Algumas mulheres têm o cabelo preto natural e morrem de vontade de clarear os fios, assim como outras pintaram as madeixas com a coloração e querem mudar o visual. O problema é que, por ser um tom bem escuro, ele não é tão simples de clarear. Quer saber como descolorir os fios pretos sem medo? O Fique Diva conversou com Andréa Gomes, cabeleireira e visagista no Espaço Andréa Gomes, em Copacabana, que tirou todas as dúvidas!
Dá para clarear o cabelo preto natural sem precisar da descoloração
Pode parecer impossível, mas dá para clarear os fios muito escuros apenas com a coloração. No entanto, conforme as regras de colorimetria, só é possível clarear até três tons, por isso o resultado não fica tão visível dependendo da nova cor que você deseja. Nesse caso, se for acima dessa média, é necessário descolorir os fios.
Além disso, também é importante ficar atenta à aplicação do produto nos fios, que deve ser feita por um profissional: “Seja com a coloração ou o pó descolorante, o ideal é começar a aplicação pelas pontas e depois subir para a raiz, pois o couro cabeludo é quente e acelera o processo químico. Resultado: você pode ficar com a raiz mais clara do que o restante dos cabelos”, explica Andréa.
Quer clarear o cabelo pintado de preto? Atenção!
A coloração não clareia coloração. Por isso, se você pintou o cabelo de preto e agora quer clarear, vai ter que descolorir as madeixas. Como esse processo é muito agressivo e pode causar quebra, não pode esconder nada do seu cabeleireiro, viu?
“Para clarear de uma maneira uniforme, é preciso saber qual foi o produto usado e há quanto tempo a cliente pinta o cabelo de preto. Isso porque algumas colorações não são compatíveis com o pó descolorante e, se ela já colore há muito tempo, é muito mais difícil o clareamento”.
Todo cabelo preto fica avermelhado na hora de descoloração
Se você descoloriu o cabelo e ficou desesperada ao perceber que seus fios ficaram avermelhados, fica calma! Isso é muito comum de acontecer, pois quem tem as madeixas naturalmente pretas ou muito escuras possui o fundo puxado para o vermelho.
Segundo Andréa, é fundamental fazer um teste de mecha antes de iniciar a mudança. “Para quem tem cabelos pretos, ficar loira pode ser uma caixinha de surpresa, por causa do fundo avermelhado. Então, é melhor fazer um teste de mecha antes e também usar uma coloração que neutralize esse fundo. As mais indicadas são as que têm pigmento verde, conhecido como mate”.
Saiba os cuidados após descolorir os cabelos pretos
A descoloração é bem agressiva para as madeixas, já que aumenta o ressecamento e a porosidade dos fios. “A hidratação precisa fazer parte da rotina de cuidados, pelo menos uma vez por semana. Além disso, uma reconstrução mais profunda, mensalmente, ajuda a manter os cabelos mais saudáveis”.
Outra dica importante é manter os cuidados não só com tratamentos específicos, mas no dia a dia também. O uso de shampoos e condicionadores que hidratam e preservam a cor, além de um finalizador com filtro UV, são perfeitos. Ah! E o retoque pode ser feito de acordo com o seu crescimento, mas geralmente é bom dar um espaço de um mês ou 20 dias.