Encarar o big chop para diminuir o tempo de transição capilar não é das tarefas mais fáceis. Isso porque, dependendo do quanto de química você ainda tenha no seu cabelo, o grande corte de fato precisa ser bem radical e deixar as madeixas bem curtinhas. No entanto, existem casos em que o big chop não é suficiente para tirar a parte alisada. Por que isso acontece? Saiba mais aqui no Fique Diva!
A química modifica a estrutura capilar dos fios
Quem alisa ou faz relaxamento no cabelo durante muitos anos nem sempre se lembra de como é a textura natural do próprio fio. Por isso, é comum acreditar que, logo após o big chop, as madeixas estarão completamente cacheadas e definidas.
Mas nem sempre é isso que acontece, diva! Até porque o excesso de procedimentos químicos acaba modificando a estrutura dos fios e, por isso, muitos ainda nascem sem definição e sem formar cachos ainda. Se isso está acontecendo com você, a dica é investir em tratamentos profundos para recuperar as madeixas e ter paciência. Logo, seus cachinhos irão crescer mais fortes e mais saudáveis.
Você pode estar com scab hair
Depois que você fez o big chop, percebeu que os fios ainda estavam sem forma e, pior, bem ressecados? Isso pode ser um sinal de que você está com scab hair, que é muito comum de aparecer depois do grande corte.
O scab hair é o cabelo “novo” que está crescendo, porém bem mais quebradiço e ressecado do que os outros. Nem todas que estão em transição capilar ou que fizeram o big chop passam por essa fase, mas vale lembrar que quanto mais tempo você usa química, mais fragilizado os cabelos ficam. Nesse caso, caprichar na reconstrução e nutrir os fios profundamente é a melhor pedida.
Quem escolhe a hora de fazer o big chop é você!
Dizem que o ideal é esperar pelo menos seis meses antes de fazer o big chop, para que a raiz esteja mais fortalecida e que os fios cresçam mais rápido e com definição. Porém, quem decide o momento de cortar os cabelos é você.
Se você não quer sofrer com a transição capilar e não vê a hora de tirar a parte alisada dos fios, vá em frente! O mesmo vale para quem ainda não está segura do grande corte e prefere estender o período, aparando as pontas aos poucos. Faça sempre aquilo que tiver vontade e não se deixe abater pelas críticas.