A nutrição é uma das etapas do cronograma capilar que auxilia na reposição da oleosidade dos fios. Para os cabelos cacheados e crespos, mais ressecados naturalmente, o tratamento precisa fazer parte da rotina. Apesar de muita gente usar óleos na hora de nutrir as madeixas, as manteigas vegetais também são uma excelente alternativa e cheias de benefícios para os cachos. Não sabe como usar ou para que serve o produto? Confira as dicas do Fique Diva!
Qual é a diferença entre o óleo e a manteiga vegetal?
Os dois produtos são altamente hidratantes, com poder de nutrição, provenientes da natureza e podem ser usados nos cabelos. A diferença entre eles é justamente a consistência, já que a manteiga recebe esse nome por ser mais sólida, como uma pastinha mesmo.
As mais conhecidas são as manteigas de karité, de cacau, de cupuaçu e de murumuru. Ricas em nutrientes e vitaminas, elas combatem o ressecamento, fortalecem os fios, dão brilho e ainda retém a água das madeixas. Só precisa se certificar de que o produto é 100% natural, combinado?
A umectação também pode ser feita com a manteiga vegetal
Assim como o óleo, a manteiga vegetal também pode ser usada para fazer a umectação dos cabelos. Como é mais consistente, a dica é aquecê-la um pouco em banho-maria para facilitar a aplicação nos fios, já que ela pode ficar sólida, dependendo da temperatura ambiente.
O processo é o mesmo da umectação tradicional, basta aplicar a manteiga nos cabelos enluvando as mechas. Deixe o produto agir por, no mínimo, duas horas e depois enxágue como de costume. Se tiver dificuldade para tirar a manteiga das madeixas, tente diluir o seu shampoo em água ou ainda aplicar uma máscara concentrada para “derreter” o produto. Sai mais fácil!
Potencialize a hidratação com a manteiga vegetal
Outra maneira de usar a manteiga vegetal nos tratamentos capilares é misturá-la com a máscara de hidratação. A combinação do creme com a manteiga nutre profundamente os cabelos, devolvendo a maciez e a emoliência dos fios.
Mas nada de colocar a mão diretamente no recipiente! Separe uma pequena quantidade com uma espátula - ou mesmo com o cabo de pente - e derreta em banho-maria. Depois, acrescente um pouco da máscara, misture bem e aplique nos fios.
A manteiga vegetal serve apenas para cabelos crespos e cacheados?
Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais ressecados do que os outros, por isso a manteiga vegetal é muito indicada para cuidar desse tipo de fio. No entanto, o produto também pode ser usado por quem tem madeixas onduladas e lisas, desde que elas estejam realmente precisando, já que o produto tende a pesar.
Cabelos quimicamente tratados, coloridos e em transição capilar também precisam de cuidados para combater o ressecamento e, nesses casos, a manteiga pode ser a solução. Você pode usá-la a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo da sua necessidade.