Fique Diva - Dreads sintéticos: dura quanto tempo, como cuidar e manter os fios?

24/07/2019 / Publicado por Dandara Franco

Dreads sintéticos: dura quanto tempo, como cuidar e manter os fios?

Os dreads sintéticos combinam com todos os tipos de rosto e têm modelos para todos os gostos (Foto Instagram: @mykeltrent)

Os dreads sintéticos combinam com todos os tipos de rosto e têm modelos para todos os gostos (Foto Instagram: @mykeltrent)

Os dreads sintéticos são sinônimo de estilo e ancestralidade (Foto Instagram: @teairawalker)

Os dreads sintéticos são sinônimo de estilo e ancestralidade (Foto Instagram: @teairawalker)

Os dreads sintéticos são práticos e versáteis (Foto Instagram: @kamariathestoic)

Os dreads sintéticos são práticos e versáteis (Foto Instagram: @kamariathestoic)

Seja sintético ou natural, os dreads mostram para o que vieram com muita ousadia e estilo na cabeça de muitas divas, principalmente para as crespas e cacheadas que preferem ter o comprimento dos fios em dia ao invés do volumão. Mas, os fios vão além de um penteado por conta de toda a história e cultura rastafari. Continue lendo para descobrir como ter esse estilo para chamar de seu!

O que são os dreads sintéticos?

Diferente dos dreads naturais, os sintéticos são removíveis e, assim como as box braids, costumam durar três meses, dependendo dos cuidados de quem investir no penteado. A escolha de materiais pode variar entre a linha, lã, jumbo e o kanekalon, com muitas possibilidades de cores: desde o preto até os tons pastel. A sua criatividade é o limite, diva! Mas esteja certa da cor que escolher, porque o material sintético não permite a descoloração ou tintura.

Como os dreads sintéticos são feitos?

Pode variar de acordo com a técnica de cada trancista e profissional, mas, normalmente, o primeiro passo é fazer uma box braids por todo o cabelo para depois enrolar cada trança com o material e cor escolhida.

Cuidar do couro cabeludo é a parte principal para manter a saúde do fio

Esquece esse mito - e baita preconceito - que todo cabelo com dread é sujo, viu? Para mantê-lo é necessário lavá-lo, pelo menos, duas vezes durante a semana com um shampoo sem sal e uma vez por mês com um shampoo antirresíduo. Aproveite esse momento para massagear o couro cabeludo e estimular a corrente sanguínea do local para acelerar o crescimento dos fios naturais!

Ao evitar molhar o comprimento do cabelo durante as lavagens pode garantir a distância de mofos no fio natural

O cabelo natural fica escondido e abafado dentro do material sintético, o que facilita a presença de fungos caso o cabelo não seque da maneira correta. Por isso, temos algumas dicas que podem facilitar o processo de higienização:

Dica 1: use a mistura de água e shampoo no borrifador para aplicar na raiz

Para facilitar a lavagem  e ajudar a espalhar o shampoo sem acumulá-lo no material sintético, a dica é diluir o shampoo na água antes de aplicar na raiz e colocar dentro de um borrifador para facilitar ainda mais o processo!

Dica 2: lave os fios pela manhã para que eles possam secar ao longo do dia 

O cabelo sintético precisa secar completamente durante o dia, por isso o ideal é lavá-lo logo pela manhã, para que ele possa secar naturalmente após tirar o excesso de água com uma toalha. 

Dica 3: não dispense o secador caso seja necessário

O secador de cabelo pode ser indispensável no inverno, quando o tempo dificulta a secagem das madeixas, tanto nos dreads sintéticos quanto nas box braids. Por isso, não tenha medo de tê-lo como seu aliado de forma moderada e com baixas temperaturas para não ferir o couro cabeludo e queimar os fios.

Dica 4: não durma com os fios molhados!

Nem pensar em dormir com os fios molhados, hein, diva! Não há preguiça que te ajude a recuperar os fios depois caso ocorra algum dano. Siga as dicas anteriores e se joga para o seu novo estilo!

Ao retirar os dreads, invista no cronograma capilar completo 

É normal os fios ficarem mais fragilizados com a retirada do cabelo sintético, já que há a ausência de contato com os nutrientes para mantê-los saudáveis, nutridos e hidratados. Por isso, não deixe de investir numa boa reconstrução capilar e na hidratação milagrosa para que, aos poucos, possa recuperar a saúde dos fios. 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram