O visual morena iluminada em cabelo curto é super moderno e feminino. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, os fios curtinhos com mechas loiras ficam tão interessantes quanto os cabelos compridos e ainda têm a vantagem de serem mais práticos e fáceis de cuidar no dia a dia. Para alcançar o resultado desejado, o segredo é escolher a técnica mais adequada para o seu comprimento, tipo de cabelo e tom de pele.
O cabelo curto fica mais próximo ao rosto e o casamento entre a nuance e a cor da pele é fundamental para iluminar e valorizar os traços da face. E como esse visual é uma das tendências de coloração para 2021, o Fique Diva preparou essa matéria com dicas de como adotar o visual e 15 fotos de morena iluminada em cabelo curto para inspirar a sua transformação!
Morena iluminada com cabelo curto: conheça as melhores formas de fazer mechas loiras nos fios
O primeiro passo para clarear os cabelos com mechas loiras é escolher a nuance da transformação. O loiro mel e o loiro dourado são duas tonalidades muito indicadas para iluminar cabelos pretos ou castanhos por se tratarem de um tons de loiro intermediários e de fundo quente, que acompanham o fundo de clareamento dos cabelos escuros. Além disso, o contraste desses tons com os cabelos escuros fica mais equilibrado, o que é ideal para as divas que querem apostar na naturalidade e no efeito “beijada pelo sol”.
Por outro lado, também é possível ficar morena iluminada com tons mais claros e frios, como o loiro platinado. A dica para escolher a melhor nuance para a sua transformação é considerar que tipo de efeito você deseja e também o que mais valoriza o seu tom de pele.
Morena iluminada em cabelo curto liso x cabelo cacheado: como adotar o visual em diferentes tipos de fios
O segundo passo é escolher a técnica que será adotada na transformação, uma vez que existem diferentes métodos para fazer luzes no cabelo. Além de considerar o comprimento, é importante levar em conta o seu tipo de fio para escolher a técnica que melhor valorize a sua textura capilar. Entre as técnicas mais indicadas para alcançar o visual morena iluminada em cabelo curto de qualquer textura estão as babylights, que consiste em iluminar mechas bem finas e delicadas da raiz até as pontas dos fios.
Quanto às texturas, quando se fala de morena iluminada, cabelo curto e liso e técnicas de clareamento, o hair contour pode ser uma alternativa para as donas desse tipo de cabelo. Na tradução para o português, o nome dessa técnica é “contorno de cabelo” e ela faz exatamente isso: cria pontos de luz em mechas ao redor do rosto, contornando a face. Como os cabelos lisos são super alinhados e caem perfeitamente dos lados do rosto, o hair contour é muito visto nesses fios - o que não significa que ele é exclusivo para as lisas, viu diva?
Agora quando o assunto é morena iluminada, cabelo curto cacheado e iluminação dos fios, vale apostar no bronde hair. Ainda que essa também não seja uma técnica exclusiva para os cachos, ela é bastante utilizada nesses fios porque o clareamento das mechas é feito a poucos centímetros da raiz e mantém o fundo castanho (daí o nome “bronde”: brown (marrom) + blonde (loiro). Esse efeito é ideal para os cachos porque reduz o risco de criarem mechinhas desiguais e irregulares.
Cabelo curto e morena iluminada: saiba de que cuidados os fios precisam antes e depois da transformação
Os fios com pouco comprimento são mais práticos de cuidar e menos propensos ao ressecamento, mas isso não quer dizer que você pode descuidar dos fios, principalmente após a transformação. Cabelos claros, mesmo que apenas com mechas, podem ficar sensíveis e também manchar sem os cuidados corretos. Por isso, anote essas dicas para antes e depois da iluminação dos fios:
Antes de ficar morena iluminada: adote um cronograma capilar pelo menos um mês antes de clarear os cabelos e reduza o uso de ferramentas de calor para garantir que eles vão estar saudáveis e resistentes o suficiente para serem descoloridos. As divas cacheadas que querem adotar o visual morena iluminada em cabelo cacheado curto devem ter atenção dobrada com as hidratações e nutrições, porque esses fios já são secos naturalmente.
Depois de ficar morena iluminada: cabelo curto é menos suscetível ao ressecamento, mas isso pode acontecer depois do processo de clareamento. Para evitar, mantenha uma rotina de cuidados capilares intensiva nas primeiras semanas após a transformação, incluindo uma reconstrução a cada 15 dias no seu cronograma. Outra dica é investir em um shampoo desamarelador para retirar possíveis manchas e recuperar o brilho das mechas loiras quando necessário. Por fim, estilize os fios com finalizadores com filtro UV e proteção térmica, para blindar as madeixas do calor do sol e de ferramentas quentes como pranchas e babyliss.