A fitagem no cabelo é uma das técnicas de finalização mais conhecidas entre as cacheadas. Capaz de garantir muita definição aos cachos ao mesmo tempo, essa é uma texturização simples e que funciona com fios cacheados e crespos. Uma das principais vantagens da fitagem no cabelo cacheado é que ela não pede nenhum tipo de acessório e garante um resultado incrível. Ou seja: pode ser feita mesmo naqueles momentos de correria em que você só tem o creme para pentear. Veja o passo a passo dessa técnica incrível aqui embaixo!
Fitagem: cabelo cacheado ganha definição com alguns passos simples
Mesmo sendo um procedimento simples e fácil de fazer, a fitagem pode ser demorada dependendo da quantidade de cabelo que você tenha. Por isso, pode ser interessante tentar prolongar o efeito de definição por mais alguns dias. Se esse é o seu caso, além do creme para pentear, você pode usar uma gelatina para cachos no processo. Veja, aqui embaixo, o passo a passo de como fazer fitagem no cabelo cacheado:
1º passo: depois da lavagem, com os fios ainda úmidos, divida seu cabelo em quatro ou mais seções (a quantidade depende do quanto vai ser mais simples para você;
2º passo: divida essas seções grandes em mechas menores e aplique o creme para pentear em toda a extensão do fio, penteando com os dedos em movimentos firmes. Nesse momento, você vai ver que as mechas vão começar a se dividir em “fitas”;
3º passo: esse é o momento de aplicar um pouco de gelatina nas mãos e amassar as fitas até que elas se transformem em cachos;
4º passo: repita o procedimento em todo o cabelo e deixe os fios secarem naturalmente.
Rake and shake: como dar volume aos cabelos depois da fitagem
Por ser feita com os dedos, a fitagem tem três benefícios essenciais para as cacheadas: definir os caracóis, controlar o volume e evitar o surgimento de frizz. Ainda assim, pode ser que o resultado final, sem volume quase nenhum não seja o seu preferido. Para resolver essa situação, você pode tentar o "rake and shake". Essa técnica, que pode ser feita juntinho da fitagem, pode te ajudar a dar volume aos fios depois de secos sem atrapalhar a definição.
O passo a passo é simples: depois de aplicar o creme de pentear e dividir os fios em fitas, você só vai prender a ponta deles entre os dedos e sacudir o cabelo. Ao soltar, as fitas vão ter se dividido em mais partes e formado cachinhos. Nesse caso, vale a pena evitar a gelatina, ok?
Fitagem + cronograma capilar: o combo perfeito para conseguir os cachos dos sonhos
Mesmo que a fitagem seja uma finalização que tem a definição como objetivo principal, um cabelo que não está saudável dificilmente vai responder ao passo a passo do jeito que você deseja. Além disso, ele também não vai segurar o efeito definido por alguns day afters. Por isso, o cuidado com os fios do cronograma capilar é essencial para que você consiga sair por aí com eles bem bonitos depois da fitagem. No dia a dia, a rotina intercalada de hidratações, reconstruções e nutrições vão deixar seus cachos preparadíssimos para qualquer finalização que você queira fazer.
Publicada em: 23/10/2015
Atualizada em: 04/05/2020