Fique Diva - Mechas para cabelo crespo: conheça as técnicas para clarear ou mudar a cor dos fios

03/08/2020 / Publicado por Gabrielle Nunes

Mechas para cabelo crespo: conheça as técnicas para clarear ou mudar a cor dos fios

Conheça mais sobre as mechas em cabelo crespo (Foto: Instagram @iknowleee)

Conheça mais sobre as mechas em cabelo crespo (Foto: Instagram @iknowleee)

O ombré hair é um tipo de mechas em cabelo cacheado que ilumina e dá dimensão aos fios (Foto: Instagram @iamfatou_matou)

O ombré hair é um tipo de mechas em cabelo cacheado que ilumina e dá dimensão aos fios (Foto: Instagram @iamfatou_matou)

As luzes em cabelo cacheado curto podem ser das mais suaves às mais marcadas 9Foto: Instagram imadamejay)

As luzes em cabelo cacheado curto podem ser das mais suaves às mais marcadas 9Foto: Instagram imadamejay)

O visual do cabelo curto cacheado com luzes fica moderno e descolado, assim como nos crespos (Foto: Instagram @daynabolden)

O visual do cabelo curto cacheado com luzes fica moderno e descolado, assim como nos crespos (Foto: Instagram @daynabolden)

Donas de fios claros podem apostar em cores mais abertas nas mechas em cabelo cacheado e crespo (Foto: Instagram @iamthedaisha)

Donas de fios claros podem apostar em cores mais abertas nas mechas em cabelo cacheado e crespo (Foto: Instagram @iamthedaisha)

As mechas em cabelo cacheado e crespo são a melhor forma de valorizar os caracóis de forma simples. Elas podem ser feitas em tons próximos à cor natural, apenas para iluminar um pouco o visual, ou em tonalidades bem diferentes, para mudar totalmente a cor dos fios. Além disso, as diferentes técnicas de coloração podem ser feitas em diferentes comprimentos de cabelo — tanto o cabelo crespo quanto o cabelo cacheado curto com mechas ficam um charme.

Quer saber como apostar nos cabelos crespos com mechas e valorizar o formato do seu fio tipo 4? Nessa matéria, o Fique Diva conta como escolher a cor mais adequada para você e as principais técnicas que podem ser usadas para iluminar seus fios!

Mechas em cabelo cacheado ou crespo: como escolher a cor certa?

O primeiro passo na hora de fazer mechas é escolher a cor ideal para a mudança. Antes mesmo de decidir a técnica de luzes usada, a coloração vai definir o estilo do visual, que pode ficar mais discreto e com aspecto natural ou super impactante.

Na hora de fazer luzes em cabelos cacheados e crespos, se você tem uma base de fios escura, pode apostar no loiro mel ou no loiro dourado para um visual harmônico. Escolher tonalidades complementares, nesse caso, ajuda a valorizar o formato dos caracóis e dá destaque ao volume deles, já que adiciona dimensão ao visual. Se o objetivo é manter o visual escuro e apenas iluminar algumas mechas castanhas, o chocolate é uma opção perfeita para as morenas convictas.

Para quem tem cabelos claros, o loiro platinado nunca sai de moda e é ideal para deixar o visual com mechas e luzes bem moderno e descolado. Mesmo assim, vale lembrar que quem escolhe a melhor tonalidade para usar é você, ok?

O ombré hair garante mechas para cabelos cacheados e crespos com visual natural

Se você nunca fez mechas antes e tem medo de não curtir o resultado, o ombré hair é a técnica perfeita para as novatas. Isso porque ele mantém a raiz na cor natural e clareia os fios gradualmente até alcançar a o tom mais claro. Isso garante um visual mais natural e elimina a necessidade de retoques de raiz frequentes.

Quem é adepta dos fios curtinhos não precisa se preocupar com o comprimento para apostar nessa técnica: o cabelo cacheado curto com luzes ombré também fica super elegante! Você só precisa deixar alguns centímetros a partir da raiz na cor natural e começar a colorir as molinhas, indo até as pontas. 

Babylights são mechas para cabelo crespo discretas e super elegantes

Outra técnica de mechas em cabelo cacheado curto ou longo para quem curte um look versátil e sofisticado são as babylights. As mechas bem fininhas, puxadas da raiz até as pontas, clareiam os caracóis de uma forma mais sutil e se adaptam a todos os tipos de fios, incluindo os crespos. As babylights são indicadas para quem quer conquistar um resultado natural e mais discreto - mas nada te impede de escolher uma cor mais marcante com essa técnica, viu?

A quantidade de mechas pode variar de acordo com a sua preferência e do quanto você quer iluminar os cachos, mas o visual costuma ficar muito suave, como se as mechas mais claras fossem feitas pelo sol. Vale lembrar, porém, que, mesmo que poucas partes do cabelo sejam coloridas, é preciso ter atenção aos retoques de raiz para que o resultado perfeito seja prolongado.  

A balaiagem é uma opção mais marcante de mechas em cabelo crespo 

Se você prefere mechas mais marcadas, a balaiagem é uma ótima escolha de técnica para as mechas para cabelos cacheados. Assim como as babylights, ela também é feita desde a raiz, mas em mechas mais grossas, criando um resultado mais impactante. Também é comum fazer o contorno do rosto com mechas mais marcadas na parte da frente, iluminando o rosto. A balaiagem também é indicada para quem tem o desejo de ficar completamente loira e quer começar aos poucos.

Por isso, para manter o efeito lindo é importante fazer a manutenção com mais frequência. O ideal é retocar a balaiagem no mínimo a cada três meses, mas esse intervalo pode ser mais curto, dependendo do crescimento do seu cabelo.  Você pode fazer as luzes em um loiro mais escuro, como o mel ou caramelo, se quiser apenas iluminar os cachos escuros, ou em loiros mais claros para clarear totalmente os fios.

Como cuidar dos cabelos crespos com mechas antes e depois da coloração?

Independentemente do tipo de mechas em cabelos cacheados e crespos que você escolha, é importante cuidar dos fios antes e depois da transformação. Na hora de iluminar o visual, seu cabelo precisa estar saudável. Essa é a melhor forma de garantir que o resultado vai ficar, sem aquele aspecto ressecado, especialmente nas pontas. Por isso, aposte em uma hidratação caprichada um ou dois dias antes de fazer as mechas e, se necessário, corte as pontinhas secas.

Depois da mudança, é fundamental fazer uma reconstrução capilar para fortalecer os fios e evitar que os cachinhos se desfaçam. O tratamento também ajuda a repor a massa capilar perdida. Além da reconstrução, é importante manter um cronograma capilar que garanta tudo o que o cabelo crespo ou cacheado precisa, aliando hidratação, nutrição e reconstrução.

Por fim, é preciso ter alguns cuidados com o cabelo crespo com mechas no dia a dia para manter a cor bonita por mais tempo e evitar o ressecamento. Aposte no shampoo matizador uma vez por semana para neutralizar o aspecto amarelado que pode surgir, principalmente nas mechas mais claras. Além disso, inclua na rotina um creme para pentear com proteção solar e térmica, que evita os danos causados pelo sol e ferramentas como secador, chapinha e babyliss.

Publicada em: 13/07/2018
Atualizada em: 03/08/2020

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram