Fique Diva - Espinhas no couro cabeludo, o que significa? Saiba como prevenir e tratar do problema

27/07/2018 / Publicado por Raquel Brandão

Espinhas no couro cabeludo, o que significa? Saiba como prevenir e tratar do problema

Espinha no couro cabeludo é um problema muito comum!

Espinha no couro cabeludo é um problema muito comum!

Espinha no couro cabeludo causa bastante dor que até fica difícil pentear e lavar o cabelo. As bolinhas podem ficar bastante inflamadas, principalmente porque a região é uma área bastante oleosa. Quem sofre do problema com frequência deve procurar um dermatologista, mas mudar alguns hábitos pode ser a solução para evitar que novas acnes apareçam na cabeça. 

Por que o couro cabeludo tem espinhas? 

As espinhas no couro cabeludo surgem quando os folículos capilares estão entupidos. Esses folículos são responsáveis pelo nascimento de novos fios e quando estão obstruídos ficam inflamados, resultando em acnes e até impedindo o crescimento do cabelo. 

Quem tem a pele oleosa tem mais propensão a ter espinhas no couro cabeludo, porque assim fica mais fácil do folículo entupir. Isso vale também para as adeptas de exercícios físicos, pois o suor favorece a obstrução dos poros. 

Como evitar espinhas no couro cabeludo?

Nós sabemos que é difícil ter o couro cabeludo muito oleoso e não querer lavar os fios todos os dias, mas se segura! O ideal é intercalar as lavagens para deixar os folículos bem limpos e saudáveis. Higienizar as madeixas todos os dias pode resultar no efeito rebote, ou seja, aumentar a oleosidade do cabelo. 

Usar produtos de finalização na raiz está proibido! Mulheres de cabelos cacheados e crespos costumam usar creme de pentear, gelatina e outros finalizadores sem enxágue para definir os cachos ou apenas arrumar os fios, portanto, aplique apenas no comprimento e pontas. Resíduos desses produtos obstruem os poros causando as tão temidas espinhas. 

Qual é o melhor tratamento para espinhas no couro cabeludo? 

Antes de mais nada, se você tem espinhas no couro cabeludo com frequência o ideal é que procure um dermatologista. Mas a gente vai te dar umas dicas para melhorar as acnes na cabeça. 

1- Lave a cabeça com um shampoo antirresíduo para tirar qualquer resquício de produto que esteja obstruindo os folículos capilares. 

2 - Esfolie o couro cabeludo com um produto próprio para a região. 

3 - Esfoliação com receita caseira também pode te ajudar nessa missão! Açúcar com babosa e açúcar com mel são as mais famosas. 

4 - Usou shampoo seco para disfarçar oleosidade? Lave o cabelo no mesmo dia para não entupir os poros. 

5 - Sempre que for lavar o cabelo, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo com movimentos circulares para estimular a circulação sanguínea. 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram