Quem não quer um cabelo cheio de balanço e movimento? Para conseguir esse efeito, o corte desfiado pode ser a escolha perfeita. Com a tesoura ou a navalha, a técnica serve para todos os tipos de fio, dos lisos aos cacheados. Mas, se sua madeixa for volumosa e a sua intenção é manter ou mesmo diminuir o volume, o corte não é a opção mais indicada. Saiba mais no Fique Diva e veja como cortar do melhor jeito.
O corte desfiado deixa as pontas minguadas e dá volume na raiz
Para mudar o visual, é comum as mulheres fugirem do corte reto e optarem pelo desfiado. Porém, para quem já tem os cabelos volumosos, esse pode ser um caminho perigoso. Isso porque o corte desconectado deixa o cabelo mais minguado, mas só nas pontas. A raiz, dependendo da estrutura do seu fio, pode ficar armada, e o resultado não ficar legal.
Para as cacheadas e crespas que não querem perder o seu volume natural, o corte não é o mais indicado. Além de tirar parte do volume, o desfiado pode deixar os fios com aparência ressecada. É melhor investir em outros modelos.
As camadas podem reduzir ou dar volume, dependendo da técnica
A melhor pedida para quem tem cabelos volumosos é apostar no corte em camadas. Ele dá um efeito poderoso tanto para quem tem fios mais curtinhos quanto para os médios e longos. Não à toa, o long bob e bob hair são os cortes mais pedidos pelas mulheres.
Mas é preciso ficar atenta porque o estilo pode aumentar ou reduzir o volume, tudo vai depender do método que o seu cabeleireiro vai usar. Se a sua ideia é deixar seus fios volumosos ainda mais impactantes, faça camadas mais uniformes, sem repicar tanto. Já se a pedida é reduzir o volume, vá de camadas mais espaçadas e na altura do ombro.
Cabelos cacheados e crespos devem ser cortados a seco
Diferente dos fios lisos e retos, os cabelos encaracolados contam o fator encolhimento. Nesse caso, cortar os fios molhados pode resultar em um estilo diferente do que foi imaginado, além de interferir no volume das madeixas.
A principal dica é o corte a seco, no qual o profissional vai conseguir ter a visão exata do comprimento do seu cabelo. Tem mais: para as cacheadas e crespas que ficam incomodadas com o volume, esse tipo de corte ajuda a controlar melhor os fios, deixando-os mais leves e com movimento.
Cortei o cabelo desfiado e me arrependi. O que eu faço?
Quem nunca? Toda mulher já passou pelo drama do corte que não ficou legal. Calma, que tem jeito. Se os seus cabelos volumosos ficaram ainda mais cheios com o novo estilo e você não gostou, não corte de novo e resista à tentação de alisar. Isso porque quando a raiz crescer, o volume pode ficar ainda mais evidente.
Enquanto você espera seus cabelos crescerem novamente - aguenta firme, diva! -, escolha bons finalizadores e aposte nas técnicas de texturização para definir melhor as madeixas. Se preferir, use a chapinha para controlar o volume. Só não esqueça de proteger os fios com produtos termoativados antes de passar a ferramenta de calor, ok?