Fique Diva - Relaxamento capilar: de quais suplementos o cabelo precisa depois do procedimento?

21/01/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Relaxamento capilar: de quais suplementos o cabelo precisa depois do procedimento?

O relaxamento capilar deixa os cachos mais soltos e definidos, mas também faz com que os fios necessitem de cuidados especiais. Saiba quais suplementos utilizar no cabelo. (Foto: Instagram @dopecurlzz)

O relaxamento capilar deixa os cachos mais soltos e definidos, mas também faz com que os fios necessitem de cuidados especiais. Saiba quais suplementos utilizar no cabelo. (Foto: Instagram @dopecurlzz)

Fios com relaxamento capilar caseiro e também profissional precisam de reposição de nutrientes. (Foto: Instagram @istina.manners)

Fios com relaxamento capilar caseiro e também profissional precisam de reposição de nutrientes. (Foto: Instagram @istina.manners)

Vitaminas, whey protein vegetal e cafeína são exemplos de suplementos que você pode encontrar em produdos de tratamento para cuidar de fios com relaxamento capilar. (Foto: Instagram @shyinstar)

Vitaminas, whey protein vegetal e cafeína são exemplos de suplementos que você pode encontrar em produdos de tratamento para cuidar de fios com relaxamento capilar. (Foto: Instagram @shyinstar)

O relaxamento capilar é um procedimento ainda muito utilizado por mulheres de cabelos cacheados e crespos para reduzir o volume e dar mais definição aos fios. Os cachos mais soltinhos podem ser muito bonitos, mas isso vem com um custo: a integridade da fibra capilar. Isso vale tanto para o procedimento feito em salões, como também para o relaxamento capilar caseiro, comprado em farmácias. E será que você sabe do que o seu cabelo precisa após a transformação?

Substâncias químicas utilizadas nos relaxantes, como o tioglicolato e a guanidina, alteram a estrutura natural dos fios e removem proteínas e outros nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, podendo causar de ressecamento a quebra. Por isso, os cuidados pós aplicação do relaxamento capilar são tão importantes e, hoje, o Fique Diva vai te contar quais suplementos utilizar nas madeixas para recuperá-las depois de relaxar os fios.

Suplementos ricos em vitaminas repõe a água dos fios após o relaxamento capilar

A hidratação é um cuidado essencial após o relaxamento, porque esse tratamento repõe água e devolve a maciez aos fios. As divas que estão acostumadas a fazer o relaxamento capilar caseiro provavelmente têm uma máscara em casa para os dias de transformação. Mas escolher o produto com ativos certos é fundamental para a eficácia do tratamento, viu? 

Como os relaxantes são produtos muito potentes, é importante investir em uma hidratação igualmente potente, que seja enriquecida com vitaminas e proteínas para prevenir o ressecamento que pode ser causado pelo relaxamento capilar. A vitamina A, por exemplo, auxilia na hidratação porque estimula a produção de sebo no couro cabeludo. Já outras vitaminas, como a vitaminas do complexo B, oferecem uma série de benefícios que vão desde o fortalecimento das madeixas até auxílio no crescimento dos fios.

Suplemento capilar restaurador para devolver a elasticidade dos fios com relaxamento

Depois de passar pelo relaxamento capilar caseiro ou até mesmo no salão, os cabelos podem sofrer com a perda da elasticidade natural, que deixa os fios rígidos. Isso é um sinal de perda de massa resultante do acúmulo de químicas no cabelo. Para resolver ou prevenir esse problema, o segundo suplemento capilar que deve entrar na sua rotina de cuidados é um suplemento restaurador.

Ativos como o whey protein vegetal são proteínas que podem ser encontradas nesse tipo de produto e que atua repondo a massa capilar para restaurar os cabelos danificados. A banana, rica em potássio, é mais um ativo que auxilia no tratamento de madeixas com danos profundos.

Se em vez perder a elasticidade, o seu cabelo ficar super elástico após o relaxamento capilar, com o famoso efeito chiclete, o tratamento com um suplemento rico em proteínas vegetais também é indicado para a reestruturação dos fios.

Para fortalecer os fios depois do relaxamento capilar caseiro, aposte em suplementos que estimulem o crescimento saudável

Toda diva quer um cabelo forte e saudável, mas depois de várias aplicações de relaxamento capilar sem os cuidados adequados, os cabelos podem ficar fracos e quebrar, o que prejudica não só a aparência mas também o crescimento das madeixas. Nesses casos, o cabelo precisa de suplementos que fortaleçam os fios e combatam a quebra.

A cafeína e o gengibre são exemplos de ativos conhecidos pelo seu poder energizante e fortificante, respectivamente, que fortalecem os cabelos, auxiliam no crescimento saudável e previnem a quebra.

Não ignore a nutrição: cabelos cacheados e crespos relaxados também precisam repor óleos 

A nutrição é uma etapa do cronograma capilar queridinha das cacheadas e crespas naturais, mas também é muito importante para quem tem cabelos relaxados. Como esse tipo de cabelo é naturalmente seco e o relaxamento capilar também remove lipídios dos fios, é essencial fazer uma boa nutrição para repor esses nutrientes para evitar o ressecamento, a opacidade e pontas duplas.

Nessa etapa, opte por cremes de tratamentos enriquecidos com óleos vegetais com alto poder umectante, como óleo de coco, e outros nutrientes ricos em lipídios, como o abacate. E não precisa ter medo: os cabelos cacheados e crespos, mesmo relaxados, precisam de muitos óleos e não vão ficar pesados com a nutrição, que pode ser feita de uma a duas vezes na semana.

Dica de diva: linha Suplemento Capilar de Niely Gold auxilia no tratamento dos cabelos pós relaxamento capilar

Anotou todos os nutrientes que nós indicamos? Você pode encontrá-los na linha Suplemento Capilar de Niely Gold! O tratamento Pró-Hidratação é enriquecido com bomba de vitaminas e goji berry, uma fruta rica em proteínas que hidratam e devolvem brilho e maciez para as madeixas. Já no tratamento Pró-Restauração é onde você vai encontrar a combinação de whey protein vegetal e banana, dois suplementos que atuam na restauração da fibra capilar. Por fim, no tratamento Pró-Fortalecimento estão a cafeína e o gengibre para fortalecer as madeixas danificadas pelo relaxamento capilar caseiro e promover o crescimento saudável.

Mas lembre-se que, além dos suplementos certos, para ter manter o cabelo quimicamente tratado saudável você também precisa respeitar o tempo mínimo de um mês para retoque e aplicar o produto apenas na raiz crescida. Também evite misturar químicas diferentes e utilizar ferramentas de calor logo após o relaxamento capilar.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram