Comer um doce depois do almoço ou do jantar é uma das melhores coisas da vida. Mas, se você começar a comer sempre, seu organismo vai se viciar com aquela dose diária de açúcar e, todo dia, você sentirá uma vontade muito grande de ingerir o docinho. E quando você quer controlar esse desejo, o que deve ser feito? Com um pouco de boa vontade e autocontrole você consegue passar longe dos doces. O Fique Diva separou cinco atitudes que vão diminuir o seu vício em doce!
1- Vá diminuindo o consumo de doces aos poucos
Não adianta querer cortar o doce de uma vez da sua rotina. Para você conseguir obter sucesso nessa missão, é necessário que vá diminuindo o consumo de açúcar gradativamente, ou seja, controle o número de dias que você come durante a semana. Por exemplo: comece comendo apenas por quatro dias, depois vá para dois, até chegar em apenas um dia ingerindo açúcar.
2- Prefira consumir doces logo após as refeições
Se você comer doce quando estiver com o estômago vazio, a chance de exagerar na quantidade de açúcar é bem maior. Quando terminar sua refeição, comer um docinho está liberado, afinal, você já estará com a sua fome saciada e seu organismo ficará satisfeito rapidamente com uma pouca quantidade de açúcar.
3- Frutas prolongam a sensação de saciedade
Sempre que puder, troque o doce pela sua fruta preferida. Como todo mundo sabe, as frutas possuem seu açúcar próprio, a frutose. Enquanto os doces comuns dão uma rápida sensação de saciedade, as frutas conseguem prolongar essa sensação, pois a frutose demora mais para ser absorvida pelo o organismo.
4- Evite fazer contato visual com doces
O que os olhos não veem, o coração não sente. Esse ditado é uma grande verdade! Quando você não olha um doce, não vai sentir vontade de comê-lo. Então, evite comprar docinhos para a sua casa ou frequentar lugares que sabe que irá dar de cara com guloseimas que irão te deixar com água na boca. Foco, diva!
5- Fazer atividade física ajuda a controlar a vontade de comer guloseimas
Sim, os exercícios físicos vão ajudar você a lidar com a vontade de comer doce. Além de fazer muito bem para a saúde, a atividade física libera um hormônio responsável pelo bem-estar do seu organismo, o mesmo que seria liberado se você comesse um pedaço de chocolate, por exemplo.