Espinha no couro cabeludo causa bastante dor que até fica difícil pentear e lavar o cabelo. As bolinhas podem ficar bastante inflamadas, principalmente porque a região é uma área bastante oleosa. Quem sofre do problema com frequência deve procurar um dermatologista, mas mudar alguns hábitos pode ser a solução para evitar que novas acnes apareçam na cabeça.
Por que o couro cabeludo tem espinhas?
As espinhas no couro cabeludo surgem quando os folículos capilares estão entupidos. Esses folículos são responsáveis pelo nascimento de novos fios e quando estão obstruídos ficam inflamados, resultando em acnes e até impedindo o crescimento do cabelo.
Quem tem a pele oleosa tem mais propensão a ter espinhas no couro cabeludo, porque assim fica mais fácil do folículo entupir. Isso vale também para as adeptas de exercícios físicos, pois o suor favorece a obstrução dos poros.
Como evitar espinhas no couro cabeludo?
Nós sabemos que é difícil ter o couro cabeludo muito oleoso e não querer lavar os fios todos os dias, mas se segura! O ideal é intercalar as lavagens para deixar os folículos bem limpos e saudáveis. Higienizar as madeixas todos os dias pode resultar no efeito rebote, ou seja, aumentar a oleosidade do cabelo.
Usar produtos de finalização na raiz está proibido! Mulheres de cabelos cacheados e crespos costumam usar creme de pentear, gelatina e outros finalizadores sem enxágue para definir os cachos ou apenas arrumar os fios, portanto, aplique apenas no comprimento e pontas. Resíduos desses produtos obstruem os poros causando as tão temidas espinhas.
Qual é o melhor tratamento para espinhas no couro cabeludo?
Antes de mais nada, se você tem espinhas no couro cabeludo com frequência o ideal é que procure um dermatologista. Mas a gente vai te dar umas dicas para melhorar as acnes na cabeça.
1- Lave a cabeça com um shampoo antirresíduo para tirar qualquer resquício de produto que esteja obstruindo os folículos capilares.
2 - Esfolie o couro cabeludo com um produto próprio para a região.
3 - Esfoliação com receita caseira também pode te ajudar nessa missão! Açúcar com babosa e açúcar com mel são as mais famosas.
4 - Usou shampoo seco para disfarçar oleosidade? Lave o cabelo no mesmo dia para não entupir os poros.
5 - Sempre que for lavar o cabelo, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo com movimentos circulares para estimular a circulação sanguínea.