Fique Diva - Guia do cabelo no inverno: 6 cuidados que você não pode deixar de ter no frio

04/07/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Guia do cabelo no inverno: 6 cuidados que você não pode deixar de ter no frio

Cuidados com o cabelo no inverno: veja guia completo para manter os fios saudáveis no frio (Foto: Instagram @freshlengths)

Cuidados com o cabelo no inverno: veja guia completo para manter os fios saudáveis no frio (Foto: Instagram @freshlengths)

O cabelo no inverno precisa desses 6 cuidados essenciais para evitar ressecamento e frizz (Foto: Instagram @mishti.rahman)

O cabelo no inverno precisa desses 6 cuidados essenciais para evitar ressecamento e frizz (Foto: Instagram @mishti.rahman)

Creme para pentear, silicone e máscara de hidratação são produtos essenciais para o cabelo no inverno (Foto: Instagram @briciaemilyn)

Creme para pentear, silicone e máscara de hidratação são produtos essenciais para o cabelo no inverno (Foto: Instagram @briciaemilyn)

Cuidar do cabelo no inverno é fundamental para prevenir o ressecamento dos fios. A temperatura mais baixa e o tempo seco dessa estação agride os fios e pode aumentar o frizz, além de deixar as madeixas opacas e sem vida. Por isso, existem alguns hábitos essenciais para ter com os fios durante o tempo frio. Preparamos esse guia com 6 cuidados que você não pode deixar de ter no inverno. Confira!

1. Investir em hidratação e óleos é fundamental no inverno

Que a hidratação capilar é um tratamento essencial você já sabe. Mas no inverno, ela é mais importante ainda, justamente porque o frio e a baixa umidade do ar deixam os fios ressecados e com mais frizz. A nossa dica é investir em uma máscara de hidratação profunda e um óleo capilar para fazer umectação nos fios semanalmente.

Aposte em máscara com ingredientes altamente hidratantes, como a babosa e a água de coco, que regeneram e dão suavidade ao cabelo. Você pode encontrar esses ingredientes juntinhos na máscara Hidratação Milagrosa, de Niely.

2. Mesmo no inverno evite lavar o cabelo com água quente

Você não precisa encarar a água fria para lavar os cabelos no inverno, mas também não é recomendado usar água super quente. Isso porque o excesso de temperatura também pode estimular o ressecamento das madeixas e desregular o couro cabeludo. 

Muitos especialistas em cabelos dizem que as madeixas só aguentam uma temperatura que também for suportável para a sua pele. Então, se está muito quente para você, também está muito quente para o seu cabelo.

3. O pré-poo é um cuidado com o cabelo essencial no inverno

O pré-poo ou pré-shampoo, como o nome já diz, é um tratamento feito antes de lavar a cabeça. Sua função é proteger os fios e reduzir o ressecamento e ele pode ser feito com óleo capilar - o mesmo que você usa na umectação, por exemplo. O pré-poo pode e deve ser usado o ano inteiro, mas no inverno é ainda mais importante para reduzir o ressecamento e o frizz dos fios. Faça sempre pelo menos 30 minutos antes de lavar, com um óleo capilar bem nutritivo, como o óleo de coco.

4. Use shampoo hidratante para tratar o couro cabeludo no inverno

Um couro cabeludo saudável é essencial para um cabelo bonito. No inverno, a raiz dos fios também pode ficar ressecada pelo clima. Para evitar o efeito rebote que pode causar oleosidade no couro cabeludo, usar um shampoo hidratante faz toda a diferença no inverno. Você pode apostar em um produto com os mesmos ativos da sua máscara de hidratação para um tratamento completo da raiz às pontas.

5. Use creme para pentear mesmo se seu cabelo não embaraça

Das crespas até as lisas, todo mundo tem que usar creme para pentear no inverno, mesmo que os fios sejam maleáveis e não embaracem com facilidade. Esse produtinho vai proteger os fios do ar seco, ajudando a controlar o frizz e o ressecamento ao longo do dia. 

Além disso, o creme para pentear facilita o desembaraço e o styling dos fios, por isso é um super curinga o ano inteiro. Para acertar na escolha do produto, aposte em um creme para pentear hidratante ou específico para o seu tipo de cabelo.

6. Tenha um silicone capilar favorito para usar na finalização

Um cuidado com o cabelo no inverno que é pouco falado é o uso de silicone capilar. Ele cria uma película protetora ao redor dos fios que reduz a perda de umidade e preserva a hidratação e o brilho. Além disso, oferece proteção térmica, o que é essencial nos dias frios quando usamos mais o secador de cabelo. Outro benefício do silicone capilar é ser super prático e você pode colocá-lo na bolsa para reaplicar nas madeixas quando surgir frizz.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram