Se você tem vontade de lavar o cabelo logo assim que seus fios ficam oleosos, imagina aquelas que convivem com esse problema diariamente? No entanto, quem sofre com oleosidade excessiva não pode lavar as madeixas todos os dias, não! Ao contrário do que parece, isso causa um efeito rebote e o couro cabeludo produz ainda mais óleo. Veja como lidar melhor com a situação e manter os fios saudáveis.
Alternar as lavagens é a melhor pedida para cabelos oleosos
Essa rotina precisa ser levada a sério, pois ela ajuda e muito a controlar o excesso de oleosidade. Em primeiro lugar, lavar o cabelo em dias alternados é a frequência ideal para higienizar as madeixas, incluindo as mais oleosas. O shampoo antirresíduos também é uma boa pedida, mas só pode ser usado uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da sua necessidade.
Quanto ao condicionador, o produto é para ser usado apenas no comprimento e nas pontas. E nada de deixá-los nos fios após o tempo sugerido, é para enxaguá-lo bem, com água fria. Caso contrário, seu fio fica mais pesado e gorduroso.
O shampoo seco e o talco ajudam a disfarçar a oleosidade excessiva
Por mais que a vontade de enfiar a cabeça no chuveiro ou mesmo no tanque seja maior, dá para amenizar o aspecto oleoso com algumas ferramentas mais práticas. Uma delas é o shampoo seco, que tem a textura ideal para remover a oleosidade visível dos fios. Bastam algumas borrifadas na raiz, com uma distância de 15 cm, e depois aguardar absorver para sacudi-lo com as mãos.
Se você não tem um shampoo seco por perto, você pode usar um talco, sabia? Sim, o produto usado em bebês é uma alternativa baratinha que ajuda a amenizar o problema. É só salpicar um pouco nos cabelos e espalhar o talco com a ponta dos dedos. Depois, penteie os fios para retirar o excesso e pronto!
Invista em penteados presos nos dias em que não for lavar o cabelo
Se os produtos não derem jeito e você está a fim de uma solução imediata para a sua oleosidade, prenda os cabelos. Não faltam opções de estilos para você usar e abusar no dia a dia - além de variar o look, você ainda disfarça aqueles dias em que o seu cabelo não acordou legal, o famoso bad hair day.
Um rabo de cavalo alto e bem preso é um jeito de bem simples de disfarçar a oleosidade e é muito fácil de fazer. Quer uma opção ainda mais charmosa? Vá de trança! O modelo é versátil e pode ser feito de várias maneiras, da tradicional à espinha de peixe. O clássico coque também é uma ótima pedida, mas, se não quiser prender os cabelos totalmente, então aposte no half bun.