Toda mulher uma vez na vida aprende que cortar os cabelos em casa pode dar errado, mas uma mudança radical caseira também pode não acabar nada bem. Às vezes, uma tentativa de economizar dinheiro para não ter que ir ao salão pode terminar com um resultado distante do que você queria.Quando o assunto é coloração, principalmente, envolvendo os fios loiros, todo o cuidado é pouco! Querer transformar uma madeixa muito clara para o vermelho com tonalizante, por exemplo, pode resultar em manchas. A cabeleireira Andrea Gomes, do Espaço Andrea Gomes, no Rio de Janeiro, tirou todas as dúvidas sobre o assunto.
‘O cabelo pode ficar com tom rosado, como água de salsicha’
O cabelo loiro perde a melanina durante o processo de descoloração, deixando muito mais difícil a fixação do pigmento vermelho no fio. Por isso, quando você tenta tonalizar do loiro para o ruivo, o resultado pode decepcionar. “Quando se chega em um tom muito claro e a pessoa quer escurecer, ela deve fazer um processo de repigmentação e, normalmente, é feito com um profissional. A melhor forma de escurecer é sim, com o tonalizante, mas, no caso, não deve ser feito em casa, porque pode dar muito errado. O cabelo pode ficar com tom rosado, como água de salsicha”, afirmou Andrea.
Vá ao salão e peça ajuda antes de escurecer os seus fios
O processo de descoloração desgasta o fio, fazendo com que ele perca massa capilar. Antes de tentar colorir suas madeixas novamente é necessário tratá-las. “Descolorações, muitas vezes, não são feitas em um tom único e as pontas normalmente ficam mais ressecadas. E onde está mais ressecado, a tendência é não segurar o pigmento, então, o certo é passar por um processo de tratamento de cauterização, ou seja, dar força para esse fio antes de escurecer”, explicou a cabeleireira.
Tentei tonalizar sozinha e deu errado. O que fazer?
Como qualquer tentativa de coloração em casa, há o risco de dar errado. Essa, em especial, se você falhar, não tente consertar sozinha. “A melhor solução é procurar ajuda profissional’’, finalizou Andrea.