Fique Diva - Guia do crescimento capilar: tudo que você precisa saber sobre o processo

05/02/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Guia do crescimento capilar: tudo que você precisa saber sobre o processo

O crescimento capilar pode ser potencializado com mudanças em cuidados diários e produtos certos. Confira o guia com dicas para crescimento de cabelo. (Foto: Instagram @amandafranzeen)

O crescimento capilar pode ser potencializado com mudanças em cuidados diários e produtos certos. Confira o guia com dicas para crescimento de cabelo. (Foto: Instagram @amandafranzeen)

Fazer um cronograma capilar para crescimento é um dos passos para ter cabelos longos. Saiba como montar o seu. (Foto: Instagram @candicesabiduria)

Fazer um cronograma capilar para crescimento é um dos passos para ter cabelos longos. Saiba como montar o seu. (Foto: Instagram @candicesabiduria)

Suplemento capilar e hidratação com vitamina para cabelo estão na lista de aliados que auxiliam no crescimento capilar. (Foto: Instagram @elaisaya)

Suplemento capilar e hidratação com vitamina para cabelo estão na lista de aliados que auxiliam no crescimento capilar. (Foto: Instagram @elaisaya)

É verdade que o crescimento capilar varia de pessoa para pessoa, mas o que você faz (ou não faz) com as suas madeixas podem impactar esse processo. Muitos hábitos diários que parecem inofensivos podem prejudicar o seu crescimento de cabelo a longo prazo, da mesma forma que os cuidados e produtos certos podem deixá-los mais fortes e propensos a crescer.

Pensando nisso, o Fique Diva preparou esse guia do crescimento capilar com dicas de cuidados, suplemento capilar, vitaminas para o cabelo e outros segredinhos para ter fios compridos e saudáveis. Confira:

Crescimento capilar: três fatores atrapalham o crescimento de cabelo

Se você quer ter um bom crescimento capilar precisa saber que diversos fatores podem contribuir ou atrapalhar o processo, desde a sua alimentação até hábitos como prender o cabelo molhado. Por isso, o primeiro passo para ter mais crescimento de cabelo é garantir que você não esteja cometendo alguns desses erros:

1) Não ter uma rotina de cuidados adequada: quem quer ter cabelos compridos precisa cuidar corretamente dos fios. Isso significa escolher produtos e vitaminas para o cabelo que potencializem o crescimento dos fios, além de ser consistente com a rotina de cuidados. Se você é do tipo que só trata o cabelo uma vez por mês, está na hora de mudar isso.

2) Excesso de calor: ferramentas quentes, como a prancha e o babyliss, podem ressecar o cabelo e provocar pontas duplas, especialmente se você não utiliza um protetor térmico. Caso as madeixas já estejam frágeis ou danificadas por coloração, descoloração ou químicas como alisamentos, os danos podem ser ainda maiores e contribuir para a quebra do cabelo, o que atrapalha o crescimento capilar.

3) Prender ou dormir com o cabelo molhado: não é novidade que prender o cabelo molhado prejudica a saúde dos fios, mas muitas divas ainda cometem esse erro no dia a dia. Como os cabelos molhados são mais propensos à quebra, prendê-los antes que eles estejam completamente secos é extremamente prejudicial ao crescimento capilar. Além disso, abafar o couro cabeludo molhado facilita o surgimento de fungos na região, o que também afeta o crescimento de cabelo.

4) Prender o cabelo com muita força: se você tem o costume de prender demais as madeixas, saiba que isso pode estar afetando a saúde do seu fio e do seu couro cabeludo. Muitas mulheres pensam que manter o cabelo preso auxilia no crescimento capilar, mas isso é mito. Na verdade, prender demais os fios e, principalmente, prendê-los com muita força, pode fazer mal e também aumentar as chances de quebra.

Como acelerar o crescimento capilar: vitamina para cabelo e cronograma capilar para crescimento podem ser aliados

Lembra que não ter uma rotina de cuidados adequada é um dos principais fatores que atrapalham o crescimento do cabelo? Então, se você quer dar aquele empurrãozinho para que seus cabelos cresçam mais rapidamente, a dica é investir em produtos ricos em ativos que previnem a quebra e estimulam o couro cabeludo.

Dois ativos conhecidos por terem essas propriedades e auxiliarem no crescimento capilar são a cafeína e o gengibre. Muito utilizada em “shampoos bomba”, a cafeína é um poderoso energizante que estimula o couro cabeludo, fortifica os fios e auxilia na prevenção da quebra. Já o gengibre, é rico em vitaminas e antioxidantes, além de propriedades fortificantes que favorecem um crescimento capilar saudável. Juntos, esses dois ativos funcionam como uma verdadeira vitamina pro cabelo, dando aquele boost de fortalecimento que deixa o caminho livre para que as madeixas cresçam mais.

O truque para incorporar esses elementos na sua rotina de cuidados capilares é investindo em máscaras de tratamento que os tenham na composição. Para as divas que adoram uma dica de produto, nossa sugestão é o Tratamento Pró-Crescimento da linha Suplemento Capilar de Niely Gold, que é enriquecido com café e gengibre e oferece mais força e vitalidade para os fios.

Cronograma capilar crescimento: como montar uma rotina de cuidados para ter cabelos compridos

Crescimento, cronograma capilar e cabelos saudáveis tem tudo a ver. Afinal de contas, um só produto não é capaz de dar todos os nutrientes que as madeixas precisam para crescerem de forma saudável. É aí que entram outras etapas de tratamento que vão trazer o crescimento capilar que você almeja.

O seu cronograma capilar para crescimento deve começar com a hidratação, etapa responsável por repor a água que a fibra capilar perde no dia a dia e devolver a maciez das madeixas. A linha Suplemento Capilar de Niely Gold também conta com tratamento Pró-Hidratação, que é enriquecido com a goji berry e vitaminas para o cabelo que, juntos, proporcionam mais maciez e brilho.

Outro tratamento que não pode faltar é reconstrução capilar, que repõe massa e auxilia na reestruturação da fibra capilar danificada e dá mais resistência ao fio - o que é fundamental para quem busca crescimento capilar. Ativos como o whey protein vegetal e banana, presentes no Suplemento Capilar Pró-Restauração de Niely Gold, são exemplos de ingredientes que restauram a fibra e deixam os fios mais fortes.

Para fechar o seu cronograma capilar para crescimento, não se esqueça da nutrição, que vai repor os lipídios responsáveis por manter os cabelos nutridos, livres de ressecamento e pontas duplas. Máscaras ricas em óleos vegetais poderosos, como o óleo de coco, óleo de rícino e óleo de linhaça são as mais indicadas para essa etapa. 

Exemplo de cronograma capilar para crescimento:

Agora você deve estar se perguntando como conciliar esses tratamentos no dia a dia. Pode parecer complicado, mas é bem mais simples do que aparenta. A dica é lembrar que os cuidados mais básicos são a hidratação e nutrição, depois vem o tratamento para crescimento capilar. Já a reconstrução deve ser feita uma vez ao mês em cabelos saudáveis e uma vez a cada 15 dias em fios danificados, para não sobrecarregar as madeixas.

1ª semana: hidratação - nutrição - tratamento pró-crescimento

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - tratamento pró-crescimento

4ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

Dica extra: conheça outros hábitos e cuidados que você pode adotar para ter mais crescimento capilar

Falando em vitamina, cabelo e crescimento, é importante lembrar que a alimentação é um pilar muito importante quando se fala de beleza. Pode parecer clichê, mas o que você come influencia não só na saúde do seu corpo, mas também na aparência dos seus cabelos, unhas e pele. Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e bem colorida, rica em proteínas e vegetais que vão auxiliar no crescimento capilar de dentro para fora.

Outro hábito que você pode incluir na rotina de cuidados capilares é massagear o couro cabelo por alguns minutos sempre que lavar ou aplicar uma umectação, por exemplo. A massagem com as dos dedos estimula a circulação de sangue nessa região, o que é ótimo para o crescimento dos fios. Mas lembre-se que, além do shampoo, apenas óleos 100% vegetais podem ser aplicados no couro cabeludo. Produtos como condicionadores, máscaras e cremes de pentear devem ser aplicados apenas no comprimento e pontas, para evitar a caspa e não sobrecarregar a raiz dos cabelos.

Por fim, lembre-se de visitar o dermatologista e colocar aquele check-up anual em dia. Muitas vezes, o crescimento de cabelo é afetado por problemas de saúde como estresse e problemas hormonais que só podem ser resolvidos com o auxílio de um especialista.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram