Para algumas pessoas, a hora de aparar as pontinhas dos cabelos é super dolorosa. Quando elas não conseguem mais fugir e precisam marcar uma hora no salão, o preparo psicológico tem que começar dias antes. Se identificou com esse perfil, né? Mas será que você já parou para pensar que, de vez em quando, um encontro com a tesoura pode ser necessário para a saúde dos seus fios? Então dá só uma olhada nessa matéria! Acho que a gente consegue te convencer que não é tão ruim assim...
As pontas duplas deixam o fio quebradiço
Gata, não adianta ignorar: de vez em quando, as temidas pontas duplas vão aparecer na sua vida. E quando essa hora chega, o corte é a solução mais simples (e é basicamente por causa delas que a tesoura do seu cabeleireiro precisa trabalhar com mais frequência). As pontas duplas, além de deixarem as madeixas com o aspecto bem feio, fazem os fios ficarem mais frágeis. Isso acontece porque elas funcionam como garrinhas que se enrolam nos cabelos saudáveis e provocam a quebra, atrapalhando o crescimento natural da sua cabeleira.
É por isso que rola uma lenda urbana nos salões de beleza dizendo que se você cortar o cabelo, ele cresce mais rápido, mas é tudo mentira! O que determina o crescimento dos seus fios é o bulbo capilar, que fica na raiz. Ao tirar as pontas duplas, você deixa o bulbo fazer o trabalho dele com eficiência, e, já que as madeixas vão embaraçar e quebrar menos, você vai conseguir ver o tanto que os seus cabelos crescem durante o mês.
Os processos químicos aceleram o crescimento de pontas duplas
Se você faz relaxamento, alisamento ou usa coloração, provavelmente já sabe que precisa cuidar mais das madeixas do que quem mantém o cabelo natural, sem nenhuma intervenção externa. Quem usa chapinha, secador ou babyliss com frequência também entra nesse time, afinal de contas, todos os danos gerados pelos processos químicos e pelas ferramentas de calor devem ser compensados. E adivinha o que faz parte dessa lista de cuidados necessários? O corte, é claro! Nesse caso, as pontas duplas se formam porque as químicas e as temperaturas elevadas deixam as cutículas dos fios permanentemente abertas e também precisam ser exterminadas.
E se, ainda assim, você não se convencer…
Você vai precisar de muita paciência e esforço. Para evitar as pontas duplas, a melhor opção é tratar dos fios frequentemente com o cronograma capilar. A rotina de hidratações, nutrições e reconstruções vai trabalhar para manter a saúde e devolver os nutrientes que os seus cabelos perdem no dia a dia - até a exposição ao sol é prejudicial, de certa forma. Ah, manter uma alimentação saudável, balanceada e beber bastante água também ajuda - e muito.