Fique Diva - Cronograma capilar para cabelo crespo: como fazer hidratação, nutrição e reconstrução nos cachos do tipo 4

28/05/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Cronograma capilar para cabelo crespo: como fazer hidratação, nutrição e reconstrução nos cachos do tipo 4

O cronograma capilar para cabelos crespo deixa os fios mais brilhantes e saudáveis (Foto: Instagram @globalcoutureblog)

O cronograma capilar para cabelos crespo deixa os fios mais brilhantes e saudáveis (Foto: Instagram @globalcoutureblog)

A hidratação para cabelo crespo deixa os fios ainda mais brilhosos (Foto: Instagram @whitneymadueke)

A hidratação para cabelo crespo deixa os fios ainda mais brilhosos (Foto: Instagram @whitneymadueke)

Todos os tipos de cabelo crespo podem receber os benefícios de um cronograma capilar completo (Foto: Instagram @iydamichael)

Todos os tipos de cabelo crespo podem receber os benefícios de um cronograma capilar completo (Foto: Instagram @iydamichael)

Os cabelos crespos podem se livrar do frizz com uma boa nutrição nos fios (Foto: Instagram @modelesque_nic)

Os cabelos crespos podem se livrar do frizz com uma boa nutrição nos fios (Foto: Instagram @modelesque_nic)

Os cabelos crespos precisam da etapa de reconstrução uma ou duas vezes no mês (Foto: Instagram @watchciwork)

Os cabelos crespos precisam da etapa de reconstrução uma ou duas vezes no mês (Foto: Instagram @watchciwork)

O cronograma capilar é conhecido como o salvador de todos os tipos de cabelo, inclusive o crespo. Essa rotina de cuidados com os fios renova a aparência e saúde dos cabelos, aumentando assim a autoestima de cacheada. Como os fios crespos do tipo 4A, 4B e 4C são bem mais secos que os outros, já que a oleosidade natural tende a ter dificuldade em chegar nas pontas dos fios espirais, é importante que eles recebam todos os nutrientes necessários para ficarem hidratados, nutridos e reconstruídos. Para te ajudar, o Fique Diva vai te mostrar quais são os benefícios e ensinar a como fazer o cronograma capilar para cada objetivo: crescimento, transição, cabelos muito ou pouco danificados e saudáveis. Confira!

Os benefícios e como fazer cada etapa do cronograma capilar para cabelos crespos

Para começar, cada passo do cronograma capilar traz benefícios específicos para os fios, e é essencial que você faça cada um deles para a melhora da sua saúde capilar. Mas não se preocupe, com o tempo vai virar uma rotina! No cronograma capilar, existem três etapas: a hidratação, a nutrição e a reconstrução, e você vai aprender agora como cada uma age nos fios e os seus resultados.

Hidratação: essa primeira etapa é responsável por devolver água aos fios, que resulta em um cabelo crespo mais brilhoso, saudável e macio. Procure por uma máscara de hidratação que tenha ingredientes como óleo de coco, óleo de argan, linhaça, abacate, babosa e D-Panthenol.

Como fazer: lave o cabelo com shampoo, aplique uma máscara de hidratação em todos os fios úmidos, espere pelo tempo indicado na embalagem e enxágue em seguida.

Nutrição: a nutrição capilar repõe os lipídios aos fios, que são responsáveis por devolver a oleosidade natural. Essa etapa deixa os fios com mais brilho, macios e protegidos de agressões externas, ajudando também na definição do cabelo.

Como fazer: você pode fazer a nutrição com máscara de nutrição ou com óleo vegetal. No caso do óleo vegetal, é só aplicar em todo o cabelo seco e massagear o couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea. Deixe agir por, no mínimo, 2 horas e em seguida enxágue com shampoo e condicionador.

Reconstrução: a reconstrução repõe a massa capilar, devolvendo as proteínas necessárias aos fios, que resulta em um cabelo crespo mais forte. Ela deve ser feita de 15 em 15 dias ou a cada um mês, depende da necessidade dos fios no momento.

Como fazer: você pode utilizar uma máscara de reconstrução ou queratina líquida. No caso da queratina líquida, lave o cabelo com shampoo e borrife o ingrediente nos fios ainda úmidos. Passe por todo o comprimento e pontas e deixe agir por 10 minutos, em seguida enxágue.

Faça um teste da porosidade para saber se os fios estão saudáveis ou danificados

O teste da porosidade capilar vai te ajudar a entender o que o seu cabelo está precisando no momento, além de descobrir o grau de dano dos fios, ou seja, se o seu cabelo crespo está saudável ou precisando de cuidados mais intensos. Antes de fazer o teste, lave o seu cabelo com shampoo e condicionador e deixe ele secar naturalmente. Separe um copo transparente de água filtrada e coloque um fio de cabelo seco nele. 

Se ele boiar, o seu cabelo está saudável, mas precisa fazer hidratação para que ele absorva mais nutrientes. Se ele ficar no meio do copo, ele está com média porosidade e os nutrientes penetram mais no fio, e precisa apostar mais em nutrição. Se ele chegar ao fundo do copo, o cabelo precisa de uma reconstrução poderosa para repor a massa capilar. Em todos os casos, é importante que você faça todas as etapas do cronograma para que não deixe de faltar nenhum nutriente importante nos seus fios.

Cronograma capilar para cabelos crespos 4A, 4B e 4C saudáveis

Caso o seu fio tenha flutuado no teste da porosidade, ele está saudável. Mas você pode fazer o cronograma capilar para aumentar a sedosidade e brilho, além de receber os outros benefícios. Foque principalmente na hidratação e faça também as outras etapas. E como o seu cabelo está saudável, ele só precisa de uma reconstrução por mês para repor as proteínas. Confira como ficou o seu cronograma capilar para cabelo crespo:

Primeira semana: hidratação + hidratação + nutrição;

Segunda semana: hidratação + nutrição + hidratação;

Terceira semana: hidratação + nutrição + reconstrução;

Quarta semana: hidratação + hidratação + nutrição.

Cronograma capilar para cabelos crespos mais ou menos danificados

Se o seu fio crespo ficou no meio do copo, quer dizer que ele está entre o saudável e o danificado. Por isso, é importante que você, diva, capriche na nutrição e continue fazendo as outras etapas também. Com o tempo, você vai ver o seu cabelo mais alinhado e nutrido, com uma aparência muito mais bonita. Veja como ficou o seu cronograma capilar:

Primeira semana: hidratação + nutrição + hidratação;
Segunda semana: hidratação + hidratação + nutrição;
Terceira semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
Quarta semana: hidratação + nutrição + hidratação.

Cronograma capilar para cabelos crespos muito danificados

Caso o seu fio tenha afundado, quer dizer que ele precisa de uma reconstrução super potente para repor a massa capilar. Os fios ressecados, opacos e quebradiços ficarão mais saudáveis ao longo das reconstruções, sendo necessário um pouquinho de paciência. Além disso, é importante que a reconstrução não seja feita toda semana, já que feita em excesso ela pode ter um um efeito contrário nos seus fios, os deixando com um aspecto endurecido. Continue também fazendo a hidratação e a nutrição para fios brilhantes e sem frizz. Confira como ficou o seu cronograma capilar para cabelos crespos muito danificados:

Primeira semana: nutrição + hidratação + nutrição;
Segunda semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
Terceira semana: hidratação + hidratação + nutrição;
Quarta semana: hidratação + nutrição + reconstrução.

Cronograma capilar para cabelos crespos em transição

Na transição capilar, você pode perceber que os fios de texturas diferentes estão precisando de mais cuidados, para que os cachos tão desejados cresçam definidos e saudáveis. Seguindo um cronograma capilar, a sua transição vai ocorrer de uma forma mais rápida e tranquila, deixando tanto os fios alisados quanto os fios novos mais bonitos. É importante que a sua nutrição seja super caprichada nos fios que estão nascendo, para que eles fiquem nutridos e já criando o formato espiral.

Primeira semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
Segunda semana: nutrição + hidratação + nutrição;
Terceira semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
Quarta semana: hidratação + hidratação + nutrição.

 

Cronograma capilar para crescimento de cabelos crespos

Esse cronograma vai ajudar a acelerar o crescimento dos seus fios crespos. Como pode ver, têm alguns elementos novos nesse cronograma. A hidratação de café é uma ótima forma de ajudar o cabelo a crescer com força, já que a cafeína estimula a circulação sanguínea dos fios, o que acelera o crescimento. Mas, para hidratar de forma saudável, você pode apostar em máscaras de tratamento com a cafeína na composição, como a de Suplemento Capilar Cafeína + Gengibre , de Niely Gold, que não tem parabenos. 

Já para a umectação capilar e nutrição, você pode apostar no óleo de rícino, que também estimula o crescimento do cabelo. Massageie bem o couro cabeludo e espere os resultados nas próximas semanas e meses!

Primeira semana: hidratação de café + hidratação + nutrição;
Segunda semana: hidratação + umectação + hidratação de café;
Terceira semana: hidratação + nutrição + hidratação de café;
Quarta semana: hidratação + umectação + reconstrução.

Por quanto tempo devo fazer o cronograma capilar para cabelos crespos?

Você pode fazer o cronograma capilar por seis meses e ficar um mês sem fazer, apenas lavando os fios crespos com shampoo, máscara, condicionador e creme de pentear. Depois desse mês, você pode voltar ao cronograma, mas se o seu cabelo não ficar pesado depois desses seis meses, não precisa fazer uma pausa da técnica. Mas não se preocupe, os resultados são rápidos! Dependendo do estágio do seu cabelo crespo, os benefícios do cronograma podem ser vistos dentro de um a dois meses.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram