Fique Diva - Quando devo fazer um detox capilar? 5 situações para apostar no tratamento e dicas de produtos

30/11/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Quando devo fazer um detox capilar? 5 situações para apostar no tratamento e dicas de produtos

O detox capilar pode ser um alidado para diversas necessidades do cabelo! Saiba quando fazer o tratamento (Foto: Instagram @alyssarxs)

O detox capilar pode ser um alidado para diversas necessidades do cabelo! Saiba quando fazer o tratamento (Foto: Instagram @alyssarxs)

Você pode fazer o detox capilar para eliminar os resíduos que se acumulam no cabelo após as idas à praia no verão (Instagram @aminamarie)

Você pode fazer o detox capilar para eliminar os resíduos que se acumulam no cabelo após as idas à praia no verão (Instagram @aminamarie)

Você pode fazer o detox capilar para controlar o oleosidade do couro cabeludo e estimular o crescimento saudável dos fios (Foto: Instagram @angelina.lilienne)

Você pode fazer o detox capilar para controlar o oleosidade do couro cabeludo e estimular o crescimento saudável dos fios (Foto: Instagram @angelina.lilienne)

O detox capilar purifica o cabelo oleoso e pesado por acumulo de produtos de finalização (Foto: Instagram @joyjah)

O detox capilar purifica o cabelo oleoso e pesado por acumulo de produtos de finalização (Foto: Instagram @joyjah)

detox capilar é um tratamento importante para a saúde capilar. Mas você sabe em que momentos deve fazer, diva? Embora seja mais associado ao controle de oleosidade, ele também tem outras finalidades na rotina, podendo inclusive ajudar a potencializar o efeito de outros tratamentos e auxiliar no crescimento saudável das madeixas.

Confira 5 situações em que é necessário fazer um detox capilar e saiba como tirar o máximo de proveito desse tratamento no seu dia a dia!

1. Faça o detox capilar se seus cabelos estiverem pesados pelo acúmulo de produtos

Você usa muitos produtos de finalização no dia a dia? Cremes de pentear, óleos e silicones são grandes aliados na hora de fazer penteados, dar definição aos cachos ou revitalizar os fios no day after, mas o acúmulo desses produtos nos fios pode deixar o cabelo oleoso, pesado e sem vida. É aí que entra o detox capilar, diva. Como a sua função é limpar profundamente o couro cabeludo e os fios de cabelo, esse tratamento elimina o acúmulo de produtos, devolvendo a leveza, o movimento e o brilho aos fios. É como se as madeixas passassem por um "reset" e ficassem novas em folha.

2. Se as suas hidratações não dão resultado, pode ser a  hora de desintoxicar os fios

Ter a impressão de que nenhuma hidratação, nutrição ou outro tratamento dá resultado no cabelo é algo bastante comum. Embora possa ter diferentes causas, como excesso de danos ou a porosidade capilar, o acúmulo de resíduos também pode ser o responsável por esse problema. Isso acontece porque o acúmulo de resíduos de produtos pode criar uma camada ao redor da fibra capilar, impedindo a penetração dos nutrientes das máscaras de tratamento. E quando o acúmulo é muito elevado, um shampoo tradicional pode não ter o poder de purificação necessário para removê-lo. Por isso, fazer o detox capilar, que tem justamente a função de desintoxicar os fios, é a melhor aposta nesses casos.

3. Use o detox capilar para ajudar a estimular o crescimento saudável dos cabelos

Para o cabelo crescer saudável é preciso que o couro cabeludo esteja saudável. O excesso de oleosidade, acúmulo de impurezas e resíduos de produtos podem obstruir os folículos capilares e atrapalhar o crescimento saudável dos fios, podendo até causar queda de cabelo em casos mais graves. Por isso, o detox capilar pode ser um grande aliado do seu projeto Rapunzel: ao desintoxicar o couro cabeludo regularmente, mantendo o couro cabeludo bem tratado e saudável, os fios tem um ambiente propício para se desenvolverem de forma saudável, sem quebra ou queda. 

4. Não sabe como acabar com a oleosidade do cabelo? Aposte no detox capilar

Falando em cabelo oleoso, o detox capilar é um dos maiores aliados das divas que sofrem com esse problema. Além do acúmulo de resíduos, a oleosidade também pode ser uma condição natural em alguns casos. Um exemplo são as divas de cabelo liso e ondulado, que costumam ter o cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas.  

Então, se você vive procurando dicas sobre cuidados com o cabelo oleoso, o que fazer para acabar com a oleosidade e não precisar lavar as madeixas todos os dias, o detox capilar é a sua resposta. O tratamento purifica o couro cabeludo, evitando a obstrução dos folículos capilares e controlando a produção de oleosidade. E para não ressecar as pontas, aposte sempre que misturem ativos hidratantes, antioxidantes e purificantes na fórmula.

5. O verão é um ótimo momento para purificar o cabelo e o couro cabeludo

Durante o verão as idas à praia são mais frequentes, e por conta disso os cabelos precisam de cuidados especiais durante e no fim da estação. Além do ressecamento causado pelo excesso de sol e contato com a água salgada, há o acúmulo de resíduos do próprio sal e outras impurezas encontradas na água da praia, além de areia. Tudo isso pode deixar o cabelo oleoso, rígido e sem brilho. Por isso, vale a pena fazer uma limpeza profunda e purificar os fios para que eles recuperem a maciez e a sedosidade.

Como fazer detox capilar: produtos, dicas e frequência do tratamento

Nada de receitas caseiras, viu, diva? Para fazer um detox capilar sem danificar os fios é essencial investir em produtos específicos para essa finalidade. Procure produtos que a fórmula contenha ingredientes como o chá verde e o limão, que tem ação purificante, hidratante e antioxidante e são perfeitos para eliminar o excesso de oleosidade, resíduos e impurezas sem ressecar os fios.

A nossa dica de diva é a linha Niely Gold Detox, que contém shampoo, condicionador, máscara de tratamento e um reparador de pontas com vitamina E para um tratamento detox completo.

Já a frequência ideal para fazer o detox capilar varia de cabelo para cabelo. Quem tem o cabelo oleoso pode fazer o tratamento em todas as lavagens (lembrando que não se deve lavar as madeixas todos os dias!). Já quem vai usar o detox para controlar a oleosidade causada por acúmulo de produtos e resíduos pode incluir o tratamento na rotina uma vez a cada 15 dias, sempre alternando com outros tratamentos do cronograma capilar.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram