Não importa qual o tipo de química que você está usando nos seus fios, de alguma forma, ela irá danificar suas madeixas. E pior: o tipo de produto que você está utilizando pode acabar danificando mais que outros, sabia? Mas e no caso da descoloração e da coloração? Qual dessas técnicas estraga mais o cabelo? Se você está pensando em mudar o visual e ainda não sabe qual dos dois procedimentos usar, é só continuar lendo essa matéria!
A descoloração é muito mais agressiva do que a coloração
Sem sombras de dúvida a descoloração desgasta mais do que a coloração. Quando aplicado no cabelo, o descolorante penetra na cutícula dos fios, retirando todo o pigmento. Após esse processo, o cabelo perde massa capilar, ou seja, fica muito frágil e ressecado. Já a coloração não possui essa função clareadora, ou seja, ela acaba não danificando tanto as madeixas.
É importante cuidar dos fios antes de colorir ou descolorir os fios?
Mais importante do que cuidar das madeixas depois de mudar o visual é tratar deles antes de passar pela transformação. Além de correr o risco do resultado não ser como você esperava, seu cabelo pode ficar muito mais frágil do que o esperado. Então, invista em uma rotina saudável e faça o teste de mecha antes de descolorir ou colorir os fios.
Faça o teste de porosidade em casa e veja como está a saúde do seu cabelo
O teste de porosidade pode ser feito facilmente em casa, sem muitos esforços. Ele é ótimo para saber se o seu cabelo está preparado para um processo agressivo como a descoloração, por exemplo. Basta você pegar um copo, enchê-lo de água, colocar um fio de cabelo dentro e esperar cinco minutos. Se ele boiar, suas madeixas estão precisando de hidratação, se ficar no meio, faça uma nutrição. E, se afundar, faça uma reconstrução. Fácil né?
Se seu cabelo for muito escuro, faça o processo de descoloração com ajuda profissional
Não vá achando que é só tacar o pó descolorante com a água oxigenada nos fios e pronto. Se seus fios forem muito escuros, você vai precisar de ajuda profissional para chegar no tom que deseja, além também de evitar acidentes com a tonalidade dos seus fios. Escolha a nuance sonhada, procure um cabeleireiro de confiança e vai lá ficar linda, amiga!