Se você tem os cabelos loiros, naturais ou tingidos e está a fim de pintá-los de preto, saiba que a mudança é bem possível, sim. Escurecer as madeixas é mais fácil do que clarear, porém exige alguns cuidados especiais. Isso porque a cor escura é muito pigmentada e pode manchar os fios ou ainda deixá-los com uma nuance diferente da que você imaginou. Para não ter problemas com a sua nova cor, confira as dicas que o Fique Diva separou para você!
O mais indicado é começar a transformação aos poucos
Se você tem os cabelos loiros e decidiu aderir ao preto total, é recomendado escurecer as madeixas aos poucos. Ainda mais se os seus fios claros forem pintados, porque a coloração preta é muito pigmentada e pode deixá-los muito escuros, além do imaginado.
Nesse caso, é bom escolher uma coloração de dois a três tons de diferença da sua cor atual e ir escurecendo os cabelos com segurança. Desse jeito, você não corre o risco de manchar os fios até chegar na tonalidade desejada.
Aposte no tonalizante para colorir os cabelos de preto
Diferente da coloração permanente, o tonalizante não contém amônia. Por isso, é um produto menos agressivo e que sai com mais facilidade. Se você está buscando uma mudança mais rápida, em vez de ir colorindo por etapas, o tonalizante é a aposta mais certeira.
No entanto, se você está decidida a ser morena e quer investir na coloração permanente, procure um profissional de confiança para fazer sua transformação sem erros. Mesmo que você tenha experiência em pintar os cabelos em casa, vale recorrer ao salão para um procedimento mais seguro.
Você conhece a técnica da repigmentação?
Para quem tem fios claríssimos ou mechas e está a fim de escurecer as madeixas, a repigmentação é uma técnica profissional que pode ajudar a dar cor aos cabelos sem deixá-los manchados. Mas, atenção, só mesmo um especialista para fazer isso, combinado?
O procedimento devolve os pigmentos do cabelo antes da coloração e garante maior fixação da cor. Como ele é feito? O profissional vai aplicar um tom mais claro do que o desejado e, depois do tempo de pausa, fazer a mistura da coloração escolhida. Não é tão simples, então não se arrisque em casa.
Escurecer os cabelos não significa deixar os fios mais saudáveis
Muitas loiras decidem transformar o visual não só pela mudança de tom. Como o processo de descoloração é muito agressivo, algumas acreditam que o tom mais escuro pode deixar os cabelos mais saudáveis. Isso é pura ilusão!
Os fios mais escuros, em especial os pretos, podem ficar desbotados, ressecados e sem brilho por conta da exposição solar e das ferramentas de calor. Por isso, não abra mãos de produtos com filtro UV para proteger a sua cor. E mais: hidratação, nutrição e reconstrução continuam valendo, ok?