a queda de cabelo

Se você faz parte do time de mulheres que não abre mão de um cronograma capilar para crescimento, já deve saber que as ferramentas de calor podem ser verdadeiras vilãs nesse processo, certo? Embora sejam muito utilizados para finalizar as madeixas, a chapinha, o secador e o babyliss podem agredir a fibra capilar, resultando em frizz, ressecamento e queda de cabelo. Ou seja: eles podem anular todos os cuidados que você tem com as suas madeixas. Por isso, é importante aplicar um leave-in com proteção térmica para proteger os fios e garantir o crescimento capilar. Ah, e se puder intercalar os dias em que usa os aparelhos, a saúde de seus fios vai agradecer!

3) Penteados de cabelo muito apertados também podem influenciar no crescimento capilar

Se você tem o costume de usar penteados como tranças, rabos de cabelo e coques muito apertados, saiba que está na hora de mudar os hábitos. Ainda que garantam mais estilo e até mesmo praticidade ao dia a dia, eles podem ser extremamente prejudiciais ao crescimento de cabelo. Isso porque esses modelos, que também são conhecidos como penteados de alta tração, podem danificar a fibra capilar e resultar em fios quebradiços. Por isso, é importante evitá-los sempre que possível e, caso contrário, optar pelas presilhas de pano ou algodão, já que as feitas de elástico estimulam ainda mais a queda de cabelo.

4) Abrir mão do cronograma capilar para crescimento é um dos erros mais comuns 

Não é novidade para ninguém que investir em um cronograma capilar é o primeiro passo para garantir o crescimento de cabelo. Ainda assim, é comum que algumas divas deixem esses cuidados de lado, o que pode contribuir para o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a queda de cabelo. Sendo assim, é importante lançar mão de produtos com ativos que ajudem a entregar aos fios tudo o que eles precisam para se manterem saudáveis. Uma máscara de hidratação com café, por exemplo, pode ser a base do seu cronograma capilar para crescimento, já que o ingrediente é um dos mais recomendados para quem sonha conquistar madeixas longas. Além disso, você também pode usar a nutrição como uma das etapas para acelerar o crescimento capilar. Nesse caso, vale apostar em alguns óleos, como o de rícino, para garantir o projeto Rapunzel. 

5) Pentear o cabelo agressivamente pode comprometer o crescimento capilar

Você pode até duvidar, mas a forma como você penteia as suas madeixas também pode influenciar no crescimento capilar. Pentear de forma agressiva, por exemplo, é um erro clássico entre as meninas que possuem cabelos lisos e ondulados, mas que também pode atingir as crespas e cacheadas. Acontece que, os fios molhados ficam mais frágeis que o normal, exigindo mais cuidado e paciência na hora de desembaraçar. Por isso, nada de passar o pente da raiz até as pontas, ok? Nesse caso, o ideal é aplicar um pouco de creme de pentear e depois ir removendo os nós de baixo para cima para evitar a quebra do fio.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram