Fique Diva - Óleo de coco, rícino, argan, linhaça e jojoba: o que cada ingrediente pode fazer pelo seu cabelo

23/09/2020 / Publicado por Ariel Borges

Óleo de coco, rícino, argan, linhaça e jojoba: o que cada ingrediente pode fazer pelo seu cabelo

Os óleos vegetais podem transformar a sua rotina de cuidados com os cabelos: descubra mais sobre alguns deles aqui (Foto: Instagram @goldennn_xo)

Os óleos vegetais podem transformar a sua rotina de cuidados com os cabelos: descubra mais sobre alguns deles aqui (Foto: Instagram @goldennn_xo)

O óleo de argan é o indicado para quem tem cabelos quimicamente tratados (Foto: Instagram @matildadjerf)

O óleo de argan é o indicado para quem tem cabelos quimicamente tratados (Foto: Instagram @matildadjerf)

Quem quer deixar o cabelo crescer pode apostar no óleo de rícino (Foto: Instagram @rona_mahal)

Quem quer deixar o cabelo crescer pode apostar no óleo de rícino (Foto: Instagram @rona_mahal)

Os óleos vegetais já fazem parte do dia a dia de quem é adepta das receitas caseiras há algum tempo. Com eles, cumprir a etapa da nutrição no cronograma capilar se torna mais prático e efetivo. Você pode conseguir os benefícios dos óleos vegetais no cabelo de duas formas: usando cremes de tratamento que tenham esses elementos na composição e diretamente nos fios, com as umectações. Mas você sabe, realmente, o que cada tipo de óleo vegetal pode fazer pelos seus cabelos? Hoje, o Fique Diva separou os principais para te contar quais são as vantagens de incluir na rotina de cuidados com os fios; Dá uma olhada! 

Óleo de coco é o queridinho de todos os tipos de cabelo

Quando se fala em nutrição com óleo vegetal, é provável que o óleo de coco seja a primeira opção a passar pela mente de muita gente. Isso acontece porque ele tem propriedades que beneficiam todos os tipos de cabelo, do liso ao crespo. Para começar, ele diminui o frizz e combate as pontas duplas, cria uma camada “protetora” ao redor do fio contra a ação da poluição, do vento e do sol (é uma ótima pedida para proteger os cabelos em dias de praia!) e ainda hidrata as madeixas profundamente, garantindo um resultado macio e brilhoso.

Óleo de rícino é a aposta de quem quer fazer o cabelo crescer saudável

A vontade de aumentar o comprimento dos cabelos já foi a realidade de todas as mulheres pelo menos uma vez. Seja para mudar um corte que não deu certo, para conseguir um visual diferente ou para acelerar o processo de transição capilar, o óleo de rícino é sempre recomendado nesse momento. Isso acontece porque ele age estimulando o couro cabeludo e, assim, os cabelos nascem mais fortes, grossos e com a aparência mais bonita e saudável. No comprimento dos fios ele também ajuda a evitar o enfraquecimento, as pontas duplas e a quebra, ou seja: com o óleo de rícino o cabelo cresce mais forte e tem o comprimento tratado.

Óleo de argan ajuda muito a cuidar de cabelos quimicamente tratados

No dia a dia, os nossos cabelos já sofrem danos por causa de fatores naturais como os raios ultravioletas do sol e a poluição do ar. Quando eles recebem diferentes tipos de química frequentemente, essa situação fica ainda mais delicada - e é aí que o óleo de argan entra. Em sua composição, ele tem uma quantidade bem alta de vitamina E, que fortalece e evita a quebra dos fios. Além disso, ele também hidrata e nutre as madeixas profundamente e, por selar as cutículas do fio, garante um resultado com muito brilho, maciez e sem frizz. 

Óleo de linhaça ajuda na recuperação de cabelos  naturalmente secos 

Os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos porque sua estrutura em espiral impede que os óleos naturais do couro cabeludo cheguem até as pontas. Por isso, no cuidado diário, eles precisam da reposição desses componentes e esse é o papel do óleo de linhaça. Ele possui suplementos capilares como o ômega 3 e o ômega 6, responsáveis por devolver essa oleosidade aos fios. Além disso, o óleo de linhaça combate a quebra, deixa os fios bem nutridos e ainda potencializa a definição das madeixas por causa da diminuição do frizz. Ou seja: é tudo que uma cacheada precisa! 

Óleo de jojoba ajuda a dar brilho a cabelos opacos

Um cabelo brilhoso é exatamente o que qualquer mulher deseja, seja ele natural, colorido, relaxado ou alisado. Quando os fios estão opacos, alguns ingredientes ajudam muito na restauração e o óleo de jojoba é um deles. Isso acontece porque ele age diretamente no ressecamento dos fios, tanto resolvendo o problema, quanto impedindo que ele volte a acontecer. Além disso, ele reduz o frizz e fortalece os fios, combatendo a quebra e a queda. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram