Fique Diva - Saiba como retocar a raiz do cabelo ruivo sem manchar e igualar o tom com o comprimento

14/03/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Saiba como retocar a raiz do cabelo ruivo sem manchar e igualar o tom com o comprimento

Preparamos um passo a passo de como retocar a raiz do cabelo ruivo em casa e igualar a cor com o comprimento (Foto: @hair_bykacey_)

Preparamos um passo a passo de como retocar a raiz do cabelo ruivo em casa e igualar a cor com o comprimento (Foto: @hair_bykacey_)

Para retocar a raiz do cabelo ruivo é necessário usar a mesma tinta do comprimento (Foto: @its_micaaah)

Para retocar a raiz do cabelo ruivo é necessário usar a mesma tinta do comprimento (Foto: @its_micaaah)

O retoque de raiz do cabelo ruivo deve ser feito a cada dois meses (Foto: @tiffygotsthishair)

O retoque de raiz do cabelo ruivo deve ser feito a cada dois meses (Foto: @tiffygotsthishair)

Retocar a raiz do cabelo ruivo é uma tarefa mais simples do que parece, mas pode gerar algumas dúvidas em quem vai fazer o procedimento pela primeira vez. De forma geral, fazer o retoque de raiz é bem similar ao processo de pintar o cabelo em casa, com a diferença de que a tinta não deve ser aplicada no comprimento dos fios, a menos que eles estejam desbotados. Nesse caso, o tempo de pausa é o que determina o resultado final da cor.

Ficou confusa? Calma, que a gente explica, diva! Para te ajudar nessa tarefa de retocar a raiz do cabelo ruivo sem manchar, separamos esse guia com algumas dicas certeiras. Confira!

Como retocar a raiz do cabelo ruivo: tudo que você precisa saber antes de começar

Antes de fazer o retoque de raiz, há alguns segredinhos sobre o processo que você precisa saber para evitar manchas. O primeiro deles é que o retoque deve ser feito a cada dois meses apenas, o que vai evitar que os fios sejam danificados pelo excesso de coloração. Isso também vai ajudar a prevenir as manchas, já que quanto maior o crescimento, mais complicado fica o processo de igualar a cor porque os fios mais próximos ao couro cabeludo clareiam mais rapidamente que o restante.

O segundo segredo é que você vai precisar avaliar todo o seu cabelo para saber se além da raiz crescida o comprimento está desbotando. Geralmente, o comprimento não precisa ser retocado de primeira, mas alguns tons de ruivo tendem a perder pigmentos com mais facilidade, o que torna necessário "reacender" a cor.

Por último, é importante garantir que a tinta ruiva utilizada no retoque de raiz do cabelo ruivo é a mesma do comprimento para evitar que o tom fique desigual.

A tinta ruiva deve ser aplicada apenas na parte crescida na hora do retoque de raiz

Como o objetivo é retocar a raiz, a tinta deve ser aplicada apenas nos fios crescidos. Para evitar que o produto seja aplicado no comprimento e de maneira desigual, separe os fios em mechas menores, o que vai possibilitar uma aplicação mais precisa com o pincel. De forma geral, o tempo de pausa indicado é de 35 a 40 minutos, e esse tempo deve ser respeitado para evitar que a raiz fique manchada ou mais escura que o comprimento.

Caso o comprimento esteja desbotado, o tempo de pausa do retoque deve ser menor

Se você perceber que o comprimento do cabelo ruivo está desbotado e que vai ser necessário igualar a raiz com o comprimento, o segredo para o retoque dar certo é fazer dois tempos de pausa diferentes.

Como os fios da raiz estão virgens e escuros, é necessário aguardar os 40 minutos de pausa para alcançar a cor. Por outro lado, como o comprimento já está colorido e a cor só precisa ser reativada, o ideal é que o tempo de pausa seja de até 10 minutos. Para facilitar o processo, a dica é começar a aplicação pela raiz e deixar agir durante os primeiros 20 minutos. Ao atingir essa marca, faça a aplicação no comprimento e  deixe agir pelos minutos finais. Depois, é só enxaguar normalmente.

Dica: em vez de um relógio comum, você pode usar o cronômetro do seu celular para fazer uma contagem de tempo mais precisa e não correr o risco de esquecer há quantos minutos começou a aplicar a tinta ruiva na raiz e no comprimento.

Meu cabelo é ruivo claro e preciso descolorir para retocar a raiz, e agora?

Se você pintou o cabelo com um tom de ruivo claro e vai precisar descolorir a raiz para retocar, o processo é bastante similar ao retoque sem descoloração, só vai exigir mais cuidados, diva. Na hora de passar o descolorante na raiz, é fundamental que a aplicação seja bastante precisa para que o produto não atinja o comprimento e mude a cor das madeixas.

Outra dica é deixar o descolorante na raiz pelo mesmo tempo de pausa que você deixou quando pintou os fios pela primeira vez para que você atinja a mesma tonalidade do comprimento. Lembrando sempre que a raiz clareia mais rápido por conta do calor do couro cabeludo. Caso a base fique mais clara ou mais escura, o resultado da cor também será desigual e será necessário corrigir com mais coloração ou tonalizante.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram