A meditação faz bem para o corpo e para a mente, pois dá uma sensação de paz e relaxamento que é difícil de alcançar no dia a dia. Por isso, muita gente tem dúvidas sobre a prática, se ela é realmente eficaz e qual é o melhor jeito de fazê-la em meio a uma rotina tão agitada. Se você está a fim de meditar, mas não sabe como começar, o Fique Diva separou algumas dicas para te deixar bem zen.
É comum não conseguir se concentrar de primeira
Muita gente desiste da meditação antes mesmo de tentar. Isso porque se tem a falsa ideia de que basta sentar com as pernas cruzadas e colocar os dedos para cima que tudo irá fluir naturalmente. Não é assim, não!
A meditação, como qualquer exercício, requer prática e você só vai conseguir atingir um estado de relaxamento total se tentar aos poucos. Comece com alguns minutos e vá aumentando o tempo conforme a sua necessidade e vontade. Além de aliviar o estresse, a meditação diária é ótima para te deixar mais produtiva no trabalho e ainda diminuir a insônia e a depressão. Bora tentar?
Os aplicativos e vídeos na internet podem te ajudar com a meditação
Se você está interessada na prática, mas não faz ideia do que fazer, fica tranquila. Na internet, existem diversos vídeos para quem quer iniciar a meditação. Como uma espécie de guia, dá para relaxar apenas ouvindo as orientações da tela, geralmente embalada por uma música bem relaxante.
Outra dica legal são os aplicativos disponíveis voltados para quem quer meditar. Alguns deles são pagos, cheios de funcionalidade e com meditações específicas, mas existem muitas opções boas e gratuitas por aí. Pesquise bem e aproveite!
Escolha uma roupa confortável e um lugar tranquilo para meditar
Quando se está em um estágio avançado de meditação, pode cair o mundo que a pessoa se mantém firme, forte e concentrada. Mas, para quem está começando, qualquer barulho pode atrapalhar. Por isso, escolha um local tranquilo e silencioso para meditar, onde você sabe que não será interrompida.
Além disso, troque de roupa se a sua estiver muito justa ou desconfortável. Aposte em peças mais larguinhas, que não apertem e não façam você perder a concentração. Se for meditar antes de dormir, tome um banho relaxante e coloque seu pijama favorito. E prepare-se para dormir como um bebê!
Fique atenta a sua respiração na hora da meditação
Já percebeu que quanto mais agitada, mais ofegante fica a sua respiração? Pois é, seu organismo está com a adrenalina lá em cima, dificultando a concentração e atrapalhando até mesmo sua capacidade de decidir as coisas. Nesse caso, a meditação é o perfeito ponto de equilíbrio.
Aproveite o momento para respirar bem fundo e soltar o ar lentamente. Esse ritmo te ajuda a desacelerar e a ficar mais focada na sua meditação. Aliás, essa é uma ótima dica para quem “se perde” nos pensamentos na hora de meditar: concentre-se na respiração.
Você vai encontrar o seu melhor jeito de meditar
O melhor jeito de meditar é aquele que for mais confortável e funcional para você, considerando o seu estilo de vida. Tem quem prefira meditar logo quando acorda, outras preferem antes de dormir; tem quem goste de silêncio total, enquanto algumas não abrem mão de música para entrar no clima; há aquelas que preferem ficar sentadas e outras, deitadas. O mais importante é começar!