Pintar o cabelo e ficar feliz com a mudança de visual sempre faz bem para a autoestima, né? Mas de nada adianta passar por uma transformação sem se preocupar com os cuidados capilares depois. Depois de colorir ou descolorir os fios, alguns erros básicos podem comprometer a saúde das suas madeixas, além de influenciar no desbotamento da cor.
1 - Não comprar produtos específicos para cabelos pintados
O primeiro erro já começa daí! Pintou o cabelo de loiro, ruivo ou com uma cor escura? O primeiro passo é passar na farmácia ou perfumaria para comprar produtos específicos para fios coloridos. Esses cosméticos tem substâncias específicas para preservar a cor das madeixas, além de evitar reflexos indesejados.
Um exemplo clássico é o shampoo desamarelador para as loiras. Com a oxidação natural dos fios por causa dos agentes externos - vento, ar e umidade -, os fios muito claros começam a ficar com aquele amarelado terrível. O cosmético serve justamente para neutralizar os reflexos indesejados.
2 - Não proteger os cabelos do sol
Os cuidados com o cabelo não estão apenas na hora da lavagem. Depois da higienização dos fios, os finalizadores entram em ação com o objetivo de potencializar o efeito hidratante do condicionador e proteger as madeixas do sol, pois possuem filtro UV.
Leave-in, creme para pentear, óleo de argan e silicone são alguns dos finalizadores com filtro UV. Você pode escolher qual o melhor para o seu tipo de cabelo, já que a textura do produto influencia na estilização dos fios.
3 - Lavar o cabelo com água quente
Esse ato é proibido para as mulheres com todos os tipos de cabelo, independentemente se estão coloridos ou não. A alta temperatura faz com que a cor dos fios saiam mais rápido, além de causa ressecamento. As ruivas devem ter mais cuidado ainda. A coloração tem mais dificuldade de penetrar na fibra capilar e o vermelho desbota com muito mais facilidade que o loiro, por exemplo.
Nada de água quente! Sempre comece com a morna para retirar o excesso de oleosidade e sujeira do cabelo e termine o banho com a água fria, truque para ajudar a fechar a cutícula dos fios e deixá-los mais brilhosos.
4 - Não intercalar as lavagens
Nenhum cabelo é para ser lavado todos os dias, principalmente, os fios coloridos. Além de ressecar, esse gesto vai fazer com que a cor desbote muito mais rápido. Intercale as lavagens e, se a oleosidade estiver incomodando, teste um shampoo seco para disfarçar aquele aspecto sujo.
5 - Usar chapinha e secador com frequência
As mulheres devem evitar usar ferramentas de calor, principalmente, as loiras. A chapinha, por exemplo, se usada diariamente pode amarelar os fios claros. E nem adianta usar o shampoo matizador se o uso for frequente, porque a alta temperatura em contato direto com o cabelo realmente altera a cor dos fios.
Modere o uso de chapinha, secador e sempre aplique um protetor térmico no comprimento e nas pontas antes de secar os fios.