Três óleos vegetais tem dado o que falar no universo da beleza: óleo de coco, de rícino e de argan. Eles aparecem de cara nas pesquisas sobre hidratação e umectação e são indicados por todas as mulheres que já experimentaram no cabelo. Mas, por terem funções parecidas, muita gente ainda fica se perguntando: “mas qual é a diferença entre eles?”. Por isso, o Fique Diva listou os benefícios de cada um para você saber em qual investir. Confira!
Para hidratar e dar brilho: óleo de coco
O óleo de coco é a escolha certa para quem está sofrendo com ressecamento e porosidade, o que é bem comum entre as gatas de cabelos crespos e cacheados ou que fazem alisamentos, relaxamento e usam chapinha todos os dias. Durante a umectação, esse produto consegue agir profundamente no fio e também combater o frizz e as temidas pontas duplas, devolvendo o brilho, a sedosidade e a maciez para as madeixas.
Ele também é um antisséptico natural, ou seja: quando aplicado no couro cabeludo, o óleo de coco ajuda na luta contra a caspa, seborreia e as coceiras. Além disso, ajuda no fortalecimento da fibra capilar porque é rico nas vitaminas E, K e em ácidos graxos.
Óleo de rícino ajuda a fortalecer os fios
O óleo de rícino, por outro lado, faz com que os fios cresçam mais fortes e espessos, por isso é recomendado por quem quer dar uma ajudinha ao crescimento natural dos cabelos. Fazer umectação regularmente com ele é uma ótima tática, por exemplo, para as cacheadas que acabaram de passar pelo Big Chop e para quem tem problemas com a queda dos fios. Além disso, a vitamina E e os sais minerais do óleo combatem o ressecamento, a quebra, as pontas duplas, hidratam e nutrem as madeixas.
Óleo de argan é rico em vitaminas e tem alto poder de hidratação
O óleo de argan (em fórmula pura, sem silicone) é antioxidante, tem alto poder de hidratação, ajuda a reduzir o frizz, dar brilho às madeixas e melhorar o aspecto das pontas duplas. Um de seus maiores benefícios é a proteção térmica e contra raios UV. Ainda fecha as escamas do cabelo, formando uma película que segura a hidratação.