Fique Diva - Mechas californianas: 7 dicas para você tentar a técnica de coloração em casa

18/06/2020 / Publicado por Gabrielle Nunes

Mechas californianas: 7 dicas para você tentar a técnica de coloração em casa

Veja como experimentar as mechas californianas em casa (Foto: Instagram @gavrillovska)

Veja como experimentar as mechas californianas em casa (Foto: Instagram @gavrillovska)

As mechas californianas são uma ótima técnica para quem quer iluminar as madeixas sem adotar um visual totalmente loiro. Afinal, esse estilo de mechas clareia apenas o comprimento e as pontas, deixando a raiz na cor natural. Se você está pensando em fazer uma mudança no visual com essa técnica, temos uma boa notícia: dá para apostar nas mechas californianas sem ajuda profissional! 

Ao contrário de outros estilos de mechas, que precisam de mais experiência de quem faz, as californianas são mais simples e podem ser feitas em casa sem muita dificuldade. Quer saber como iluminar o cabelo com mechas californianas? Confira essas dicas que o Fique Diva separou para te ajudar!

1. Use menos produto no alto das mechas e mais nas pontas

Na hora de espalhar a mistura de água oxigenada e pó descolorante nas madeixas, é preciso tomar cuidado. Comece com apenas um pouco de produto no início das mechas e aumente a quantidade da mistura nas pontas. Dessa forma, você cria um degradê suave, com mechas mais claras nas pontas.

2. Varie a altura das mechas, deixando 4 ou 5 dedos da raiz

Um erro comum ao fazer mechas pela primeira vez é deixá-las marcadas demais. Isso acaba criando o efeito de uma linha reta ao redor do cabelo. Para evitar que isso aconteça, o ideal é pincelar o descolorante fazendo mechas mais altas e mais baixas, deixando o resultado menos marcado.

3. Envolva as mechas em papel alumínio para não manchar

Depois de aplicar o produto na mecha, envolva-a com papel alumínio. Assim, você evita que ela entre em contato com outras partes do cabelo e que o descolorante manche as mechas que ainda não foram trabalhadas. Essa etapa é fundamental para garantir que o resultado fique perfeito.

4. Não deixe o descolorante muito tempo nos fios

Deixar o descolorante tempo demais no cabelo pode deixar os fios frágeis e danificados. Se tiver dúvida de qual é o tempo ideal, comece aos poucos. Assim, você clareia apenas alguns tons e, se quiser, pode repetir o processo depois de alguns dias.

5.  Se preferir, você pode usar a técnica do rabo de cavalo

Para fazer isso, prenda todo o cabelo em um rabo de cavalo no alto da cabeça. Em seguida, use um pincel para espalhar a mistura de água oxigenada e pó descolorante na parte solta do cabelo, começando abaixo do elástico. Lembre-se de aplicar mais produto nas pontas. Depois, enrole o cabelo em papel alumínio, aguarde até o descolorante agir e enxágue bem.

6. Use tonalizante para matizar as mechas depois de finalizadas

Se o resultado da cor do seu cabelo não estiver do jeitinho que você deseja depois do enxágue do descolorante, você pode usar um tonalizante para suavizar a cor. Esse truque é perfeito, principalmente, para donas de fios escuros que querem iluminar os cabelos sem clarear demais. 

7. Mantenha cuidados com o cabelo depois de clarear os fios

Além dos cuidados durante a descoloração, também é preciso manter cuidados depois de fazer suas mechas californianas. A reconstrução ajuda a recuperar os fios descoloridos e, depois, aposte em hidratações periódicas para manter as madeixas bem hidratadas.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram