Ah, o verão! Você esperou o ano todo para curtir a estação e, na primeira oportunidade, foi colocar a cara e o corpo no sol sem dó. Resultado: ficou toda queimada e não aguenta nem vestir uma roupa direito. Se a situação estiver muito crítica, é bom ir a um médico para verificar as queimaduras. Mas, se não está tão grave assim, alguns truques e receitas caseiras podem aliviar a vermelhidão. Confira as dicas!
Compressas de camomila tem efeito calmante na pele
O chá de camomila é famoso por seu efeito clareador no cabelo e relaxante no corpo. Por isso, aproveitar as compressas para aliviar as queimaduras de sol é uma ótima pedida. O processo é bem simples, é só fazer a bebida normalmente e colocar para gelar.
Quando ela estiver bem geladinha, faça compressas e deixe agir nas áreas mais críticas por 10 minutos. Além de dar um help na dor e na ardência, a camomila é muito indicada para acelerar a cicatrização.
A babosa também ajuda a minimizar as queimaduras
Quando a pele está muito queimada de sol, fica difícil tocar nela, não é mesmo? Além de doer, a pele está totalmente desprotegida e áspera, por falta de hidratação. É por isso que a babosa funciona muito bem nesses casos.
Como é rico em vitamina e anti-inflamatório, o gel extraído da folha forma uma camada protetora e alivia os incômodos das queimaduras. Tem mais: ele regenera e hidrata a pele, devolvendo a água que ela precisa para ficar mais macia.
Já pensou em usar batata crua na pele?
O ingrediente pode parecer inusitado, mas a batata é mara para cuidar das queimaduras solares. E pode usar o alimento cru mesmo, ok? Faz assim: corte rodelas de espessura mediana e coloque sobre as áreas mais afetadas. O alívio é instantâneo.
Se a pele estiver muito queimada em várias regiões, você pode fazer uma papinha com a batata cozida e aplicá-la como um hidratante. Passe delicadamente a mistura na pele, deixe agir por alguns minutinhos e enxágue com água gelada.
O truque do hidratante gelado também funciona
Quando a pele está muito queimada é sinal de que ela perdeu muita água com a exposição solar. Por isso, hidratar a pele é a prioridade depois da praia e de muitas horas com o corpitcho no sol.
Se você não tiver nenhum desses ingredientes por perto, colocar o hidratante na geladeira e aplicá-lo pós-sol funciona muito bem, pois refresca a pele. Mas vale lembrar que é o mais importante é se proteger para evitar riscos maiores. Protetor solar sempre, hein diva!