O loiro é um dos tons mais procurados pelas brasileiras para mudar o visual. E existem diferentes técnicas para conseguir um cabelo mais claro, como as mechas, luzes, ombré ou sombré hair, entre outras. Porém, pode acontecer da tonalidade ficar mais clara que o desejado ou até mesmo bater a vontade de voltar a ter a cor natural depois de algum tempo colorindo. E quando isso ocorre, é necessário ter bastante cuidado ao escurecer os fios. Se você se identifica com a situação, vem com a gente conferir dicas de como abandonar o loiro e voltar a ser morena sem danificar as madeixas!
A coloração não é capaz de recuperar a saúde capilar
O principal erro entre as mulheres que querem deixar de ser loiras é acreditar que escurecer o cabelo vai ser suficiente para recuperar os danos causados na estrutura do fio. É claro que deixar de descolorir vai ser bom para a recuperação, mas é importante ter em mente que a coloração continua sendo um processo químico e é capaz de prejudicar a saúde capilar, inclusive nos tons mais escuros. Portanto, foque bastante na reconstrução e abuse dos tratamentos com queratina líquida, antes e depois de voltar a ser morena. Seu cronograma de cuidados vai ser o responsável por deixar as madeixas saudáveis.
Vá aos poucos! O recomendado é escurecer 2 tons por vez
Não vai adiantar querer correr com o processo de escurecer os fios com uma coloração como o preto, ou castanho escuro, porque o cabelo terá grandes chances de ficar manchado. O ideal é ir descendo o tom aos poucos, dois de cada vez. Dessa forma o loiro será coberto de forma perfeita e uniforme. E a melhor parte é que nos espaços de tempo entre os processos de coloração você vai dar descanso aos fios. Nesse período, também pode fazer uma rotina de cuidados intensiva para preparar as madeixas e evitar os danos da química.
Se você não se sentir confortável ou não tiver o conhecimento necessário para fazer o procedimento, procure a ajuda de um profissional qualificado. A colorimetria é uma área mais complexa do que parece, então nada de correr riscos em casa e acabar com um problema no cabelo. Só faça sozinha se estiver certa de todos os passos.