Fique Diva - Como fazer morena iluminada sozinha? Dicas de tinta e como pintar o cabelo em casa

20/06/2022 / Publicado por Carolina Gandra

Como fazer morena iluminada sozinha? Dicas de tinta e como pintar o cabelo em casa

Quer virar morena iluminada em casa? Veja dicas de tinta e passo a passo de como apostar no visual sozinha! (Foto: Instagram @mirellabelle)

Quer virar morena iluminada em casa? Veja dicas de tinta e passo a passo de como apostar no visual sozinha! (Foto: Instagram @mirellabelle)

Quem tem cabelo escuro pode virar morena iluminada café  (Foto: Instagram @hairbykayhan)

Quem tem cabelo escuro pode virar morena iluminada café (Foto: Instagram @hairbykayhan)

É fácil virar morena iluminada caramelo em casa (Foto: Instagram @jesseniaspallet)

É fácil virar morena iluminada caramelo em casa (Foto: Instagram @jesseniaspallet)

Aposte nas caixinhas de tinta que tenham tons dourados para virar morena iluminada (Foto: Instagram @jesseniaspallet)

Aposte nas caixinhas de tinta que tenham tons dourados para virar morena iluminada (Foto: Instagram @jesseniaspallet)

O marrom dourado é uma nuance de morena iluminada que fica brilhosa no sol (Foto: Instagram @)

O marrom dourado é uma nuance de morena iluminada que fica brilhosa no sol (Foto: Instagram @)

O castanho claro dourado é uma das tintas para virar morena iluminada em casa (Foto: Instagram @mehmety1lmazz)

O castanho claro dourado é uma das tintas para virar morena iluminada em casa (Foto: Instagram @mehmety1lmazz)

Para virar morena iluminada, aposte em uma tinta que tenha reflexos luminosos (Foto: Instagram @hairbykayhan)

Para virar morena iluminada, aposte em uma tinta que tenha reflexos luminosos (Foto: Instagram @hairbykayhan)

Você sabia que é possível virar morena iluminada sozinha em casa? Para fazer parte da tendência, tudo o que você precisa fazer é escolher o tom e saber como pintar o cabelo! Esse visual é muito marcante por manter o fundo escuro enquanto ilumina os fios com reflexos luminosos, que podem ser dourados, acobreados ou amarronzados. Além de saber como pintar o cabelo sozinha, também vale a pena descobrir como fazer o retoque da cor para devolver brilho e reflexos ao look.

Para te ajudar, o Fique Diva vai te ensinar como fazer morena iluminada sozinha, desde a etapa de escolha de tons até a de preparação, aplicação e retoque da tinta. Confira!

Como clarear o cabelo: preciso descolorir os fios para virar morena iluminada sozinha?

Se você precisa ou não descolorir o cabelo para virar morena iluminada depende da cor natural dos seus fios, já que as tintas só têm o poder de clarear de dois a três tons. Se você tem um cabelo preto ou castanho escuro, é possível que você precise descolorir levemente o cabelo para alcançar os tons mais claros de morena iluminada.

Como a descoloração é um procedimento bem agressivo, é mais indicado que você faça com uma profissional, viu? Mas se o seu cabelo consegue atingir a tonalidade desejada só com tinta, dá para fazer o procedimento em casa com segurança!

Qual tinta usar para virar morena iluminada em casa?

Para virar morena iluminada, você precisa investir em uma tinta que mantenha o fundo escuro enquanto ilumina algumas mechas, efeito que pode ser ainda mais visível sob a luz do sol. Para isso, você pode investir em tintas que tenham "castanho iluminado" no nome ou que ofereçam esse efeito. Dá uma olhada nas nossas sugestões de tons e tintas para virar morena iluminada sozinha:

Morena iluminada café: esse é um dos tons mais fáceis de alcançar sem precisar descolorir os fios. O cabelo marrom café é perfeito para quem quer iluminar com suavidade o cabelo castanho médio e claro. Uma boa opção para investir nesse tom é a nuance Castanho Iluminado Café 6.41, de Cor&Ton, que combina reflexos acobreados e acinzentados para iluminar os fios com naturalidade!

Morena iluminada caramelo: quem deseja um visual mais quente e intenso do que o castanho café pode apostar no cabelo caramelo. Essa cor combina reflexos dourados e acajus para esquentar o look enquanto mantém o fundo escuro. A nossa sugestão é a tinta Castanho Iluminado Caramelo 6.35, de Cor&Ton, que hidrata os fios e prolonga a duração da cor!

Morena iluminada castanho claro dourado: essa é uma ótima escolha para quem deseja uma base mais escura e reflexos claros. O cabelo castanho claro combina o fundo amarronzado com os reflexos dourados, visual que pode ser alcançado com a nuance Castanho Claro Dourado 5.3, de Cor&Ton.

Morena iluminada marrom dourado: se você quer iluminar o cabelo e manter a cor na base do loiro médio, o cabelo marrom dourado é a cor certeira para você. A nuance Marrom Dourado 7.7, de Cor&Ton, tem reflexos amarronzados para esquentar o look e garantir uma iluminação natural dos cabelo castanho e loiro escuro.

Preparação para fazer morena iluminada sozinha

Antes de começar a pintar o cabelo de morena iluminada, há algumas coisas que você precisa saber para que o processo seja seguro e o resultado perfeito. Confira:

Prova de toque: a primeira é fazer a prova de toque pelo menos 48 horas antes da aplicação da tinta para descobrir se você é alérgica a algum componente do produto. Para fazer, pegue uma pequena quantidade da tinta com um cotonete e aplique atrás da orelha. Espere pelo tempo recomendado sem lavar ou tocar no local. Use apenas a coloração, tá, diva? Não precisa misturar com o oxidante! Se você notar coceira, vermelhidão ou inchaço, quer dizer que a sua pele é hipersensível ao produto e ele não deve ser usado.

Separe os acessórios: a segunda é logo antes de pintar as madeixas; reúna todos os utensílios que você vai precisar, como toalha, vasilha de plástico, pincel, pente de plástico e de dentes largos e relógio.

Teste de mecha: ele é importante para saber se o seu cabelo está resistente o suficiente para ser colorido e se o tom é o esperado. Para fazer, misture uma pequena quantidade da coloração com oxidante e aplique em uma mecha fina na parte de trás do cabelo. Aguarde por 40 minutos, lave a mecha, seque e veja o resultado. Se a mecha quebrar ou esquentar, o cabelo não pode ser tingido.

Aplique um creme hidratante ao redor do rosto: essa etapa é importante para proteger a sua pele e evitar manchas que demoram um pouco a sair. 

Dica: aplique as tintas de Cor&Ton em cabelos não lavados por no máximo três dias, secos e desembaraçados. Também proteja a sua roupa com uma toalha ou uma capa para evitar manchas. Tudo pronto? Então é hora de virar morena iluminada! 

Passo a passo de como pintar o cabelo de morena iluminada

Passo 1: Coloque as luvas e despeje toda a coloração e oxidante na vasilha de plástico. Mecha com o pincel até obter uma consistência homogênea;

Passo 2: Separe o cabelo em mechas pequenas;

Passo 3: Comece a aplicar a mistura na raiz e siga para o comprimento e pontas até que a mistura tenha sido aplicada em todo o cabelo;

Passo 4: Penteie o cabelo com o pente de dentes largos. Massageie o comprimento e a raiz para garantir que todo o cabelo seja pintado;

Passo 5: Deixe agir por 40 minutos. Respeite o tempo de ação da coloração, viu? É importante para conseguir uma cobertura suficiente sem sobrecarregar os fios. Se puder, deixe os cabelos soltos para não manchá-los;

Passo 6: Enxágue bem os cabelos para remover toda a mistura. Não é necessário usar shampoo. Aplique o sachê FixaCor em todo o cabelo, deixe agir por três minutos e enxágue.

Como fazer o retoque da cor de cabelo morena iluminada

Quando você notar o desbotamento do cabelo morena iluminada e o crescimento da raiz, é a hora de fazer o retoque da cor, diva. Para causar o mínimo de danos aos fios durante o procedimento, é importante saber como aplicar a coloração e por quanto tempo deixar o produto agindo no cabelo iluminado. Quer saber como? Então confira!

3 passos para fazer o retoque da cor do cabelo morena iluminada:

Passo 1: Misture o oxidante com a coloração em uma vasilha de plástico;

Passo 2: Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura na raiz natural do cabelo. Deixe agir por 30 minutos;

Passo 3: Aplique a coloração no resto do comprimento e pontas do cabelo. Aguarde por mais 10 minutos e enxágue. Prontinho!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram