De uns anos para cá, os cortes de cabelo masculinos deixaram de ser o básico militar raspado com máquina e ganharam versões mais estilosas, provando que eles estão tão vaidosos quanto nós. O topete que nos anos 90 era baixinho e bem no início da cabeça, agora aparece volumoso, alto e estilizado com escova e produtos especiais em diversos cortes. Quer se atualizar do que está bombando no universo dos bonitões? Então confere essa listinha que fizemos com as maiores apostas.
Corte de cabelo em degradê para homens que querem praticidade
Nesse corte as linhas são bem definidas, os ângulos são ousados e as laterais vão diminuindo a densidade de fios conforme chega ao final do cabelo. Esse, sem dúvidas, é um modelo curto para quem não quer perder tempo com ter maiores gastos com finalizadores.
Estilo repartido para o lado para homens formais
O penteado repartido para o lado nunca saiu de moda e acompanha looks arrumadinhos para quem trabalha de terno e gravata em escritórios superformais. Versátil, o estilo costuma ser mais volumoso no topo da cabeça e na franja e as laterais diminuem em degradê. O segredo para mantê-lo impecável é a finalização.
Razor part é repartido com uma linha feita com navalha
Semelhante ao corte para o lado, o razor part tem laterais mais baixas e topete. A única diferença é a risca feita com navalha que divide as partes, dando o toque estiloso e urbano. A intensidade da linha é você quem decide, pode deixá-la mais visível ou discreta. O resultado é um penteado de fácil finalização, não muito radical e ao mesmo tempo muito moderno. Ao contrário de muitos estilos da moda, o razor part funciona superbem para todo tipo de cabelo.
Pompadour: o corte de cabelo com topete onda
O corte de cabelo masculino que tem feito sucesso entre os homens estilosos se chama pompadour e traz de volta o icônico topete dos anos 50. Indicado para todos os tipos de madeixas ou formatos de rosto, o hairstyle tem fios volumosos no topo da cabeça e laterais levemente raspadas como o undercut hair.
A finalização conta com os cabelos escovados para o lado ou para trás e estilizados com um spray ou pomada fixadora a gosto de quem for investir. O cantor Luan Santana e o jogador David Beckham são alguns dos bonitões que já apostaram nessa tendência capilar.
Undercut hair: o corte com laterais raspadas e topete
Com ambas laterais levemente raspadas e volume no topo da cabeça, o undercut se adapta a qualquer tipo de fio ou formato de rosto. Ele pode ser criado com os lados da cabeça "carecas", com os fios em degradê aparados com máquina ou, ainda, trabalhados com tesoura ou navalha.
A franja é o diferencial: pode ser curta e fácil de ajeitar ao acordar, mas também pode ser longa, permitindo aos rapazes descoladinhos soltarem a criatividade para texturizar o topete com escova, secador e ajuda de alguns produtos finalizadores. O retoque das laterais pode ser feito a cada 20 dias com máquina, utilizando o pente 3 para deixar os fios bem baixinhos. Os rapazes que já tiverem a ferramenta em casa não vão precisar nem recorrer ao salão.
O sidecut tem apenas uma das laterais raspadas
O sidecut é o corte preferido dos homens chegados a um estilo mais alternativo e roqueiro. Ele geralmente é feito em cabelos com aquela franja lateral comprida e apenas uma das laterais é raspada, deixando todo o volume para o outro lado. A parte maior costuma ser irregular.