Fique Diva - Transição capilar de cabelo ondulado e cacheado: tem diferenças?

24/01/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Transição capilar de cabelo ondulado e cacheado: tem diferenças?

Você sabe como fazer transição capilar em cabelos ondulados? Saiba a diferença do processo no cabelo tipo 2 e nos cachos tipo 3 (Foto: Instagram @curlswithriri)

Você sabe como fazer transição capilar em cabelos ondulados? Saiba a diferença do processo no cabelo tipo 2 e nos cachos tipo 3 (Foto: Instagram @curlswithriri)

A diferença entre o cabelo ondulado e cacheado vai além da curvatura dos fios (Foto: Instagram @__sydneylynnn)

A diferença entre o cabelo ondulado e cacheado vai além da curvatura dos fios (Foto: Instagram @__sydneylynnn)

Durante a transição capilar do cabelo ondulado, a texturização ajuda a dar definição as fios (Foto: Instagram @_edwardsandco)

Durante a transição capilar do cabelo ondulado, a texturização ajuda a dar definição as fios (Foto: Instagram @_edwardsandco)

Transição capilar não é tudo igual. A transição capilar de cabelo ondulado é diferente da transição dos cabelos cacheados em vários aspectos. Por conta das diferenças entre as curvaturas 2ABC e 3ABC, a percepção da velocidade do crescimento dos fios, a definição e até os truques para lidar com as duas texturas mudam. Isso significa que, se você está pensando em iniciar esse processo de retorno ao cabelo natural, vai precisar conhecer bem as características de cada curvatura para saber como cuidar dos fios antes e depois do big chop.

Para te ajudar nessa tarefa, explicamos as diferenças entre a transição capilar do cabelo ondulado e cacheado. Confira!

Qual é a diferença entre cabelo cacheado e ondulado?

Embora o cabelo ondulado seja considerado um tipo de cabelo cacheado, existem várias diferenças entre os cabelos tipo 2 e as madeixas tipo 3. A primeira e principal delas é o formato dos fios. Os cabelos ondulados se caracterizam pelo formato de S, enquanto os cabelos cacheados têm formato espiralado, similar ao de um fio de telefone. Por conta disso, o cabelo cacheado define com mais facilidade, já o cabelo ondulado - especialmente as curvaturas 2A e 2B, que formam ondas mais abertas - tem mais dificuldade para definir.

E semelhanças entre as curvaturas, será que tem? Tem sim, diva! Ambas as madeixas onduladas e cacheadas tendem a ser mais secas no comprimento e pontas, já que a curvatura dificulta a passagem dos óleos produzidos no couro cabeludo por toda extensão dos fios. Com isso, é normal que tanto as divas de cabelo ondulado quanto as cacheadas tenham que lidar com frizz e volume.

Como fazer transição capilar em cabelos ondulados? Dicas e diferenças do processo nos fios tipo 2

Alisou o cabelo por muito anos e agora quer saber como fazer o cabelo voltar a ser ondulado? De forma geral, o início da transição capilar dos fios das curvaturas 2ABC é a mesmo que para outras curvaturas: o primeiro passo é parar de passar químicas no cabelo e cortar o uso de ferramentas de calor que alisam os fios, como chapinha e babyliss.

Porém, as onduladas têm alguns benefícios durante o processo. Como a diferença entre o cabelo ondulado natural e o cabelo liso é menor, a transição capilar de cabelo ondulado tende a ser mais simples e fácil de lidar com as duas texturas antes do big chop. Isso também reduz a necessidade de recorrer a chapinha ou babyliss para estilizar as madeixas no dia a dia, o que ajuda a preservar a saúde do cabelo natural que está crescendo.

Durante a transição capilar do cabelo ondulado, é essencial montar cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução, já que os fios podem ficar sensibilizados. Produtos que estimulem o crescimento saudável das madeixas também são bem-vindos, especialmente se você quiser tornar a sua transição mais rápida.

 

Quanto tempo dura a transição capilar do cabelo ondulado? Data do big chop determina fim do processo

A transição capilar dura até que o big chop seja realizado. Ou seja, até que você corte toda a parte lisa e mantenha apenas a parte natural você vai continuar em transição. Caso queira acelerar a transição, você pode cortar as madeixas já nos primeiros meses do processo e apostar em cortes curtos para cabelo ondulado estilosos e modernos. Caso não queira ficar com os cabelos curtinhos, vale apostar em tratamentos para estimular o crescimento das madeixas - mas lembrando que a velocidade normal de crescimento é de 1 a 1,5 cm por mês, ok, diva?

Tem diferença do tempo de transição capilar do cabelo ondulado e cacheado? Não, diva! De forma geral, todos os tipos de cabelo crescem de 1 a 1,5 cm por mês, independente da curvatura. E, nos dois casos, a transição só termina quando o grande corte é realizado. A única diferença é que os cabelos ondulados encolhem menos que os cacheados, por isso, as divas onduladas conseguem notar o crescimento dos fios com mais facilidade.

Como finalizar um cabelo ondulado em transição? Dicas de texturização para definir os fios 2ABC

Durante a transição capilar do cabelo ondulado, a texturização vai ser sua melhor amiga. Essa técnica ajuda a criar ondas e cachos nos fios de forma natural, o que é perfeito para quem está eliminando o uso de química, chapinha e babyliss e precisa esconder as duas texturas. Como o cabelo ondulado tem mais dificuldade para definir, a texturização também pode ser usada após o fim da transição. 

Essas são as melhores técnicas de texturização para cabelo ondulado em transição capilar:

- Fitagem:  é uma das técnicas de texturização mais usadas pelas divas que tem cabelos com curvatura em que os fios são divididos como se fossem fitas durante a aplicação do creme de pentear. Depois, basta apertá-los de baixo para cima e secar com um difusor ou deixar secar naturalmente. Você só vai precisar de um creme de pentear, um pente de dentes largos e um secador com bico de difusor. Vale apostar em fórmulas bem ricas em óleo e com proposta de definição, como o Pudim de Definição da linha Cachos do Seu Jeito.

- Plopping: ótima técnica para dar definição ao cabelo ondulado em transição capilar, o plopping consiste em secar os cabelos envoltos em uma toalha ou camiseta de algodão. Assim como na fitagem, você vai precisar de um creme de pentear e um pente para desembaraçar as madeixas durante a aplicação. Depois, é só apoiar a toalha ou camiseta em uma superfície, apoiar os cabelos sobre o tecido e fechar como se fosse um turbante. Deixe secar naturalmente ou use um secador para acelerar o processo.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram